sábado, 2 de outubro de 2010

Briand se destaca e salva Lyon de vexame

Filipe Frossard Papini

Finalmente brilha a estrela do ex-Rennais. O atacante marca duas vezes, dá uma assistência e evita uma reação surpreendente do Nancy.




Respirando um ar mais tranquilo, o Lyon visitou o Nancy, no Stade Marcel-Picot. A partida válida pela 8ª rodada da Ligue1, ainda sim era complicada para o time de Puel, que ocupava a 18ª colocação antes da bola rolar. O Nancy, por sua vez, também se encontrava em situação difícil, era o 15º.

Com o retorno de Cris, Makoun e Lisandro, apenas o argentino começou a partida jogando. A outra surpresa ficou por conta de Pied, que substituiu Michel Bastos, que teve uma ligeira lesão contra o Hapoel, no meio da semana. Veja o time inicial:




O Nancy, por sua vez, contava com a habilidade de Marama Vahirua, Brison e Féret. Todos eles servindo o atacante Hadji, responsável por tentar ultrapassar a defesa lionesa. Veja o time de Pablo Correa:




Com a bola rolando, no primeiros 10’, dois jogadores sentiram fortes lesões. Primeiro foi Toulalan, que sofreu uma pancada muito forte e necessitou de tratamento na beira do gramado. Não precisou ser substituído. Depois, foi Marama Vahirua, o principal jogador do Nancy. Ele sofreu uma espécie de lesão muscular e não conseguiu prosseguir no gramado. Foi trocado por Bakar.

Com essa mudança, o Nancy perdia sua referência habilidosa no meio-campo e consequentemente força na chegada ao ataque. O Lyon aos poucos conseguia dominar o setor e chegar mais ao ataque, mesmo com certa dificuldade para penetrar com a bola aos pés.

A defesa dos donos da casa era arrumada, portentosa, porém lenta. Com o time jogando recuado, os zagueiros se comportavam de forma brilhante. Marcação impecável. Mas quando eram pegos na velocidade e toques rápidos, eram falhos. E foi dessa forma que o placar foi aberto.

Aos 37’, uma jogada que começou desde a defesa e passou pelo pé de apenas quatro jogadores do OL. Tudo muito rápido, bem trabalhado e um entrosamento quase perfeito. Começou com Lloris, que tocou para Cissokho. O lateral tentou um passe ao Gourcuff, que por sua vez fez um corta luz, deixando pra Briand. O ponta-direita tabelou com Gorcuff, recebeu na área novamente e achou Lisandro entrando, como um exímio matador. Um belo gol feito pela coletividade do time de Puel.

Ao terminar o primeiro tempo, era visível que o Lyon dominava. Fechou a primeira parte com 63% de posse de bola, mas como já foi dito, a única dificuldade era penetrar na defesa. Já o Nancy, pouco assustou. Entrou cerca de três vezes dentro da área de Lloris e não incomodou o arqueiro em nenhuma delas. Hadji estava isolado e o meio-campo era nulo. Vahirua realmente fazia falta.

O segundo tempo começou com outra postura. O Lyon só precisava manter o resultado e tocava a bola com mais paciência. Entretanto, o time de Pablo Correa precisava do resultado e queria correr para revertê-lo.

Nos primeiros minutos da segunda etapa, Hadji faz boa jogada, mas Féret desperdiça, com Lloris já batido no lance. Era a primeira boa oportunidade dos donos da casa.

Para aliviar o placar, o OL, em oportunidade de bola parada, fez o segundo. Aos 55’, Gourcuff cobra falta na intermediária. Piéd domina na ponta direita e cruza para área. Quem recebe a bola, livre de marcação é Briand. Ele só teve o trabalho de empurrar de cabeça. Lyon 2 a 0.

A resposta foi praticamente imediata, e também de bola parada. Um minuto após o segundo tento do OL, Gavanon cruzou certeiro para o brasileiro André Luiz, ex-Atlético-MG. Ele subiu mais alto que os zagueiros do Lyon e tirou Lloris do lance.

A partir daí, o jogo ficou mais emocionante. O Nancy buscava o empate a qualquer custo. E no 15 primeiros minutos do segundo tempo, conseguiu chegar diversas vezes a mais do que não tinha feito no primeiro tempo. Era um time mais aguerrido e disposto. O Lyon assustado só conseguia se defender.

Não demorou a surgir o empate. E novamente de bola parada. Aos 70’, Gavanon cruzou para a área, Lloris saiu de forma bisonha do gol e perdeu na dividida para Bakar. A bola sobrou para Féret que só empurrou. Era o empate do Nancy, para desespero de Puel.

Demonstrando maturidade, o técnico do OL, apesar da agonia, não mexeu, manteve a postura e confiou no time. E deu certo, pois novamente o Lyon ficaria na frente do placar, e isso após 5’ do gol de empate. O gol foi marcado por outro erro e bastante parecido com o de Lloris. Bracigliano, goleiro do Nancy saiu errado após cruzamento de Cissokho, e a pelota ficou aos pés de Briand. O ex-Rennes também só teve o trabalho de chutar no gol livre. Era o segundo dele na partida e o terceiro do OL.

A reação dos visitantes foi um banho de água fria para o Nancy. Já não tinham mais a mesma postura de outrora e parecia novamente o time do primeiro tempo. Pablo Correa tirou o cansado Gavanon e colocou Chahechouhe, na tentativa de dar um gás ao time. Pelo lado do OL, quem abandonou o relvado foi Gourcuff – que se esforçou o jogo inteiro, mas ainda não marcou pelo Lyon -, e entrou Pjanic, que vem sendo um talismã no time de Claude Puel.

No fim da partida o Nancy ainda teve boas oportunidades. Lloris salvou, Diakhaté também e o técnico liones na beira do gramado mais desesperado que qualquer pessoa ali no Marcel-Picot. Felizmente pra ele, o OL saiu com a vitória.

Lyon demonstrou um maior amadurecimento e capacidade de reação. O primeiro gol foi marcado por uma boa troca de passe, provando que os jogadores estão entrosados. Agora o time vai ter uma semana de folga e tempo disponível para concertar os erros apresentados hoje. Algumas falhas individuais e principalmente a chegada ao ataque, que vem sendo cada vez mais escassa.

Próximo adversário: Lyon x Lille. Dia 17/10/10. Domingo, às 16h. 9ª rodada da Ligue1.

FOTOS: Aujourdhui-En-France / L'Equipe / olweb.fr


GOLS DE NANCY 2-3 LYON

Nenhum comentário:

Postar um comentário