sábado, 9 de maio de 2015

Lyon é surpreendido e Caen goleia. PSG já está com uma mão na taça!

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Apagão defensivo no fim do primeiro tempo fez com que o OL sofresse dois gols em seguida. Foi o suficiente para o time se desestabilizar até o fim do jogo




A Ligue1 vai se encaminhando para a reta final. A antepenúltima rodada se iniciava com a briga ainda acirrada pelo título. O PSG, que jogou na sexta-feira, venceu o Guingamp por sonoros 6 a 0 e continuou, novamente, a liderança do Campeonato Francês. Agora com 77 pontos, o time de Paris pressionava o Lyon a conseguir uma vitória a todo custo diante do Caen, até então 14º colocado, fora de casa, para pelo menos somar chegar aos 74 pontos e ficar somente a uma vitória de distância. A missão do OL não era das mais fáceis e se apoiava no retrospecto ruim da equipe da casa, que venceu somente um jogo dentre os últimos oito disputados. Era a oportunidade a se agarrar e fazer de tudo para continuar encostado no líder.

Em campo, o time do Caen, comandado por Patrice Garande, tinha quatro desfalques defensivos para a partida. Eram eles os zagueiros Felipe Saad, Yrondu Musavu-King, Alaeddine Yahia e o volante Jonathan Beaulieu. Além disso, o jogador mais técnico do time começava o jogo no banco de reservas por opção do treinador, o meia Julien Féret. Dentre os onze iniciais, o Lyon tinha que ficar atento a três deles: Benezet, Nangis e o centroavante Privat. Eles seriam os responsáveis a ditar o ritmo ofensivo do time da casa. No gol do Caen, um nome conhecido dos torcedores do Lyon: Rémy Vercoutre, que vestiu a camisa dos Gones durante 12 anos. Abaixo, a formação:




O Lyon também tinha grandes desfalques para o jogo. Milan Bisevac e Yoann Gourcuff já são praticamente cartas fora do baralho para esta temporada. Além deles, o lateral Christophe Jallet ainda não retornou ao time, assim como o atacante Clinton N’Jie, que vinha recebendo chances como titular. Outra opção de ataque também não foi relacionada: o jovem Maxwell Cornet. Em campo, a força do OL não diminuía tanto assim. Dabo assumiu a lateral de Jallet e Koné recebia mais chances na zaga. Grenier avançou uma linha no campo e seria o “camisa 10” cerebral do time hoje. Fekir também avançava, ocupando a vaga de N’Jie e fazendo dupla com Lacazette. Na formação abaixo dá para entender como ficou montado o OL.




Com bola rolando, o Caen tomava as rédeas da partida. Não por completo. Mas chegava mais ao gol de Lopes do que o Lyon ao gol de Vercoutre. Logo aos 2’, Benezet cobrou falta cruzada na área. A bola passou por todos, menos por Lopes, que defendeu firme. Seis minutos depois, foi a vez de Privat chegar com mais perigo ainda. Agora de cabeça, recebendo um cruzamento da esquerda. Ele subiu sozinho e finalizou pra fora.


A primeira grande oportunidade do Lyon só veio aparecer aos 15’ de jogo. Grenier tentou descolar um passe nas costas da defesa achando Fekir e a zaga cortou. No rebote, Lacazette dominou e fez uma jogada individual na entrada da área. Em meio a três defensores, driblou e bateu forte e rasteiro. A bola ainda fez uma curva pra fora antes de ser interrompida pelas luvas de Vercoutre.

Com Lacazette, o Lyon conseguia criar novas oportunidades. Aos 23’,o artilheiro do campeonato tabelou bonito com Grenier, recebeu de volta e partiu pra cima dos defensores. Na velocidade e na habilidade, ele conseguiu entrar na área e finalizou prensando. O desvio da zaga foi primordial para evitar o placar ser aberto. No escanteio, Gonalons ainda teve a oportunidade de cabeça, mas faltou capricho e bola foi pra linha de fundo.


A resposta do Caen foi quase que imediata. Benezet recebeu em velocidade do meio de campo, pelo lado esquerdo. Na correria, passou por Dabo e na habilidade, deixou Koné pra trás. Com a área livre para ser penetrada, ele não carregou muito a bola e finalizou dali mesmo. Um chute forte, que forçou Anthony Lopes a espalmar. Na sequência do lance, Nangis caiu na área em lance com Umtiti e o árbitro Nicolas Rainville parou o lance. Todos achavam que o pênalti seria marcado, mas ele acabou dando simulação do atleta do Caen.

Já perto dos 30’ de jogo, Lacazette quase marcou de novo. Ele recebeu uma segunda bola e bateu de primeira, rasteiro. Vercoutre mandou pra escanteio. Na cobrança, Tolisso finalizou bem e forçou um segundo escanteio que não ocasionou em lance de perigo. Depois foi a vez de Grenier aparecer frente a frente com Vercoutre e ser interpelado pelo goleiro. Em resposta – sim, o jogo era lá e cá – o Caen chegou com Koita, em cruzamento pela direita. Ele praticamente dentro da pequena área finalizou pra fora em um lance que talvez tenha sido a melhor oportunidade do jogo inteiro.


Antes do fim do primeiro tempo, o Caen conseguiu abrir o placar, finalmente. E não foi só um gol. No primeiro, Appiah apareceu pela direita e cruzou rasteiro, no rebote, Privat foi interpelado e chutou desviado por cima. Na sequência, Benezet cobrou escanteio, na meia lua, saiu de sua posição e recebeu a bola de volta. Mais uma vez ele alçou a bola na área e, desta vez, ninguém desviou e ela acabou entrando. 1 a 0! Quase no lance seguinte, o mesmo Benezet tabelou pelo lado direito, recebeu, entrou na área e bateu firme. A bola tocou na trave antes de entrar. 2 a 0!

Para o segundo tempo, o Lyon tinha que tomar as rédeas do jogo e fazer, pelo menos, dois gols para não, praticamente, entregar o campeonato para o PSG. Acontece que Garande compactou mais suas linhas, estacionou o ônibus na porta do gol e o Lyon encontrava enormes dificuldades para chegar. E quando errava passe, o contra-ataque era rapidamente acionado com Benezet. O OL ainda teve um problema no intervalo. Bedimo sentiu alguma lesão e deu lugar a Zeffane (Dabo foi pra esquerda).


Já com uma alteração realizada, Garande também tinha a vantagem nas trocas para, talvez, dar um contra-golpe tático também, de acordo com as mudanças de Fournier. Mas rapidamente também queimou sua primeira alteração, colocando Bazile no lugar de Koïta. Não era uma troca tática. Mas poderia reoxigenar a saída de bola do defensivo e ágil time do Caen em busca de um hipotético terceiro gol.

Aos 22’, o Lyon fez sua segunda troca, colocando Momo Yattara no lugar de Jordan Ferri. Saia um volante para a entrada de um centroavante. Pouco tempo depois foi a vez do Caen mexer de novo. O ótimo Julien Féret entrava no lugar de Nangis. E o Lyon continuava sua pressão em busca de gols. Quando não esbarrava nos próprios erros ofensivos, era interpelado por Rémy Vercoutre, que parecia jogar a partida da sua vida.


Já faltado um pouco mais do que dez minutos para o fim do jogo, as duas últimas alterações foram queimadas. O Lyon partiu pro tudo ou nada, indo pro 3-2-2-3, com Koné dando lugar a Malbranque. O Caen tirou seu artilheiro da partida, Nicolas Benezet, e colocou Thomas Lemar. O objetivo de Patrice Garande era não tomar gols, então ele recuava um pouco mais e só dava gás para seus homens de frente carregar a bola quando desse.

E foi assim que o Caen fechou o caixão. Enquanto o Lyon batia cabeça lá na frente, a bola foi recuperada pelo time da casa que, rapidamente, acionou Lemar – que havia acabado de entrar. Ele dominou e tinha muito espaço livre a sua frente. Avançou até esperar a entrada de Privat na área. O centroavante se deslocou rapidamente também, recebeu o cruzamento e só empurrou para as redes. 3 a 0! E uma comemoração exageradamente efusiva de Vercoutre com o treinador Garande.


Nos últimos minutos, não havia mais o que ser feito. O Lyon aceitou sua derrota e, por questão de honra, tentava alguma coisa sem muito objetivo claro. O Caen, já também com o pé no freio, não defendia com tanta força e pouco acionava seus homens de frente. Um jogo entre compadres tomava o gramado esperando somente o apito final de Nicolas Rainville, que aconteceu e determinou o já quase título do PSG.

O Lyon agora enfrenta o Bordeaux. Dessa vez, o jogo será no Stade Gerland e será a penúltima partida da temporada. O horário do jogo será às 16h do próximo sábado, dia 16/05. O Lyon precisa vencer para se manter na briga contra o Paris-Saint Germain, que precisa somente de um empate. Até lá! 

FOTOS: olweb.fr / L'Equipe


OS GOLS DA PARTIDA:

Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter

Um comentário:

  1. brasil lyonnais ja pensou em administrar 1 pag do lyon no facebook ? https://www.facebook.com/LyonBrasilMilGrau?fref=ts ei sei n tem mts likes + eu criei agr pq ngm + posta nas pag do face do lyon

    ResponderExcluir