@BrasiLyonnais / @FilipeDidi
Antes de qualquer coisa, vale ressaltar que o blog, sim, ficou parado. Mas o Twitter ficou em constante atualização. Portanto, se você nos segue, não ficou por fora de nada do que rolou do Lyon nesse período de hiato.
No final da última temporada, o Lyon terminou a Ligue1 na terceira colocação – atrás do campeão PSG e do vice Olympique de Marseille – desta maneira, a vaga para a fase eliminatória da Champions League ficou assegurada até então. Dessa maneira, o OL poderia começar a temporada já podendo ser um pouco mais ousado do que foi no começo da última temporada, onde só disputara a Europa League.
QUEM SAIU?
Pra começar, falaremos das saídas. O nome que fará mais falta, sem dúvida alguma, é de Anthony Réveillère. Depois de dez anos servindo o clube, o lateral, aos 33 anos, decidiu terminar o seu contrato sem uma renovação e está em busca de um novo clube. O Cardiff City, da Premier League, pode ser o destino. Outro que deixou o clube foi o zagueiro croata Dejan Lovren. O defensor rendeu aos cofres do Lyon 10M de euros ao ser vendido para o Southampton. Além deles, Anthony Martial, uma das maiores promessas das categorias de base do OL, se transferiu para o Monaco por 5M de euros, batendo o recorde de transferências mais caras para jogadores da sua idade.
Após completar 400 jogos pelo OL, Réveillère deixa o clube | FOTO: Foot01.com
|
Além deles, outro atleta que não jogará mais pelo clube é o argentino Fabián Monzon. O lateral esquerdo, que foi comprado do Nice no começo da última temporada, não conseguiu render o esperado, foi emprestado ao Fluminense, não jogou por lá, e acabou sendo repassado ao Catania, da Itália, por 3,2M de euros. Por fim, outros três jogadores também acabaram saindo do Lyon, estes, por sua vez, eram do Lyon B: Maxime Blanc foi para o Evian; Sébastien Flochon, pro Le Havre; e William Le Pogam, pro Guingamp.
De chegadas, nenhuma grande surpresa, como já era de se esperar. O Lyon se adequa ao novo segmento de transferências – o fair-play financeiro - e prefere não abusar em contratações. O valor mais caro pago por um jogador para a próxima temporada foi em Gaël Danic. O meia atacante veio do Valenciennes por 800 mil euros. Uma mixaria se tratando de futebol europeu. Além dele, Miguel Lopes, lateral direito do Sporting, de Portugal, chega por empréstimo com a pompa de substituir Réveillère. Voltando de empréstimo, o volante Sidy Koné (que estava no Caen), Harry Novillo (que volta do Gazeléc Ajaccio) e Mohamed Yattara (que havia feito temporada no Troyes).
Danic se apresenta ao Lyon | FOTO: Fifa.com |
Miguel Lopes faz seu primeiro treino no OL | FOTO: iol.pt |
Antes da janela se encerrar, alguns nomes são muito especulados no time, tanto para sair, quanto para chegar. Na lateral esquerda, Dabo segue como titular. Mas, inevitavelmente, precisa de uma sombra. E o nome pode ser de Henri Bedimo, lateral que foi campeão com o Montpellier há duas temporadas. Poderá assinar ainda essa semana com o clube. De saídas, especula-se a ida de Bakary Koné para o Newcastle, do capitão Maxime Gonalons para o Napoli, de Arnold Mvuemba para o Toulouse e as iminentes saídas de Bafétimbi Gomis e Jimmy Briand. Estes dois últimos, já estão, de fato, na lista de transferências e não devem atuar mais pelo clube. Inclusive, nem mesmo a pré-temporada eles realizaram junto com o restante do elenco.
Gomis sequer vem treinando e deixará o clube | FOTO: L'Equipe |
Como já é de praxe, o Lyon também efetivou algumas promessas das categorias de base no elenco principal. Daqueles que não eram presença constante nas convocações da última temporada, destacam-se o volante Jordan Ferri, que deverá receber mais chances a partir desta temporada; o meia central Farès Bahlouli, que era o principal nome do meio-campo das categorias de base do OL e sobe com muita moral; Nabil Fekir, jovem ala esquerda que tende a disputar posição entre os relacionados junto com Rachid Ghezzal, também canhoto; e Clinton N’Jie, centroavante camaronês rápido, que deverá brigar com Lisandro Lopéz e Yassine Benzia na posição de último homem na frente no 4-2-3-1 de Rémi Garde.
Farès Bahlouli (ao centro) já chega com responsabilidade no time principal | FOTO: Le Progrés |
Mas, até então, o grande reforço mesmo do Lyon para a temporada foi a continuidade de Clément Grenier. O jovem meia, que começou a última temporada quase sendo descartado pela diretoria, e terminou como um grande salvador do time, renovou por mais quatro temporadas e deverá se tornar um dos protagonistas do clube a partir de agora. O seu final de temporada foi tão estrondoso que Grenier era tido como prioridade por Arsène Wenger no Arsenal e, depois de um bom período de negociações, preferiu acreditar no projeto do Lyon e ficará no clube durante algum tempo ainda.
Grenier começa 13/14 como protagonista máximo do time | FOTO: olweb.fr |
Ao todo, o Lyon realizou quatro partidas de pré-temporada.
1º jogo: empatou com o Pogón, na Polônia, por 0 a 0:
TIME INICIAL: Anthony Lopes; Dabo, Bisevac, Fofana e Zeffane; Gonalons e Malbranque; Lacazette, Grenier e Danic; Lisandro Lopéz
MELHORES MOMENTOS:
----
2º jogo: empatou com o New York Red Bulls, nos EUA, por 2 a 2:
TIME INICIAL: Anthony Lopes; Miguel Lopes, Bisevac, Fofana e Dabo; Gonalons, Malbranque e Grenier; Lacazette, Danic e Lisandro LopézGols de: Jamison Olave (contra), Dax McCarty, Andre Akpan e Gourcuff
MELHORES MOMENTOS:
----
3º jogo: vitória sobre o Jeonbuk Motors, da Coreia do Sul, por 2 a 1 no Gerland:
TIME INICIAL: Anthony Lopes; Miguel Lopes, Bisevac, Fofana e Dabo; Gonalons, Malbranque e Grenier; Lacazette, Danic e Lisandro Lopéz
Gols de: Lisandro Lopéz, Leonardo e Lacazette
MELHORES MOMENTOS:
----
4º jogo: empate contra o Real Madrid, por 2 a 2, no Gerland:
TIME INICIAL: Anthony Lopes; Miguel Lopes, Bisevac, Fofana e Dabo; Gonalons, Malbranque e Grenier; Lacazette, Danic e Lisandro Lopéz
Gols de: Grenier, Lisandro Lopéz, Morata e Casemiro
MELHORES MOMENTOS:
AGORA É PRA VALER: CHAMPIONS LEAGUE
FOTO: olweb.fr |
E, agora, depois de algumas partidas para testar o potencial do clube, o Grasshopper, da Suíça, aparece com o primeiro adversário real da temporada. E, nada mais é do que uma partida que pode valer quase que a temporada inteira. Basta considerar que a Liga dos Campeões é o grande trunfo do ano, perder pro Grasshopper seria jogar todo o planejamento pelo ralo. Definitivamente o OL terá uma grande pedreira pela frente antes mesmo da temporada se iniciar de vez.
A partida será nesta terça-feira, às 16h de Brasília, no Stade Gerland. Não haverá transmissão de nenhum canal para o Brasil. Mas já se trata de um jogo perigoso, ainda mais por, posteriormente, a decisão ser na Suíça. Portanto, todo cuidado é pouco para o OL não se complicar nesse jogo.
LYON:
GOLEIROS: Anthony LOPES e Mathieu GORGELIN;
LATERAIS: Mouhamadou DABO e Miguel LOPES;
ZAGUEIROS: Milan BIŠEVAC, Samuel UMTITI e Bakary KONÉ;
VOLANTES: Jordan FERRI, Gueïda FOFANA, Maxime GONALONS e Arnold MVUEMBA;
MEIAS: Yoann GOURCUFF, Farès BAHLOULI, Steed MALBRANQUE, Gaël DANIC e Clément GRENIER;
ATACANTES: LISANDRO Lopéz, Alexandre LACAZETTE, Nabil FEKIR e Clinton N'JIE;
TÉCNICO: Rémi GARDE;
DESFALQUES: Rémy VERCOUTRE, Yassine BENZIA e Rachid GHEZZAL
GRASSHOPPER:
GOLEIROS:
LATERAIS:
ZAGUEIROS:
VOLANTES:
MEIAS:
ATACANTES:
LATERAIS:
ZAGUEIROS:
VOLANTES:
MEIAS:
ATACANTES:
TÉCNICO:
DESFALQUES:
Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter
Nenhum comentário:
Postar um comentário