quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Com golaços e 'vingança', Real Sociedad bate Lyon na Champions

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Comandado por Griezmann, torcedor da equipe francesa e recusado nas divisões de base do clube, time basco vence fora e fica em vantagem





Coube a um ex-torcedor do Lyon comandar a vitória da Real Sociedad sobre o time francês por 2 a 0, nesta terça-feira, no duelo de ida dos playoffs da Liga dos Campeões. Com um golaço de voleio, o meia Griezmann abriu o caminho para o triunfo da equipe basca, que deu um passo importante para a classificação para a fase de grupos da competição. Seferovic, em outra bela jogada, completou o placar.

Francês, Griezmann era fã do Lyon quando pequeno. Chegou a ir ao Estádio de Gerland apoiar a equipe justamente num playoff da Champions em 2002, contra a mesma Real Sociedad, quando Les Gones se classificaram. Aos 13 anos, ele foi recusado num teste no clube do coração. No ano seguinte, rumou para o time basco, e teve no duelo desta terça a chance de se "vingar" do antigo amor.


Com o resultado, a Real Sociedad pode perder por até um gol de diferença na partida de ida, em San Sebastián, na próxima quarta-feira, que, ainda assim, garante a classificação. Ao Lyon, resta devolver o placar para levar a decisão para a prorrogação ou vencer por três gols de diferença. Um triunfo por dois gols, desde que o time francês balance as redes ao menos três vezes, também serve.

Entretanto, para conseguir se recuperar na eliminatória, o Lyon vai ter que evoluir muito. Mesmo jogando em casa, a equipe não teve resposta para o jogo da Real Sociedad. Se nos minutos iniciais os bascos sentiram um pouco a importância do duelo, aos poucos se soltaram, começaram a tocar a bola e passaram a levar perigo aos anfitriões.


O primeiro alerta para o Lyon veio aos 10 minutos, quando, após saída de bola errada dos franceses, Seferovic serviu Vela, que chutou na trave. Sete minutos depois, saiu o primeiro gol basco. O atacante mexicano foi lançado na esquerda e cruzou para Griezmann. O ex-torcedor do Lyon não perdoou: em um belíssimo voleio, mandou a bola no canto esquerdo de Lopes, que ficou estático, surpreso com o lance.

O gol deu ainda mais moral à Real Sociedad, que soube segurar o esboço de reação do Lyon. Os donos da casa mostravam vontade, mas pouca organização, e não ameaçavam de forma contundente o gol defendido pelo chileno Bravo.


Na segunda etapa, a Real Sociedad não deu tempo para o Lyon tentar a reação. Logo aos cinco minutos, Griezmann, Xabi Prieto e Zurutuza trocaram passes no meio de campo como se estivessem jogando futevôlei, deixando a bola quicar uma ou duas vezes cada. A bola sobrou para Seferovic, que, da ponta esquerda, de muito longe, soltou a bomba de canhota, surpreendendo Lopes e ampliando a vantagem basca.

A partir o segundo gol, a Real recuou e passou a apostar nos contra-ataques, aproveitando o fato de o Lyon se lançar definitivamente ao ataque, tentando diminuir o prejuízo. Os franceses até criaram boas chances, como a cabeçada na trave de Gonalons ou no chute de Gourcuff defendido por Bravo, à queima-roupa, mas não adiantou. O dia era de Griezmann, agora cria dos bascos, em mais um exemplo das voltas que o mundo do futebol dá.

FONTE: Globoesporte.com
FOTOS: olweb.fr


MELHORES MOMENTOS:




Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário