domingo, 8 de janeiro de 2017

Lyon não toma conhecimento do Montpellier e mete cinco

Filipe Frossard Papini
Twitter: @FilipeDidi / Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais


Fekir foi um dos destaques da partida com um gol e três assistências. Cornet também brilhou, marcando dois gols e dando o passaporte para o OL nos 16 avos de final da Copa da Frana, contra o Marseille




O ano de 2017 finalmente começou para o Lyon. Na noite deste domingo, os Gones receberem o Montpellier, no Parc OL, pelo 32 avos de final da Copa da França, torneio que é considerado um dos mais tradicionais e ecléticos de todo o futebol. Com poucos desfalques de cada lado, o objetivo de ambos os clubes era avançar na competição e pegar um atalho em um torneio de tiro curto para, quiçá, pegar uma classificação para a Liga Europa no fim do torneio. O recesso, certamente, era o grande empecilho para ambos.

Pelo lado do Lyon, Bruno Génésio tinha desfalques de três jogadores. Tolisso, ainda se recuperando de uma lesão sofrida no ano passado, era peça fora do tabuleiro. Além dele, dois outros jogadores foram convocados para seus seleções na Copa Africana de Nações e podem ser ausências durante muito tempo – dependendo do desempenho de seus países. Ghezzal e N’Koulou representam Argélia e Camarões, respectivamente. Fora isso, o elenco estava forte para o primeiro jogo do ano. Confira:




Frédéric Hantz, treinador do Montpellier, certamente tinha nesse jogo uma das grandes apostas na temporada. O clube já não almeja muitas coisas na Ligue1 e vencer uma competição como essas, ou mesmo chegar longe, pode ser o grande alento para o seu trabalho ao longo de toda a temporada. Como ausências, Daniel Congré e Casimir Ninga, ambos lesionados dificultavam o trabalho do técnico. Ainda assim, o MHSC contava com nomes interessantes e que poderia trazer trabalho ao OL. Souleymane Camara e Morgan Sanson são bons exemplos. Confira como ficou escalado:




Com o apito do árbitro e Letexier François parecia que só um clube havia entrado em campo. Foi logo no primeiro minuto de jogo que Lacazette recebeu na entrada da área, tentou tirar do goleiro Pionnier e finalizou pra fora, passando pelo lado esquerdo do goleiro. O lance serviu para inflamar a torcida que não estava presente em bom número, mas entoava cânticos há meia hora antes do jogo começar.

Logo aos 4’ de jogo, a torcida empolgada seria agraciada com o primeiro gol da partida. Em cobrança de falta perto da lateral do lado esquerdo do ataque do OL, a bola foi levantada na área por Mathieu Valbuena. Enquanto todo mundo esperava a bola no miolo da área, o meia achou Lacazette logo no primeiro pau. Ele, sem marcação, dominou e só teve o trabalho de girar para o gol a bater. 1 a 0!

Após o primeiro gol, o time visitante até tentou esboçar uma ligeira reação. Primeiro com Lasne e depois com Marveaux. Dois chutes de fora da área que até levaram um ligeiro perigo, mas era o Lyon quem ditava o jogo naquele momento. Em cobrança de escanteio pelo lado direito, Fekir tentou cruzar, a zaga rebateu. A bola voltou para Fekir que, dessa vez, conseguiu colocar na cabeça do jovem Mouctar Diakhaby, que subiu mais alto que todos e marcou o segundo aos 9’ de jogo! 2 a 0!

O placar precoce não deixou o Lyon acomodado, muito pelo contrário. Abatido, o time visitante já adormecia em campo e deixava o OL tocar a bola quase dentro de sua própria área. Aos 14’, Valbuena teve uma ótima oportunidade para ampliar o marcador, mas Pionnier apareceu para desviar para escanteio. A zica era tamanha para o MHSC que Morgan Sanson, um de seus principais jogadores, saiu antes dos 20’, sentindo dores, para dar lugar a Deplagne.

Aos 31’, o OL teve mais uma excelente chance para colocar mais um gol no placar. Com um passe mágico, Cornet cortou verticalmente toda a defesa adversária e Lacazette saiu sozinho de frente com o goleiro Pionnier. O artilheiro do OL conseguiu tirá-lo do lance, mas perdeu um pouco de ângulo, na hora de finalizar, Vitorino Hilton apareceu para salvar e tirar a bola em cima da linha.

Antes ainda do fim do primeiro tempo, aquilo que estava se desenhando finalmente aconteceu. O Lyon ampliou para 3 a 0 e, dessa vez, quem marcou foi Nabil Fekir. O meia roubou a bola no meio de campo, carregou, tabelou com Lacazette e recebeu na entrada da área. O goleiro Laurent Pionnier tentou fechar seu ângulo ao sair nele. Mais esperto, Fekir só deu um toque por cima e a bola entrou suavemente na rede. 3 a 0!

Diferentemente do primeiro tempo, na segunda etapa, o OL começou muito menos intenso. Claro que o placar extremamente favorável era motivo para o time segurar o freio e ir jogando com mais calma, até mesmo para se poupar do desgaste físico. Com o jogo totalmente dominado, o segredo era fazer o feijão com arroz, não deixar o adversário chegar e controlar o placar, ao som da torcida que empurrava.

Aos 16’ do segundo tempo, quem surpreendeu foi o Montpellier. Em jogada despretensiosa pelo meio de campo, Sessègnon poderia dar segmento na jogada abrindo com um passe pelo lado direito, mas o meia preferiu arriscar dali mesmo e com um chute fortíssimo e cheio de veneno, mirou o ângulo de Anthony Lopes que quase foi surpreendido com a pancada. Bem posicionado, evitou o gol de honra dos adversários.

Antes mesmo dos 20’ do segundo tempo e já com a partida dominada, Bruno Génésio decidiu fazer duas alterações de uma vez só. Colocou Ferri e Darder nos lugares de Valbuena e Tousart. Claramente, o treinador já queria poupar seus jogadores para o restante do jogo. Mas a troca surtiu efeito imediato e o 4º gol apareceu. Fekir dominou na entrada da área, achou Cornet passando por de trás da zaga. Ele recebeu, tirou o goleiro e empurrou para as redes. 4 a 0!

E não parava por aí. O Lyon teve tempo para mais. Novamente apareceria a dupla Fekir e Cornet. Dessa vez não foi uma troca de passes na entrada da área. Pelo lado esquerdo do ataque, Fekir olhou pra área, fez o levantamento e, muito mais alto que toda a zaga, Cornet subiu e empurrou para as redes. 5 a 0! Vale lembrar que minutos antes, Lacazette havia perdido um gol em cima da linha por causa do montinho que lhe atrapalhou. O OL esmagava o Montpellier.

Depois do gol, Génésio sacou Cornet e colocou o jovem Jean-Philippe Mateta no jogo. Com o jogo propício, era o momento oportuno pro jovem centroavante mostrar serviço. Mas o OL perdeu duas chances claras de gol na sequência. A primeira com Fekir, que chutou fraco um cruzamento certeiro e deu de bandeja para o goleiro e depois foi o próprio Mateta que esperava demais a bola vir pronta, antes da zaga cortar certeiramente.

O MHSC também perderia uma chance clara antes dessas duas, Skhiri, na marca do pênalti, bateu de tornozelo e mandou bisonhamente pra fora. Esse e o chute anterior de Sessègnon, talvez tenham sido as duas únicas chances boas de gol do time visitante. O Montpellier, definitivamente, assistiu o passeio que o OL aplicou no primeiro no segundo tempo. O resultado foi de 5 a 0, mas poderia ter sido sete, oito...

No próximo domingo, (15/01), o OL volta aos gramados, desta vez fora de casa, para enfrentar o Caen. O jogo é válido pela 20ª rodada do Campeonato Francês, abrindo o segundo turno da competição. A partida será às 14h do horário de verão de Brasília. Até lá!

FOTOS: olweb.fr


OS GOLS DA PARTIDA:


Quer mais informações sobre o Lyon via BrasiLyonnais? Clique nos botões abaixo e siga-nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário