sábado, 10 de setembro de 2016

Lyon decepciona em casa, joga mal e assiste Bordeaux vencer

Filipe Frossard Papini
Twitter: @FilipeDidi / Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais


Apesar do gol relâmpago, o que se viu foi um OL abatido, desarrumado e sem qualquer poder de reação. Na primeira derrota do novo estádio, o Lyon termina o jogo com 9 atletas em campo




Foram duas semanas completas de calendário livre. O Lyon havia perdido por 4 a 2 para o Dijon e teve 14 dias para encaixar as peças, entender o que aconteceu no dia 27 de agosto e também dar tempo de alguns jogadores voltarem de lesão, com o craque do time, Alexandre Lacazette. O Bordeaux, por sua vez, havia vencido o Toulouse por 1 a 0 na última rodada e vivia um clima mais estável. Ambos, com seis pontos, se enfrentavam para tentar encabeçar uma liderança, ao menos, provisória. O OL, jogando em casa e com um time ligeiramente melhor – apesar dos desfalques – tinha certo favoritismo.

Esse favoritismo se deve principalmente a dois jogadores: Ghezzal e Lacazette. O primeiro terminou a última temporada em alta e quase foi vendido para a Premier League. Viveu uma lesão e está com pendências contratuais mas, com os desfalques de hoje, acabou reintegrado ao time titular. O segundo dispensa comentários e já tem seis gols em quatro jogos na Ligue1 (o segundo melhor marcador tem dois gols apenas). Outra grande novidade nos 11 titulares era a presença do jovem Diakhaby no miolo de zaga. Ele treinou bem nas últimas duas semanas e acabou pegando a vaga de N’Koulou. Confira como ficou o time:




O Bordeaux tem um time titular muito bom, bem encaixado, com jogadores talentosos e uma frente de ataque muito rápida. A promessa era de um grande jogo no Parc OL. Suas duas maiores esperanças, Valentin Vada e Adam Ounas, estavam presentes. O brasileiro Malcom, ex-Corinthians também era presença confirmada. Na frente, a dupla Ménez e Rolán prometia trazer problemas a zaga do OL, principalmente ao jovem Diakhaby, que faz sua estreia em partidas oficiais pelo clube. Toulalan, ex-jogador do Lyon e um dos principais reforços do GdB pra temporada estava de fora por lesão. Por outro lado, outra contratação estava esperando oportunidade no banco, trata-se do zagueiro Lewczuk, de 31 anos. Confira como ficou a formação:




Logo na saída de bola, o Lyon mostrava que queria, de fato, superara a goleada sofrida pelo Dijon e não deu tempo nem de sentir a pressão do jogo. Já marcou logo com 1’ de jogo. Darder construiu a jogada pela esquerda, tocou pro meio e Kalulu fez o corta-luz. Na área, Lacazette tentou chegar, foi derrubado e a bola sobrou para o mesmo Kalulu – em posição irregular – colocar no cantinho e marcar o primeiro. Gol polêmico que demorou a ser confirmado pela arbitragem. Mas o 1 a 0 já marcava o placar!

O Bordeaux tentou pressionar, mudar o cenário do jogo e atuar no campo de defesa do Lyon. Ménez e Rolán eram os que mais apareciam. Mas faltava um pouco de apoio dos volantes, tanto Vada e Plasil, que apareciam pouco nas jogadas ofensivas. Ainda assim, quem quase marcou o segundo gol do jogo foi o Lyon. Em cobrança de escanteio, Diakhaby apareceu meio estabanado, mas completou. Carrasso tocou na bola antes dela acertar o travessão.

No lance seguinte, foi a vez de Lacazette dar trabalho ao ótimo Carrasso. Em cobrança de falta na ponta da grande área, o artilheiro do Lyon bateu com muita força e acertaria o ângulo. O goleiro do Bordeaux precisou intervir novamente para evitar o segundo gol dos donos da casa. Naquele momento, o OL era melhor e criava mais. Darder perdeu uma outra chance preciosa dentro da área.

Mas no futebol, não adianta pressionar, o “quase-gol” ou a pressão sem fundamento. Quando parecia que o Lyon estava próximo do seu segundo gol, foi o Bordeaux quem foi lá e fez. Uma jogada despretensiosa, Malcom recebeu na entrada da área, viu o clarão e bateu fraco. O que o brasileiro não contava é que o goleiro do Lyon, Anthony Lopes, aceitasse o chute e sua falha concebesse o empate do Bordeaux no jogo. 1 a 1!

Com o placar marcando o empate, a partida se estabilizou e ficou bem mais equilibrada. O Lyon já tinha mais dificuldades para chegar e esperava um lapso da individualidade genial de Lacazette para chegar com perigo. No Bordeaux, sua força ofensiva era melhor, mas faltava um pouco mais de entrosamento. E quando o jovem Ounas tentava alguma jogada individual dava certo. Aos 42’, ele quase marcou o segundo mas, dessa vez, Lopes apareceu bem para evitar.

O primeiro tempo ficou claro que o Lyon depende exclusivamente de Lacazette. Faltou mais presença de Kalulu e Ghezzal para complementar o ataque. Darder até tenta, mas sozinho não consegue resolver os problemas. Na parte defensiva, mostrou-se uma fragilidade do lado esquerdo. Morel, mesmo com um viés mais defensivo, sempre dá brecha para homens mais velozes e isso acaba sufocando o miolo de zaga. Era a dor de cabeça para Génésio voltar com o time mais arrumado na segunda etapa.

Na volta do intervalo, os problemas persistiam. O Bordeaux já era mais organizado e gostava cada vez mais do jogo. O OL, ainda perdido e tentando se ajeitar em todos os setores, somente participava e tentava. Percebendo que precisava dar uma mexida, principalmente se quisesse ganhar o jogo, Bruno Génésio trocou logo aos 12’ da etapa final. Entrou Maxell Cornet no lugar de Aldo Kalulu, autor do gol.

Gourvennec também mexeria pouco tempo depois. Trocou um volante por outro. Saiu o jovem Vada e entrou Traoré. Após a troca, o OL quase chegou a ficar em vantagem de novo, quando Cornet fez ótima jogada pela esquerda e Ferri aproveitou pra bater de primeira, forçando mais uma ótima defesa do goleiro Carrasso. O que o Lyon não sabia é que o jogo mudaria o cenário completamente a partir dali.

Em uma jogada sem qualquer perigo no meio de campo, Gonalons entrou muito forte no brasileiro Malcom e foi expulso direto pelo árbitro Rudy Buquet. Decisão acertadíssima da arbitragem que, sequer, foi contestado pelos colegas de time. Com um a menos, Génésio trocou Darder por Tolisso para tentar recompor em marcação. Mas o Bordeaux respondeu imediatamente, em bola parada. Ounas cobrou na cabeça de Sertic e o GdB virava a partida naquele momento.

Com a vantagem no placar, Gouvernnec fez sua segunda troca, tirando Malcom e colocando a promessa François Kamano. Faltando um pouco mais do que 15’ para o fim do jogo, as armas que o Lyon tinha em campo resumiam-se nas individualidades de Lacazette (hoje, bem marcado) e Cornet, que entrou bem mas, ainda assim, era pouco para tentar o gol de empate. Ghezzal, por sua vez, não voltou bem da lesão e fez uma partida apagadíssima.

Aos 34’ do segundo tempo, Gouvernnec queimou sua última alteração tirando Diego Rolán e colocando Gaëtan Laborde. Pelo OL, Génésio trocava pela terceira vez também, pouco tempo depois. Foi a vez de Tousart entrar para a saída de Rafael. Já bagunçado em campo, o time terminava o jogo ainda mais estranho. Com a bola, o time se comportava num 3-3-3 e sem muita movimentação, era praticamente passivo e assista o Bordeaux jogar.

Perto do fim do jogo, quando Lacazette tentava mais uma jogada individual, acabou explodindo em velocidade e sentiu dor. Imediatamente deixou o campo e foi para o vestiário. Lyon com nove jogadores em campo e, claramente, sucumbiu para mais um gol do Girondinos. Menéz recebeu na entrada da área, penetrou, bateu e a bola desviou em Yanga-M’Biwa para complicar e encobrir Lopes. 3 a 1! Nos cinco minutos de acréscimos, o Bordeaux quase fez mais. Felizmente, o jogo acabou!

O próximo confronto já é pela fase de grupos da Uefa Champions League. O adversário é o Dinamo de Zabreb, da Croácia. A partida será no Parc OL, na quarta-feira, dia 14/09/16, às 15h45, no horário de Brasília. Até lá!

FOTOS: FranceFootball / L'Equipe / olweb.fr 


OS GOLS DA PARTIDA:



Quer mais informações sobre o Lyon via BrasiLyonnais? Clique nos botões abaixo e siga-nos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário