sábado, 12 de março de 2011

Lyon faz o feijão com arroz e ganha tranquilo

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Mesmo com desfalques, o OL não teve dificuldades para ganhar do Sochaux fora de casa. Destaque para o coletivo do time de Puel, fez o simples e ganhou com autoridade.




Stade Auguste Bonal, 27ª rodada da Ligue1. O time da casa, Sochaux, recebe o Lyon. Ambos os times necessitam da vitória. O OL quer alcançar a liderança, e precisa dos três pontos para não ficar atrás na corrida. Já o FCSM tem condições de lutar por uma vaga na Liga Europa e até mesmo Liga dos Campeões. Abriu a rodada em 8º colocado e tem potencial para chegar.

O time de Francis Gillot entrou em campo com alguns desfalques: Bréchet, Mikari, Brown, Butin e Anin estavam indisponíveis. A responsabilidade pela criação de gols ficava por conta do atacante Maïga e do arisco Boudebouz. Veja o time que começou a partida:




Claude Puel também entrou na 27ª rodada com desfalques consideráveis. Cris, Ederson, Cissokho e Gourcuff não estavam aptos para jogar. A chance foi dada novamente a Diakhaté e Pjanic. Na lateral-esquerda, Kolodziejczak tinha mais uma oportunidade de mostrar potencial. Abaixo, a escalação do Lyon:




Aos 7’, a primeira chance real de gol na partida. Lyon em contra-ataque puxado por Michel Bastos. Ele carregou a bola até a ponta esquerda do campo, esperou Lisandro passar, tocou e o argentino, com um toque sutil, encaixou no canto esquerdo de Cros. A bola passou muito perto, mas foi pela linha de fundo.

O Sochaux tinha sua personalidade. Sabia atacar, mas insistia em atuar pelo lado direito do campo, tentando forçar o erro do jovem Kolodziejczak, que atuava pela lateral-esquerda do Lyon. O OL era mais técnico, sabia o que fazer com a bola e tinha mais recursos em campo. Jogava com mais cautela nesse início de primeiro tempo. Aos 12’, já tinha chegado três vezes com perigo ao gol de Cros.

Aos 22’, o que parecia já estar previsto, aconteceu. Lisandro abriu o placar para o Lyon. A jogada surgiu em um toque de bola consciente no meio de campo. A bola chegou até Gomis, que prendeu, segurou, e esperou o argentino passar em profundidade. Assim que recebeu a bola, Licha saiu frente-a-frente com o goleiro e não perdoou. Tocou no canto esquerdo de Cros e saiu para o abraço. Lyon 1 a 0.

A primeira chegada do Sochaux, só aconteceu aos 27’, com Modibo Maïga. O atacante não ocasionou perigo. Apenas recebeu um cruzamento, e na entrada da área finalizou de cabeça. Sem qualquer tipo de dano à meta de Lloris.

Na segunda metade do primeiro tempo, o Sochaux deu uma acordada, avançou sua marcação a partiu pra cima. O Lyon, nesse momento, só jogava na base dos contra-ataques e ainda assim demonstrava ter mais qualidade de jogo. Boudebouz era a principal arma dos donos da casa e o único acima da média no Sochaux. Pelo OL, Kolodziejczak, apesar do nervosíssimo, fazia uma partida correta na marcação e mediana no apoio.

Após o intervalo, os times voltaram o mesmo. O Sochaux já tinha feito uma alteração aos 42’. Josse saiu aparentemente sentindo uma lesão, e para o seu lugar, entrou Bakambu. No Lyon, nada de mudanças.

A postura do Sochaux começou diferente no segundo tempo. Nos 15 primeiros minutos, pressão total do time de Gillot. Chegaram com perigo nesse tempo mais que em todo primeiro tempo. O Lyon tentava arrancadas com seus velocistas. Aos 52’, Michel Bastos saiu em disparada e recebeu falta do já amarelado Maïga. O árbitro Jean-Charles Cailleux se omitiu e hesitou em mostrar o segundo cartão ao atacante adversário, para desespero de Puel, no banco do Lyon.

E seguida a pressão dos donos da casa. Aos 60’, um lance de cruzamento na área do Lyon. Lloris saiu mal do gol e permitiu a cabeçada de Perquis. A bola estava para entrar no gol dos Gones, quando a defesa tirou em cima da linha e não permitiu o tento. A bola ainda rebateu no travessão, antes de aliviar o perigo.

Precisando da mais volume de jogo ao seu time, Puel fez uma alteração arriscada. Colocou Jérémy Pied no lugar de Lisandro Lopéz, o autor do primeiro gol. O argentino saiu com cara de poucos amigos e com uma feição quase resmungando. Mas a troca fez efeito. Dois minutos depois, aos 64’, Pjanic puxou contra-ataque, tabelou com Pied, que segurou bem e viu o mesmo Pjanic passando. O bósnio recebeu e marcou o segundo gol do OL no jogo.

Após o gol, os donos da casa, mesmo estando melhor em campo, precisavam mexer, até mesmo para tentar buscar o resultado em casa. Poujol substituiu o brasileiro Carlão, que até vinha jogando bem. Sochaux precisava buscar seu jogo e acertar o último passe, pois já conseguia penetrar na defesa, mas tinha dificuldade em finalizar.

Aos 77’, o Lyon fez duas alterações: Pjanic e Toulalan (amarelado) saíram para a entrada de Maxime Gonalons e Clement Grenier. Tecnicamente nada se altera na formação e no estilo de jogo. Posteriormente, a câmera da TV mostrou Toulalan no banco de reservas sentindo uma lesão no braço direito, fazendo compressa de gelo no local.

Após as trocas, o Lyon conseguiu equilibrar o jogo novamente. Isso deve-se muito em função da disposição do Sochaux também. O time já não tinha mais a mesma vontade do inicio da etapa final e demonstrava falta de garra para manter a mesma pegada e vigor que aparecia logo mais cedo.

Faltando três minutos para terminar o confronto, Gomis teve uma oportunidade de ouro para fechar com goleada. Ele tentou encobrir o goleiro Cros, mas a bola insistiu em não entrar. Passou a centímetros da meta. Mas vale ressaltar a bela jogada de Pied pelo lado direito. Entrou bem no jogo. Aos 89’, mais uma chance de Gomis. Agora dentro da pequena área ele teve a oportunidade de marcar. Dessa vez, foi o goleiro Cros quem evitou, fazendo uma bela defesa, se esticando todo para salvar o terceiro gol.

Por fim, até parecia que o Lyon poderia ampliar o marcador, mas não havia mais tempo. No último lance do jogo, Bastos quase fez, mas errou o chute em uma oportunidade fenomenal. Bom resultado do OL fora de casa.

Próximo adversário: Real Madrid! O tão esperado jogo de volta, no Santiago Bernabéu. Liga dos campeões, na quarta-feira (16/03/10). Às 16h45, horário de Brasília.




FOTOS: olweb.fr / L'Equipe / Ligue1.com


GOLS DA PARTIDA:

Nenhum comentário:

Postar um comentário