domingo, 24 de outubro de 2010

Lyon tropeça diante do lanterna

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi

Arles-Avignon dá trabalho, e o time de Puel não consegue nada mais além de um empate




Depois de realizar uma excelente partida, em casa, contra o Benfica, o Lyon agora viajou até Arles visitar o lanterna da competição, o Arles-Avignon. O adversário do OL até então somou apenas um ponto na competição, no duelo contra o Brést, outro time que também ascendeu da Ligue2.

O Arles, sob o comando de Hadzibegic, não se incomodou pelo fato do seu adversário ser o Lyon e partiu para a partida com uma formação bastante ofensiva. Apesar de ser apenas a 10ª rodada, o time da casa precisava mostrar serviço, pois a situação já é bastante complicada. Veja o time inicial:




Novamente sem Toulalan, Ederson e Delgado, o técnico Claude Puel não mudou muito o time. Parece que enfim encontrou a formação ideal para o plantel, e vem dando certo. A única diferença para o time do Benfica, fica por conta de Makoun e Källström. Dessa vez o camaronês foi titular, substituindo Gonalons e o sueco entrou no lugar de Pjanic. Veja a formação que entrou em campo:




Nos primeiros vinte minutos, o futebol não chamou a atenção em nenhum momento. O modesto estádio do Arles estava bastante cheio e com uma torcida motivada a incentivar o seu time. Nem a fraca chuva que caia durante o duelo impediu que os adeptos passassem aquela energia ao clube.

Energia essa que sobrou ao zagueiro Cris, que aos 17’ trombou com o meia Camel Meriem do Arles, que caiu imediatamente. O brasileiro, mesmo que sem querer, acertou em cheio uma cotovelada no camisa 28. Ele ficou estendido por um bom tempo no gramado, com fortes sangramentos na região do supercílio. Precisou sair de maca e foi substituído por Benjamin Psaume.

Mesmo perdendo seu principal jogador de ligação, o Avignon não desistiu de pressionar o Lyon. Não parecia um clube pequeno que até outrora disputava a 4ª divisão do campeonato nacional. Era sim, uma equipe aguerrida e disposta a jogar de igual para igual. E foi desta forma, aproveitado as oportunidades, que o time da casa abriu o placar.

Aos 37’, Franck Dja Djedje aproveitou a bobeada de Diakhaté, roubou-lhe a bola e avançou. No seu caminho, ainda encontrou Lloris, que foi facilmente driblado. Por fim, o atacante só teve o trabalho de empurrar para os gols, antes que Cris chegasse.

O gol do Arles foi merecido, afinal de contas, em todo primeiro tempo eles chutaram 6 vezes ao gol e o Lyon apenas duas. Isso só mostrava o quão mais objetivo era o time azul e amarelo, pois a posse de bola do OL era de 63%, mas não conseguiam ser precisos.

No vestiário, intervalo de partida, Puel trocou dois jogadores. Saíram Gourcuff e Källström e entraram Pjanic e Gomis. A resposta foi imediata. No primeiro minuto da segunda etapa, com a chuva bem mais forte. o bósnio que acabara de entrar cobrou escanteio e achou Briand na área. O atacante do Lyon completou e deixou o duelo igual no placar.

A partir daí o Lyon cresceu em campo. Nos primeiros cinco minutos o OL já havia chegado por três vezes. Algo que não conseguiu fazer durante todo o primeiro tempo. Mas Puel queria mais. Almejava a vitória. Dessa forma já queimou sua terceira alteração ainda nos 12’ do segundo tempo. Retirou Cissokho e colocou Lacazette. Sendo assim, o Lyon jogava com quatro atacantes (Lacazette, Lisandro, Briand e Gomis) e pelas poucas vezes, Michel Bastos voltava a suas origens e compunha a lateral-esquerda.

Com a formação super avançada, a princípio parece que ia dar certo. O OL era 100% ataque. Primeiro chegou com perigo, via Gomis. No entanto o atacante não soube aproveitar a oportunidade. Depois foi a vez de Lacazette. Ele fez uma excelente jogada já dentro da área, mas foi bem rechaçada pelo goleiro. Por fim, Michel Bastos, de falta, acertou uma bomba, que também foi salva por Merville.

No final do jogo, não existia mais tática. O desespero, somado ao gramado encharcado, resultava nas tentativas de tudo ser resolvido na base do chutão. Não funcionou e o Lyon acabou presenteando o Arles-Avignon com mais um ponto na competição, o segundo deles.

E agora? Como fica a situação de Puel. Continuo achando uma incógnita. Não dá para saber se ele está na corda bamba ou se já conseguiu certo conforto. Basta aguardar.

Próximo jogo: Lyon x PSG. Copa da Liga, oitavas de finais. O jogo será na quarta-feira (27/10/10), às 16h45, horário de Brasília.

FOTOS: L'Equipe / olweb.fr


ARLES 1-0: Dja Djedje



LYON 1-1: Briand

Nenhum comentário:

Postar um comentário