quarta-feira, 4 de maio de 2011

Lyon na penumbra

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


FOTO: Trivela

Em comunicado oficial, o Lyon desmentiu os rumores de que Claude Puel deixará o clube. Sempre que um voto de confiança aparece assim, desconfie. Ainda mais quando o treinador, contestado há tempos, não consegue conduzir sua equipe a uma vitória sobre o Toulouse. Com um time irregular, o OL trava com o Paris Saint-Germain um duelo de incompetência: qual deles será o menos incapaz de perder pontos bestas e se classificar para a próxima edição da Liga dos Campeões?

Após a derrota por 2 a 0 para o Toulouse, Puel mudou a rotina do Lyon. A segunda-feira, que tradicionalmente seria para folga, tornou-se dia útil com um treino leve. Além disso, o técnico teve uma conversa com o elenco, pouco depois de se encontrar com a diretoria do clube. Era necessária uma cobrança, ainda mais por conta da atuação completamente sem alma diante dos Violetas.

Resta saber até que ponto as palavras de Puel causam algum tipo de reação aos jogadores, exaustos do ponto de vista físico e psicológico. Há um nítido sinal de desconforto entre pessoas próximas ao presidente Jean-Michel Aulas. Este grupo questiona os plenos poderes dados ao treinador e a cega confiança do chefão em Puel, mesmo com os resultados pouco animadores em campo.

As principais críticas recaem sobre a falta de uma linha condutora de Puel em seu trabalho. As estatísticas jogam contra o treinador. Nas 44 partidas disputadas pelos lioneses nesta temporada, o treinador mudou a escalação inicial em 42 delas. As reclamações já vêm de longa data, mas Aulas parece dar de ombros para a “turma do amendoim” e sempre salienta a importância de seu amigo – embora fique cada vez mais difícil defendê-lo.

Para o Lyon, não se classificar para a LC seria o pior desastre desta temporada. Disputar o principal torneio interclubes do continente se tornou uma obrigação. Fica difícil não imaginar que o OL fique fora do grupo dos três melhores times da França. Puel está perto da façanha de nem subir ao pódio. Uma classificação para a Liga Europa simbolizaria um fracasso retumbante, tanto do ponto de vista esportivo como econômico. E, claro, significaria o adeus do treinador.

O Lyon participou das últimas onze edições da LC. A cinco rodadas do fim da Ligue 1 e com um confronto contra o OM por vir, o OL precisa reagir e apresentar uma feição completamente diferente da exibida em seus últimos jogos. Sonolento, medroso e sem ousadia, o time demonstra nervosismo com seus erros, como se viu na expulsão de Michel Bastos ao levar dois cartões em menos de cinco minutos. Sem um choque, não haverá grandes esperanças aos lioneses.

FONTE: Blog Trivela

Nenhum comentário:

Postar um comentário