quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Em estreia na Liga Europa, Lyon faz o dever de casa

Maria Luiza Iubel
@maluiubel


Mesmo começando com o pé direito, OL quase se complica em partida que parecia estar controlada





O Lyon enfrentou, em casa, o Sparta Praga no primeiro jogo da fase de grupo da Liga Europa, válido pelo grupo I e venceu por 2 a 1. Após um primeiro tempo morno e um choque de cabeça de Dabo que resultou em um traumatismo craniano, o time francês fez dois a zero com Gomis e Lisandro Lopéz no começo do segundo tempo, mas tomou um gol de Krejíc após desatenção dos zagueiros.

Com a vitória, o time de Remi Garde ocupa a primeira colocação do grupo, já que Kiryat Shmona e o Bilbao emparatam. Agora, os franceses se preparam para enfrentar o time israelense em Kiryat Shmona enquanto o Sparta pega o Bilbao dentro de casa.

O JOGO:




O jogo começou truncado, com a bola parando no meio de campo. O Lyon tramava com Réveillère lançando Gomis, mas o atacante pecava nas finalizações. O Sparta Praga pouco ameaçou o gol de Vercoutre: a melhor chance foi aos 18’ quando Jarosik cobrou uma falta perto do gol francês. O time de Remi Garde empurrou o adversário para o campo ofensivo e passou a dominar as ações, mas sem efetividade.


Aos 22’, Gomis recebeu um belo lançamento de Grenier, escapou da marcação, mas chutou em cima do goleiro Vaclík – perdendo uma boa oportunidade. Continuando a pressão, Lacazette fez bom cruzamento para Bisevac, que cabeceou para fora. Lacazette, aliás, levou cartão amarelo logo depois por simular um pênalti.


Pelo lado do time tcheco a dupla de atacantes Kweuke e Kadlec passaram a maior parte do primeiro tempo isolados na frente, tentando aproveitar as poucas bolas que chegavam a eles. Aos 31’, Gomis teve mais uma boa chance de abrir o placar, mas Vaclík fez ótima defesa, saindo no tempo certo. O time francês tentava pressionar o adversário, mas continuava jogando de maneira lenta e pecando na finalização. Grenier tentou descer algumas vezes pelo lado esquerdo, mas sem sucesso.


Aos 37’, uma cena forte no Stade de Gerland preocupou a todos. Após choque de cabeça com Kaderábek, Dabo caiu inconsciente no gramado e teve uma convulsão. Os médicos entraram em campo para atender o jogador que, apesar de ter ficado alguns minutos desacordado, saiu de campo consciente. Por precaução, foi substituído por Umtiti. Sem criatividade, as duas equipes terminaram o primeiro tempo pensando em como o jogo poderia melhorar.


Procurando a vitória em casa, o Lyon começou o segundo tempo indo para cima. Logo nos primeiros minutos Gomis recebeu um cruzamento de Lacazette e chutou forte, mas a bola foi para fora. Minutos seguintes, Lisandro chutou forte de fora da área, mas o goleiro fez grande defesa e espalmou a bola para fora. Mas a pressão deu certo. Aos 14’, Gomis abriu o placar após escanteio cobrando por Grenier, cabeceando forte e desviando de leve na zaga - sem chances para Vaclík.


O Sparta nem teve tempo de se recuperar quando levou o segundo gol aos 17’, Lisandro Lopéz aproveitou uma bola dentro da área, após boa jogada de Gomis, e ampliou o placar para os franceses. 2 a 0.


Grenier teve a chance de ampliar o placar após cruzamento de Lacazette, mas, sozinho, chutou na trave. Pressionado, o Sparta viu o seu goleiro trabalhar muito e salvando o time em diversas oportunidades, como no chute forte de fora da área de Gonalons. Mas aos 32’, o time tcheco diminuiu com o gol de Krejci, que chutou forte no canto esquerdo de Vercoutre após passe de Kadlec.


O gol animou os tchecos que começaram a aproveitar as falhas na zaga francesa para arriscar chutes. O Lyon tentou acalmar o jogo. Malbranque, em seu último chute antes de ser substituído, chutou forte para a grande defesa do goleiro. O comandante francês preferiu reforçar a defesa do time com a entrada do volante Fofana e o jogo voltou a ficar morno, assim como no primeiro tempo. Se o jogo não empolgou o torcedor, pelo menos serviu para conquistar os primeiros pontos na Liga Europa.


Próximo adversário: domingo, 23 de setembro, às 16h, contra o Lille, no Grand Stade. Jogo válido pela 6ª rodada da Ligue1.



FOTOS: olweb.fr / L'Equipe


GOLS DA PARTIDA:


Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário