quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Invicto Lyon não treme frente aos Patrícios do Benfica

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Jogando de forma serena, porém inteligente, Lyon consegue sair vitorioso no embate protagonista do Grupo B




Enfim chegou o duelo mais esperado do Grupo B da UEFA Champions League. Mesmo com o a crise interna na França, a cidade de Lyon recebeu o Benfica e lotou o Stade de Gerland. Em campo, vários brasileiros: Cris, David Luiz, Alan Kardec, Luisão e Michel Bastos

O Lyon, que venceu o Schalke e o Hapoel, preferiu não arriscar e manteve a formação e o time que jogar regularmente. No entanto, surgiu um desfalque de última hora. Toulalan não foi sequer relacionado. Veja o time de Puel:




Para conquistar a liderança do Grupo B, os Encarnados apostaram em uma formação bastante ofensiva também, e bem similar ao do seu adversário. Destaque para a dupla brasileira, compondo a zaga do time português. Veja o time de Jorge Jesus:




O primeiro tempo foi tomado por um jogo pegado, faltoso e com uma carência de qualidade, principalmente quando a bola se embolava no meio-campo. O primeiro lance de real perigo só aconteceu aos 20’. Michel Bastos, disparou em velocidade pela esquerda, entrou na área e chutou com potência. O goleiro Jimenez não acreditou no destino da bola e ela por fim explodiu na trave.

Já no lance seguinte, o Lyon roubou a bola e em uma boa trama entre Gourcuff e Cissokho, o lateral encontrou Briand praticamente livre de marcação, já dentro da área portuguesa. O ex-atacante do Rennes, Jimmy Briand, só teve o trabalho de empurrar de cabeça. O placar estava aberto e o Lyon começava a se impor na sua casa.

O Benfica, por sua vez – que já estava assustado e bagunçado – se complicou ainda mais. Distribuía pancadas com o intuito de parar jogadas (assim como o próprio Lyon) e simulava faltas aonde não existia.

O L’Equipe anotou nove faltas para o Benfica e oito para o Lyon no primeiro tempo. De fato, o jogo perdeu em qualidade justamente devido a essas paradas. Em uma delas, o Benfica perdia um jogador, aos 42’. Gaitán, que já tinha recebido um amarelo anteriormente, foi presenteado com outro pelo árbitro Alberto Undiano Mallenco. Justo! Réveillère iria sair em disparada, o jogador benfiquista parou-lhe de forma proposital e sem nenhum pudor em derrubá-lo.

Elogios para o árbitro no lance da expulsão, mas críticas em lances capitais de contra-golpes. Ainda no primeiro tempo, o time francês teve duas oportunidades claras de gol, mas erroneamente a arbitragem decidiu invalidar. Definitivamente, o primeiro tempo foi do OL.

No segundo tempo, mesmo com um a menos, Jesus decidiu não mexer em seu time, assim como Puel, que preferiu manter a mesma formação que saiu vitoriosa da primeira parte. E deu certo novamente. Nos cinco primeiros minutos da etapa final, o Lyon parecia uma máquina disposta a desmoralizar o Benfica.

Com um minuto, Lisandro chegou com perigo na área. O lance foi evitado por Jimenez. No minuto seguinte, foi a vez de Michel Bastos levantar a torcida. O brasileiro, novamente em chute forte, acertou o travessão e consequentemente inflamava os presentes no Gerland. No terceiro minuto, Lisandro perdeu um gol praticamente livre. O próprio Licha se lamentava bastante após o lance.

No entanto, após muito insistir, finalmente aos 5’ a bola entrou novamente. Dessa vez a jogada foi de Jimmy Briand, que acertou um petardo na trave. No rebote, ele levou para a ponta direita, cruzou e descobriu Lisandro no centro da área. O argentino tentou duas vezes, quando enfim marcou na segunda chance. 2 a 0, fora o baile, a pressão, o nó tático e o show de bola.

Visivelmente abalado, o Benfica não conseguia reagir. Parecia não acreditar no resultado e na dificuldade que encontrava em campo. O fato de ter um jogador a menos pesava no condicionamento físico, e dessa forma, o time cansou rapidamente.

Com o jogo em mãos e sabendo administrar a vasta vantagem, Puel tirou Michel Bastos e colocou Jérémy Piéd. No exato momento em que o brasileiro viu a placa com o seu número, sendo erguida pelo árbitro reserva, ele visivelmente demonstrou insatisfação, mas ao ser ovacionado pela torcida, deixou o gramado de forma educada.

Já com o pé no freio, o Lyon não era tão avassalador como de outrora. O Benfica, na segunda metade da etapa final, conseguia até penetrar na zaga do OL. Mas em momento algum o goleiro Lloris precisou trabalhar de forma perigosa. Definitivamente o Lyon soube fazer o dever de casa, e com maestria.

Com o fim de jogo, o Grupo B fica em posse do Lyon, liderando invicto com nove pontos. A classificação já é quase iminente, assim como a eliminação do Hapoel, que perdeu para o Schalke 04.

Agora o Lyon tem um jogo relativamente tranquilo. Enfrenta o lanterna da Ligue1, Arles-Avignon, no domingo, às 13h, horário de Brasília. Jogo válido pela 10ª rodada da competição nacional francesa.

FOTOS: L'Equipe / UEFA.com


LYON 1-0: Briand


LYON 2-0: Lisandro

Um comentário:

  1. Parabens Didi, seu comentários são sempre sensacionais, continue assim.

    ResponderExcluir