Twitter: @FilipeDidi / Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais
Tática covarde de Bruno Génésio, treinador do Lyon, acabou recuando todo o time de forma desnecessária na segunda etapa e simplesmente deu todo o espaço para o rival crescer no jogo
Dentro de campo, o Lyon quase teve um desfalque de última hora. Lucas Tousart sentiu dores no vestiário minutos antes da partida começar, mas acabou não precisando da alteração. Mas Génésio já tinha dois desfalques para o duelo. Um deles, muito importante, inclusive. Além de Ferri, suspenso, ele não tinha a disposição o goleiro titular, Anthony Lopes. Com dores no tríceps, um dos líderes do time sequer foi relacionado, dando lugar para o reserva Gorgelin. No mais, nenhuma grande novidade no elenco, que manteve a rotação entre os laterais, com Rafael e Mendy hoje de titulares. Veja:
Pelo Saint-Étienne, o novo técnico do clube Jean-Louis Gasset tinha a sua disposição o elenco inteiro. Nenhum desfalque, seja por lesão ou suspensão. Por isso, ele armou seu time com as supostas melhores peças que o elenco poderia prover. Sendo assim, acabou relacionado, por exemplo, o brasileiro Hernani que acabou, sequer, ficando nem no banco. Entretanto, algumas peças que chegaram na janela de inverno já apareciam entre os titulares, como Subotic, Debuchy e M’Vila. Abaixo você pode ver como ficou escalado o time de Gasset, em uma formação bem parecida com a do rival:
Nos primeiros minutos de bola rolando, o clássico tinha cheiro, gosto e sensação de pelada. Começou mal jogado e com uma sensação de que seria truncado no meio de campo. Era só impressão mesmo. O próprio Saint-Étienne mostrou isso aos 15’ de jogo, quando conseguiu balançar as redes de Gorgelin, entretanto, o lance foi anulado pela arbitragem. Beric, que completou para o gol, estava em clara posição de impedimento e o árbitro Ruddy Buquet acertou.

O gol foi o suficiente para o Lyon colocar o pé no freio. E isso era perceptível pelo movimento de seus laterais. Mendy e Rafael já não passavam mais da metade do campo de ataque e com isso o time segurava uma vantagem perigosa, mas tentava fazer isso com a posse de bola. Na temporada, o OL já sofreu com isso: criando vantagens pequenas e sofrendo gols no final da partida e, talvez, não fosse a melhor saída fazer isso ainda no primeiro tempo.

A grande verdade é que, na primeira etapa, o Saint-Étienne assistiu o Lyon a jogar. Claro que possibilitou apenas duas ou três oportunidades de gol para o seu rival – contando com o gol marcado – mas também não conseguiu fazer cócegas ao goleiro reserva Mathieu Gorgelin. A única finalização que conseguiram em todo primeiro tempo foi o gol anulado de Beric. Algo bem pouco se for analisar o time do ASSE que jogava de titular.

Para o segundo tempo, o Lyon voltou com mais uma troca por lesão. Lucas Tousart não continuava em campo, dando lugar a Houssem Aouar. Essa troca poderia ter acontecido minutos antes do jogo, mas só foi consumada no intervalo. Desta forma, Ndombélé seria recuado um pouco mais, fazendo a função de primeiro volante, com o próprio Aouar sendo o segundo volante, podendo até melhorar a saída de bola.

Jean-Louis Gasset conseguiu melhorar a postura do sei time, mas ainda precisava mais. A zaga do OL parecia intransponível. Portanto, ele mexeu pela primeira vez, colocando Hamouma no lugar de Monnet-Paquet. Depois, foi a vez de Ole Salnaes, já amarelado, deixar o campo para a entrada de Paul-Georges N’Tep. Enquanto o ASSE ia pra cima, o Lyon segurava o jogo. O time perdia Fekir – também por lesão (a terceira assim no jogo). Diakhaby, zagueiro, entrava em seu lugar.
Por falar em Beric, o centroavante do ASSE foi o rei das chances perdidas no jogo. Teve algumas boas oportunidades para fazer a diferença no clássico, mas faltou qualidade técnica para poder aproveitar isso da melhor maneira possível. Ouso dizer que se os Verts tivessem um “homem-gol” com mais qualidade, poderiam, inclusive, sair deste jogo com um resultado positivo, o que não aconteceu.

Agora o foco é Copa da França. O Lyon joga as quartas de final da competição, em jogo único vai enfrentar o Caen, fora de casa. O duelo será na próxima quinta-feira (1), às 17h do horário de Brasília. Quem passar garante vaga nas semifinais da competição. Até lá!
FOTOS: olweb.fr /asse.fr
CAMPINHOS: L'Equipe
CAMPINHOS: L'Equipe
OS GOLS DA PARTIDA:
Mariano Díaz: 1-0:
Debuchy: 1-1:
Nenhum comentário:
Postar um comentário