domingo, 12 de agosto de 2018

Lyon estreia na temporada com vitória tranquila em casa

Filipe Frossard Papini
Twitter: @FilipeDidi / Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais


Time atuou com um pé no freio, contou com um calor intenso e um golaço de Memphis Depay




O Lyon, finalmente, retornava aos gramados da Ligue 1 na manhã deste domingo. Com um time quase igual ao que terminou a temporada passada, mantendo o novo técnico e uma esperança e conseguir fazer frente ao maior concorrente caseiro: o PSG. Além disso, o ano do OL também terá uma novidade que é o retorno da disputa na fase de grupos da Liga dos Campeões. Isso não ocorria desde 2016. É neste espírito de fazer uma ótima temporada, com reforços cirúrgicos e expectativa de fazer algo melhor do que fez no ciclo anterior, que as portas do Groupama Stadium se abriam hoje no confronto diante do Amiens, com direito a volta olímpica de Fekir com a taça da Copa do Mundo.

Em campo, poucas novidades em relação ao que acompanhamos pela pré-temporada. Com Lopes e Rafael suspensos, Marçal se recuperando de um estiramento na panturrilha e Fekir ainda voltando de férias da Copa do Mundo, quem assumiu as vagas deles foram Gorgelin no gol, Léo Dubois estreando na lateral direita, na esquerda – naturalmente – Mendy e Aouar tomou o centro do meio de campo ofensivo. A outra grande contratação da temporada, Martin Terrier – que fez uma incrível pré-temporada, iniciava a partida no banco de reservas. Na imagem abaixo é possível ver como ficou escalado o OL.




O adversário do dia para o Lyon é tipicamente aquele time que vai lutar para não cair ao longo da temporada. O Amiens, além de ter um elenco e orçamento limitado, também é uma equipe que passou por uma intensa reformulação do seu elenco da temporada passada para a atual, chegando a liberar incríveis 14 jogadores do elenco e tendo que se reforçar com outras peças que ainda não estão ambientadas ao futebol francês, como os titulares Lefort, Gnahoré e Otero. Na imagem abaixo, conseguimos ver como o técnico Christopher Pelissier montou a equipe, com uma formação bem similar aquela que o Lyon também iniciava:




Com bola rolando, nos primeiros dez minutos de jogo, não vimos nenhum futebol vistoso. Na verdade, o jogo se embolava no meio de campo com uma posse de bola do OL nada agressiva. Dessa maneira, o Amiens não dava espaços para o clube da casa chegar em sua área, mas ao mesmo tempo o OL não possibilitava oportunidade de contra-golpe. A partida começou bem estudada e com quase nenhuma finalização até então.

O primeiro ataque com perigo do jogo surgiu aos 14’. O Lyon pressionava e em uma das tentativas de construção de jogada, Tousart tentou tocar em Traoré que, ao buscar fazer o pivô, acabou tocando de calcanhar para Dubois passando pelas costas da defesa. O lateral estreante conseguiu fazer a penetração, finalizou bem, mas o goleiro Gurtner saiu e defendeu no cantinho. Ótima intervenção.

Pouco tempo depois, foi a vez o Amiens tentar alguma coisa. A finalização dependeu de uma jogada individual do ex-corinthiano Mendonza. De fora da área, ele arriscou dali e a bola passou com um ligeiro perigo em cima da meta de Gorgelin. A resposta do Lyon veio aos 21’, quando Memphis Depay ligou um contra-ataque fulminante, deixou Traoré sair em disparada, e Gurtner, novamente, apareceu certeiramente para intervir.

Esta seria a primeira chance que Traoré criaria. Na segunda, ele não perdoou e o Lyon acabou marcando seu primeiro gol na temporada. A jogada foi construída do lado direito do ataque, com Dubois e Ndombélé. Traoré recebeu, caminhou no fundo driblando o defensor. Quando entrou na área, estava sem ângulo algum, mas decidiu finalizar dali mesmo. O chute rasteiro não deu para Gurtner. A bola passou por debaixo das pernas do goleiro e colocou o estádio em polvorosa: 1 a 0!

Depois do gol marcado, o calor intenso na França fez os times se hidratarem na beira no campo. Mas no retorno, Traoré quase repetiu o mesmo lance do gol. Em outra jogada individual, ele passou pelo defensor e bateu cruzado. Desta vez, Gurtner estava mais atento e buscou no cantinho. O Amiens só respondeu aos 37’, quando Otero cobrou falta cruzada e forçou Gorgelin a tirar de soco e de peixinho.

O intenso calor e a péssima condição do gramado do Groupama Stadium prejudicavam o bom andamento do jogo. No fim do primeiro tempo, até por ser começo de temporada, os times sentiram um pouco do cansaço e diminuíram o ritmo. Traoré incomodou de novo, mas de bola parada e sem muito perigo. Definitivamente, o jogador burkinabé era o melhor em campo até a primeira parte.

Na segunda etapa, o Lyon voltou como se estivesse encarado uma feijoada no intervalo. Time pesado, sem ânimo e com pouca criatividade ofensiva. Isso, claro, dava ao Amiens um vislumbre de poder crescer no jogo. Isso aconteceu, mas não com tanta eficiência e praticidade. De fato, o OL já não era mais aquela força da primeira etapa. E um golzinho do adversário, ali, poderia colocar tudo a perder.

Essa oportunidade de gol do adversário quase aconteceu aos 22’ da etapa final. Cornette, que acabava de entrar no lugar do jovem Guessouma Fofana, tabelou na entrada da área do Lyon, recebeu sozinho e deu azar na finalização. Acabou pegando torto na bola, que saiu pela linha de fundo. Poucos minutos depois, foi a vez de Gnahoré fazer jogada e entrar como quis na área do OL para bater cruzado. Nas duas, Gorgelin já estava vendido e o gol não saiu por detalhe.

Quando parecia que o Amiens parecia querer a gostar do jogo, o Lyon cresceu de forma inesperada. Mas tudo aconteceu por falta sofrida por Aouar na entrada da área. Por centímetros, não seria pênalti. Quem foi para a bola? Memphis Depay. O holandês cobrou com perfeição, no lado do goleiro. Colocou no ângulo como quem tivesse encaixado a bola com a mão. Perfeito! 2 a 0!

Antes da bola entrar, o OL preparava uma alteração – que acabou acontecendo assim que a bola balançou as redes. Martin Terrier fazia sua estreia com a camisa do clube em jogos oficiais. Ele entrou no lugar de Mariano Díaz, que teve uma atuação apagada. Naquele momento, Memphis e Terrier revezavam entra o lado esquerdo do campo de ataque e a posição de centroavante.

Perto dos 40’ da segunda etapa, o Amiens mexeu pela segunda vez. Mathieu Bodmer entrava em campo no lugar de Konaté. Uma alteração um pouco difícil de explicar, já que o time estava perdendo de dois gols de diferença. Qual é o motivo para tirar um atacante e colocar um zagueiro? Já no finzinho, o OL também mexia. E duas vezes de uma vez: entravam Cornet e Diop nos lugares de Traoré (o melhor em campo) e Tousart.

Já quase nos acréscimos, o Amiens queimava sua última alteração, a sexta no jogo. Quem saia era o estreante Juan Otero para a entrada de Timité. Mesmo com os quatro minutos de acréscimos, não houve tempo para uma possível reação. Na verdade, quem continuava atacando e pressionado, mesmo aos trancos e barrancos, era o Lyon, que também não marcou. E ficou assim: 2 a 0!

O próximo embate do Lyon já é na próxima sexta-feira (17). O clube enfrenta o Stade de Reims, abrindo a segunda rodada da Ligue 1. O jogo será no Estádio Auguste Delaune, às 15h45. Até lá!

FOTOS: FranceFootball / olweb.fr
CAMPINHOS: Sports.fr


MELHORES MOMENTOS:
(se o vídeo acima não rodar. CLIQUE AQUI) 

Quer mais informações sobre o Lyon via BrasiLyonnais? Clique nos botões abaixo e siga-nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário