quinta-feira, 28 de outubro de 2010

E deu PSG no clássico das oitavas

Pedro Spiacci

Com o time misto, o OL até faz bonito no primeiro tempo, mas sucumbe na prorrogação diante dos parisienses




O Lyon não vive grande momento na Ligue 1, ocupando apenas a 14ª colocação. O jogo frente ao tradicional PSG, no Gerland pela Copa da Liga poderia ser o primeiro para uma eventual virada já nessa primeira metade da temporada. Porém, os parisienses também almejavam a vitória, e foi assim que ocorreu.

Puel armou o Lyon no seu tradicional 4-2-3-1, mas que hoje variava para o 4-1-4-1, com Gonalons ficando mais atento a marcação. Do outro lado, o esquema da moda também era utilizado. Sessègnon, externo-direito no 4-2-3-1 parisiense, era o homem que mais causa problemas a defesa do OL.

O dominio era dos donos da casa e a primeira grande chance surgiu com Gonalons, que apareceu na entrada da área e chutou ao lado direito da baliza. Eis que surge um dos personagens da partida, Gomis. O centroavante grandalhão passou a perder boas chances criadas pelos meias dos Gones. Pied, Pjanic e Briand, se comportavam bem em campo.

O gol do Lyon surgiu apenas aos 38 minutos, quando Briand teve espaço na entrada da área e arrematou forte. Coupet nada pôde fazer, pois a bola desviou em Camara e matou qualquer chance de defesa do arqueiro parisiense. Os Gones poderiam ter ido ao intervalo com uma vantagem maior, mas Gomis falhou após erro de Coupet na saída de bola.

A segunda etapa veio e o jogo caiu muito de ritmo. Os times demoraram muito a se acertar. Mas quem cresceu foi o PSG, ao adiantar o time ensaiou uma pressão contra a defensiva do Lyon. Porém, os defensores do time da casa cumpriam bem o seu papel, o que dava ao OL a possibilidade de bons contra-ataques, que assutavam o goleiro Coupet.

Com a vitória parcial, Puel foi colocando os titulares aos poucos para garantir a classificação à próxima fase. Michel Bastos substituiu Briand, muito bem na partida.

Antes da entrada de Gourcuff, a arbitragem tratou de colocar mais fogo na reta final do jogo. Primeiro não marcou um pênalti para o PSG, em uma jogada em que o defensor lionês cortou a bola com a mão. Depois, Hoarau finalizou um lance chutando à trave, enquanto Pied estava no chão, após divida com o adversário. Os Gones esperavam que a redonda fosse colocada para fora do campo, o que não ocorreu. Após muito empurra-empurra, Bastos e Jallet receberam o amarelo.

A principal contratação dos Gones na temporada, Gourcuff veio a campo aos 84 no lugar de Grénier. Dois minutos depois de sua entrada, um ex-jogador do Lyon, Bodmer, matou no peito e arrematou de perna direita. Portanto jogo empatado em 1x1, e partida indo à prorrogação.

Nos 30 mintuos finais, o jogo iniciou muito aberto. Para tentar a vitória, Puel lançou sua principal estrela – Lisandro López. O camisa nove teve poucas chances de finalizar, o meio do Lyon não conseguia criar, o cansaço passou a pesar.

Gassama fez falta na entrada da área. O brasileiro Ceará se posicionou para a cobrança. A execução beirou a perfeição e acertou a trave. Mas no rebote, após muita confusão dentro da área, Giuly livre marcou. O Lyon teria todo o segundo tempo da prorrogação para virar a partida, mas o cansaço pesou e as chances criadas não foram as mais claras. E o jogo realmente acabou em derrota dos Gones, por 2x1.

O Lyon agora se concentra apenas na Ligue 1 e Liga dos Campeões. Na competição nacional o time vai mal, como já dissemos e precisa rapidamente de marcar pontos. Já no torneio continental, o OL vai muito bem e venceu as três partidas que disputou.




Próxima partida: Dia 30/10/10 – Sábado, às 15h de Brasília. O adversário é o Sochaux. Jogo válido pela 11ª rodada da Ligue1 e o ultimato de Claude Puel.


FOTOS: olweb.fr



COMPACTO DE LYON 1-2 PARIS SAINT-GERMAIN

Nenhum comentário:

Postar um comentário