domingo, 16 de setembro de 2012

Líder provisório

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Após boa vitória sobre o Ajaccio, Lyon fica na torcida pela derrota do Marseille, logo mais, para se manter na ponta do Francês




Depois de uma semana de pausa no Campeonato Francês, devido ao calendário FIFA, os jogos retomaram para essa quinta rodada. Com partidas acontecendo na sexta e no sábado, o Lyon fazia o penúltimo jogo da rodada, contra o Ajaccio, fora de casa. Com a vitória do Lorient, na manha do domingo, os Merlus ultrapassaram o OL na tabela. Entretanto, caso o Lyon vencesse, e o Marseille – que jogaria mais tarde – perdesse, os Gones assumiram a ponta da tabela do Francesão.

De novidades, Rémi Garde contava com o retorno do croata Dejan Lovren, que sofreu uma lesão na final da Copa da França, na última temporada, perdendo, inclusive, a Eurocopa. Ele formava dupla com Bisevac na zaga. No banco de reservas, duas novas contratações já disponíveis: Arnold Mvuemba e Fabián Mozón. Confira como ficou o time titular do Lyon na imagem abaixo:




Pelo lado do Ajaccio, Alex Dupont, que apontou o Lyon como um dos favoritos ao título no meio da semana, armou seu time numa espécie de 4-2-3-1, variando para o 4-1-4-1 ou 4-3-3, com o capitão Pierazzi e o volante Mostepha fazendo um importante papel no meio de campo. Entretanto, o ponto forte do Ajaccio é a defesa. No gol, o experiente Guillhermo Ochoa era o responsável por evitar os gols do OL. Carl Medjani, zagueiro argelino, também é um dos pilares do time que enfrentava o Lyon nesse domingo. Confira o time titular:




O Lyon começou ameaçando o Ajaccio no seu campo de defesa. Muita posse de bola e poucas chances de perigo. O time chegou a emplacar uma posse de bola de mais de 72%, mas sem assustar muito Guillhermo Ochoa.


Empurrado pela torcida, o OL chegou pela primeira vez aos 5’, após boa trama no campo de ataque e finalização de Grenier, de fora da área, que chegou a desviar na defesa antes de Ochoa fazer uma boa defesa e evitar o perigo.

Até os primeiros 20’, o Lyon era bastante superior em campo e continuava inexpressivo nas jogadas de real perigo. Aos 24’, Gomis recebeu bola na área, de costas para o gol, efetuou um bom giro e bateu pro gol. Memo Ochoa realizou uma ótima defesa e mandou para escanteio. Na cobrança,Grenier colocou na cabeça de Lovren, e o mal colocado goleirão mexicano falhou no lance. Placar aberto no Gerland. Lyon 1 a 0.


Após o gol, o Ajaccio não conseguia esboçar mais nenhuma reação. Era totalmente passivo no jogo e assista o OL tocar a bola no seu campo. Vercoutre quase não trabalhava em campo e só assista seu time pressionar. O Lyon chegaria com perigo, novamente, aos 36’, quando Gomis arriscou de fora da área, assustando Ochoa.

Gomis, que fazia um primeiro tempo excepcional, apareceria, de novo, aos 43’. Ele puxou contra-ataque pela direita, foi carregando a bola até chegar na entrada da área do Ajaccio. Ele tinha opções para tocar a bola, mas preferiu arriscar em direção ao gol. Assim como no último lance, a bola, novamente, passou com muito perigo pelo gol de Memo Ochoa. O Lyon era só pressão e bastante superior na partida.


O último lance de perigo do primeiro tempo, surpreendentemente, foi do Ajaccio. Michel Bastos fez uma virada de jogo esquisita e entregou nos pés de Belghazouani. O meia do Ajaccio avançou, e parou na saída de Vercoutre, que foi bem no lance. No rebote, a bola continuou com o jogador do Ajaccio que, sem ângulo, não conseguiu colocar a bola dentro das redes. Chance ótima de empate que foi desperdiçada.

No começo do segundo tempo, logo no primeiro minuto, O Ajaccio surpreenderia novamente. Mostefa levantou bola na área, e após cochilo da defesa dos Gones, o brasileiro Eduardo recebeu bola sozinho e cabeceou em direção ao gol. Vercoutre já estava batido no lance, mas a bola passou à direita da trave do OL.


Aos 16’ do segundo tempo, três trocas na partida. Pelo Ajaccio, saíram Belghazouani e Pierazzi, para as entradas de Mutu e Cavalli. Pelo Lyon, Briand entrou no lugar de Michel Bastos, que não fez uma partida muito participativa. Cinco minutos depois, Mvuemba faria sua estreia pelo Lyon. Grenier dava lugar ao volante do OL. Com isso, Malbranque teria mais liberdade no meio-campo.

Aos 23’ do segundo tempo, Gomis apareceria bem novamente, assim como o goleiro Guillhermo Ochoa. Após receber cruzamento na área, Gomis mergulhou e, de peixinho, finalizou. O goleiro mexicano, bem posicionado, defendeu com apenas uma das mãos, evitando o segundo gol do OL.


Quando o Ajaccio parecia esboçar uma reação, avançando suas linhas de ataque e querendo buscar o gol de empate, o Lyon deu um banho de água fria no adversário. Após lance de contra-ataque puxado por Jimmy Briand, e uma ótima assistência de Malbranque, o Lyon aumentou. Lisandro recebeu na área, e bateu colocado no canto direito de Memo Ochoa. 2 a 0.

Aos 36’ do segundo tempo, depois de entrar Monzón no lugar de Lisandro no OL, e Eduardo dar lugar a Delort no Ajaccio, os donos da casa poderiam ampliar ainda mais a sua vantagem. Após rápida jogada, Briand recebeu bola, já dentro da área, e bateu de primeira e Ochoa, novamente, realizou ótima defesa.


Por fim, o Lyon manteve a superioridade e conseguiu garantir o placar por 2 a 0. Vitória importante, maiúscula e convincente. O time jogou bem e criou oportunidades. É preciso ressaltar a rápida adaptabilidade de Malbranque ao time. Está sendo o diferencial no meio de campo. Sua experiência está fazendo bem ao time, principalmente para Grenier, que não se sente sobrecarregado e responsável direto por criar as chances do time. É inegável a evolução o time do Lyon em comparação com o final da última temporada e também ao começo do ano. Monzón e Mvuemba tem muito a acrescentar ao time. Sem falar que, finalmente, o Lyon arrumou os problemas no seu setor defensivo. Antes eram poucos jogadores a disposição naquela posição. Agora, existem bons nomes disponíveis.


Situação da 5ª rodada da Ligue1 antes de acontecer Nancy x Marseille

Próxima partida: O Lyon recebe o Sparta Praga no Gerland. Estreia na Liga Europa, quinta-feira, às 16h.

FOTOS: olweb.fr / L'Equipe / Ligue1.com


GOLS DA PARTIDA:



Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário