terça-feira, 14 de setembro de 2010

É dado o primeiro passo

Luis Guilherme Domeniche

Lyon espanta os maus resultados do francês e vence seu primeiro desafio na UCL




E começa mais uma Liga dos Campeões da Europa, a competição que nomeia o melhor do continente, um dos títulos mais desejados pelos times europeus, e que a França só foi conquistado uma única vez, pelo Olympique de Marseille.

O Lyon, porém, nos últimos anos despontou como um dos melhores times franceses, e tem a UCL como seu grande objetivo a ser conquistado. Depois do ano passado, quando chegaram pela primeira vez as semi-finais, indo contra todas as previsões, parece que finalmente Juninho ficou para trás, e o Lyon começa a andar renovado e com identidade própria.

E hoje, no Gerland, o Olympique Lyonnais começou dando seu primeiro passo para a conquista da Liga dos Campeões, o primeiro passo para tentar superar a campanha do ano passado. Além disso, tanto Lyon, quanto o Schalke estão péssimos em seus respectivos campeonatos nacionais, era uma chance para fazer as pazes com a vitória.

O estádio estava abarrotado de torcedores do Lyon, os "Bad Gones", cantavam, estendiam faixas e chacoalhavam bandeiras, era um verdadeiro caldeirão, disposto a "cozinhar" o Schalke 04, para começar a temporada europeia com o pé direito, e em casa!

Os times entraram em campo. Pelo Schalke, brilhava o veterano Raúl que esbanjava certa tranquilidade. No Lyon, quase todos os mesmo rostos da heróica temporada passada estavam lá, o grande desfalque era o capitão Cris, e o lateral esquerdo Cissokho. As novidades eram as contratações desse ano: Pape Diakhaté, Jimmy Briand e Yoann Gourcuff. Todos começando no time titular. Kolodziejczak supria a lateral esquerda, e Lovren preenchia a zaga.

Começa o jogo. Inicialmente muito pegado. Algumas vezes até violento em demasia, mas muito equilibrado. A bola rolava muito no meio de campo, mas nada de muito concreto, até os 11', quando Kolodziejczak, visivelmente nervoso, erra feio e entrega a bola de presente para o adversário Jones 04 chegar livre pelo lado esquerdo e despejar um chute venenoso, que foi milagrosamente espalmado por Hugo Lloris, salvando o time mais uma vez, e jogando a bola para escanteio. Na cobrança, o mesmo Jones cabeceia bem e novamente quase marca, mas desta vez foi para fora.

O jogo seguia bem equilibrado, com boas chances para ambos os lados, até que novamente aos 15', Kolodziejczak erra novamente. Farfán chega bem e chuta rasteiro para o gol, forçando Lloris se esticar de maneira incrível para evitar mais uma vez o que seria um gol na certa. A resposta veio rápido. Aos 20’, em jogada de contra ataque Michel Bastos demonstrou toda sua raça. O brasileiro antecipou o goleiro Neuer, e na hora de completar uma jogada confusa, os se chocou com o zagueiro Howedes, mas a bola acabara dentro do gol (há quem diga que o gol foi contra, mas a UEFA anotou para o Michel Bastos). Um gol confuso, mas com pitacos de golaço, e o placar se abre no Gerland, 1 a 0 para o Lyon.



Moritz aos 23', tenta dar fôlego a equipe alemã em boa jogada individual, mas acaba barrado pela dupla Pape Diakhaté e o criticado Lovren, que fez uma bela partida. O Schalke 04 continuaria lutando por mais cinco minutos, mas aos 28', suas esperanças vão embora, Briand recebe de Gourcuff e fica em ótima posição para marcar, mas Howedes, de novo ele, entra violentamente no atacante. Resultado? Uma justa expulsão. A partir desse momento, até o final do primeiro tempo, o jogo ainda continuava relativamente equilibrado, mas o Lyon já dava pequenos sinais de domínio.

Começa o segundo tempo, e esses 45 minutos finais foram definitivamente os momentos mais notáveis para o Lyon, que voltou forte e confiante. Já o Schalke 04 voltou fraco, acanhado, e claro, com um a menos em campo.

Aproveitando da situação, o OL só não ampliou o placar devido a uma mistura de raça da defesa adversária, principalmente o goleiro Neuer, e muito azar do ataque francês, que pecava nas finalizações. Um exemplo foi aos 61’, quando Lisandro recebeu passe de Gourcuff, driblou a defesa e levou perigo ao Schalke. Foi parado pela zaga alemã. Depois aos 65’, novamente Lisandro errou por pouco. E aos 68’, o lance mais polêmico do jogo. O argentino recebeu uma ótima bola, ficou cara-a-cara com Neuer, e quando se preparava pra arrematar, o auxiliar marcou impedimento de forma errada. Licha não estava nem um pouco impedido. Três jogadores alemães davam condições ao atacante do Lyon, que apenas lamentou o equívoco da arbitragem

O jogo prosseguiu com o OL pressionando. Parecia mais um treino, do que uma partida de nível internacional. Prova disso, foi aos 70’, quando Gourcuff cobrou falta no travessão, e aos 77’, Pjanic também em cobrança de tiro livre, fez a bola desviar em Toulalan e quase entrar, se não fosse o arqueiro do S04. Em seguida, na cobrança de scanteio, o mesmo Toulalan não soube aproveitar a oportunidade que teve de ampliar o marcador.

Antes do apito final, Kolodziejczak teve boa chance para se livrar da partida ruim que realizou, mas assim como os atacantes, o lateral também desperdiçou. Mas para a alegria do Stade de Gerland, mesmo com um placar curto, o Lyon conseguiu levar o mais importante: A vitória. O saldo de gols, nesse caso, ficou em segundo plano.

No mais, temos que enfatizar as confusas escolhas de Puel, ao colocar o jovem Pied no lugar de Michel Bastos que fazia boa partida. Não era o dia, a hora e nem a competição para fazer testes. De negativo, fica marcado a atuação de Kolodziejczak. Jogou mal, inseguro e ainda não está pronto para a UCL. De positivo, alguns jogadores brilharam tanto individualmente quanto coletivamente: A dupla Diakhaté e Lovren. Lisandro, Bastos, Lloris e Toulalan, esse último parece que reencontrou o seu futebol na sua posição de origem.

Próximo adversário: 6ª Rodada da Ligue1. O adversário é o Bordeaux, fora de casa. Dia 19/09 – Domingo, às 16h de Brasília.

FOTOS: olweb.fr


COMPACTO DE LYON 1-0 SCHALKE04

2 comentários: