domingo, 31 de outubro de 2010

Foi por pouco, hein Puel?

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Sochaux quase surpreende na casa do Lyon, mas destaque do europeu sub-19 aliviou a barra do professeur




Após ser desclassificado pelo PSG na Copa da Liga Francesa e sofrer com uma das semanas mais conturbadas dos últimos anos, o Lyon entra em campo e recebe em casa o Sochaux pela 11ª rodada da Ligue1. O time Montbéliard entrou na rodada com 13 pontos e em 11ª colocação, disputando posição diretamente com o próprio OL, que entrou em 14º, com 12 pontos. Dependendo do resultado, o destino de Claude Puel poderia ser traçado hoje.

Falando em Puel, com vários desfalques no time (Toulalan, Makoun, Cissokho, Kolo, Delgado e Ederson) ele teve que armar o time de forma diferente e usar até de improvisações, assim como foi no último jogo. Lisandro também se machucou e foi cortado de última hora. Belfodil foi relacionado em seu lugar (mas não de titular, que fique bem claro). Källström fez novamente a lateral-esquerda e Grénier começou entre os onze iniciais. Veja a formação:




O time sochalien, assim como grande parte dos outros franceses, já não possuem aquele medo exagerado do Lyon e mesmo jogando fora de casa, armam uma postura bem ofensiva. Gillot queria aproveitar a agilidade de Tulasne e Boudebouz para servir Brown, plantando do ataque. Veja o time inicial:




A partida começou apática, o Lyon sentia a ausência inesperada de Lisandro Lopéz, sendo substituído de forma vagarosa por Gomis. O “Pantera”, está visivelmente fora de forma e já não é mais o mesmo dos bons tempos de Saint-Étienne.

Notava-se também o Lyon marcado por ser um time bastante individualista na partida. Talvez até mesmo em função da ineficácia do próprio Gomis, os outros jogadores tentavam resolver do seus modos. Bastos, Gourcuff, Grenier e Briand arriscavam mais ao invés de trabalhar um pouco mais a bola.

Por outro lado, o time do Sochaux justificava a sua posição na tabela. É uma equipe forte no meio campo, mas pesada no ataque e lenta na defesa. Para escapar dessa situação, o técnico Francis Gillot vai ter que tirar leite de pedra.

Devido a essas carências apontadas, o primeiro lance de perigo no jogo só aconteceu aos 29’, quando o ligeiro winger Boudebouz passou como quis por Källström, se livrou de Diakhaté, mas foi interrompido por uma ótima defesa de Hugo Lloris.

A resposta lionesa foi imediata. No lance seguinte, em contra-ataque puxado com maestria por Gourcuff, ele achou Michel Bastos na ponta direita. O brasileiro ainda conseguiu trabalhar uma jogada individual e arrematou com precisão, no canto esquerdo de Cros. Aos 30’, o Lyon abria o placar.

Cinco minutos após Michel Bastos se consagrar, o lateral-meia-atacante do Lyon, sofreu uma lesão – ainda não diagnosticada com precisão – e necessitou ser substituído. Puel poderia colocar Pied ou Pjanic, mas optou pro Lacazette.

Foi-se embora o primeiro tempo e veio a segunda etapa. E essa etapa final trouxe consigo a chuva, que vem figurando em quase todos os das últimas rodadas do francesão. Chuva essa que trouxe determinação ao Sochaux. Nos primeiros minutos já demonstravam ser um time bem mais aguerrido que aquele do primeiro tempo.

Aos 66’, o habilidoso Marvin Martin fez levou a bola até o limite da linha de fundo, na ponta direita e cruzou. O zagueiro Cris cortou errado e deixou praticamente nos pés de Brown Ideye marcar o gol de empate. O desespero tomava conta dos semblantes de três pessoas no Gerland: Claude Puel, Jean-Michel Aulas e Bernard Lacombe.

Felizmente para os três ilustres, a resposta do Lyon veio rápida. Gonalons – que fez uma de suas melhores partidas com a camisa do OL – fez boa jogada e achou Lacazette pela intermediária direita. O jovem de 19 anos tentou na primeira e não conseguiu, na segunda tentativa driblou o zagueiro e dessa vez estufou as redes. Festa no Gerland e consagração do garoto que faz sua segunda partida nessa temporada.

Aos 71’, Yoann Gourcuff quase ampliou o marcador. Iria ser um gol digno de placa no estádio. Ele driblou dois marcadores em velocidade e arrematou ao melhor estilo “Loco Abreu”. A bola passou por cima da meta de Cros, para decepção dos adeptos e dele mesmo, que ainda não desencantou de vez no OL.

Depois da jogada Gorcuff, Puel tirou Gomis e colocou Pied. Bafé talvez tenha feito sua pior exibição com a camisa do Lyon e saiu extremamente vaiado pelos torcedores. Aos 78’, foi a vez de Briand dar lugar a Dejan Lovren e o OL recuar um pouco sua formação e não ser surpreendido novamente. E apesar de tentarem, o time de amarelo não conseguiu fazer nada mais além de lamentar.

Além da vitória é importante ressaltar o trabalho com os jogadores de base do Lyon. Essa partida exemplificou a importância prezada por Jean-Michel Aulas nas categorias jovens. Em determinados momentos tínhamos em campo Grenier, Gonalons, Pied e Lacazette. Todos eles, até uma temporada e meia atrás, sequer figuravam entre os relacionados. No banco, ainda tinha Ishak Belfodil e Lamine Gassama. Isso sem citar Timothée Kolodziejczak, que jogaria de titular na lateral-esquerda, se não estivesse suspenso. Acho extremamente válido o valor dado às pratas da casa, uma vez que serão eles os maiores responsáveis pelos futuros lucros da instituição.

Próximo adversário: Terça-feira (dia 02/11/10), o Lyon viaja até o Estádio da Luz em Portugal e enfrenta o tradicional Benfica pelo Grupo B da Champions League. O duelo será às 17h45 de Brasília.

FOTOS: olweb.fr


COMPACTO DE LYON 2-1 SOCHAUX-MONTBÉLIARD

Nenhum comentário:

Postar um comentário