domingo, 7 de outubro de 2018

Mbappéste!

Filipe Frossard Papini
Twitter: @FilipeDidi / Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais


Kylian Mbappé marca quatro gols em 13 minutos e amassa o Lyon no Parc des Princess. Neymar também marcou de pênalti na vitória acachapante de 5 a 0!




Domingo de eleição no Brasil, na França, clássico! O Lyon encarava o líder invicto PSG. Jogo que colocava frente a frente aquelas que são, talvez, as duas melhores equipes da Ligue 1 no momento – mesmo que a tabela diga outra coisa. Pelo OL a expectativa é fazer algo similar ao que foi feito na Inglaterra há duas semanas, quando bateram, surpreendentemente, o Manchester City dentro da casa deles pela Liga dos Campeões. O cenário é parecido. Um imenso favoritismo e jogando fora de casa. Ainda assim, nem mesmo o torcedor mais fanático acreditava que o raio poderia cair duas vezes no mesmo lugar, mas a pontinha de esperança existia.

O time da casa ia pronto com força máxima com as peças que tinha. Sem Daniel Alves, Kurzawa e Nkunku machucados, além de Rabiot suspenso, o time ia a campo com Marquinhos, mais uma vez, jogando improvisado de volante, enquanto a zaga era formada por Kimpembe e Thiago Silva. Na frente, o quadrado mágico estava presente fechando o 4-2-3-1. Neymar, mais centralizado, encostava em Cavani, enquanto Di María aparecia aberto pela esquerda e Mbappé, na velocidade, pela direita. Sem os dois laterais titulares, Bernat e Meunier foram os escolhidos, assim como Buffon foi pro gol no já declarado revezamento com Aréola. Veja abaixo o time inicial:




Para tentar surpreender o adversário, desta vez, Bruno Génésio não ousou como havia feito contra o City. Apenas uma peça soou estranho aos olhos do torcedor: Marcelo começava no banco de reservas. O principal zagueiro do time foi preterido por Morel, que faria dupla com Denyaer, nesta partida. Na lateral, Rafael mais uma vez foi escolhido na intensa disputa com Dubois. Tousart volta ao time no lugar de Diop, enquanto Traoré, Aouar, Fekir e Memphis Depay completavam o quadrado. Sendo assim, Moussa Dembélé, centroavante contratado a peso de ouro no começo da temporada, mais uma vez era sacado do time titular e começava no banco. Abaixo é possível ver como o OL começou o duelo:




Com a bola rolando no Parc des Princes, tudo parecia que seria equilibrado. Quem começou no ataque foi o Lyon e Memphis Depay parecia querer jogo. Mas em uma dessas jogadas ofensivas, logo aos 3’ de partida, Thiago Silva deu uma entrada em Fekir, torceu o tornozelo do capitão do OL, que precisou deixar o gramado. Cornet foi para o campo e Aouar acaba por ficar mais centralizado na antiga posição de Fekir.

Quando parecia que ia começar ruim, o pior ainda estava por vir. Logo após a entrada de Cornet, Mbappé conseguiu uma jogada em profundidade, passou como quis pelo Mendy e sobrou apenas Lopes no seu caminho. O goleiro do OL acabou derrubando o velocista e o pênalti foi marcado pela arbitragem. Na cobrança, e com muita tranquilidade, Neymar abriu o placar logo aos 6’: 1 a 0!

Depois de marcar seu gol, o PSG não apertou mais. Decidiu adotar uma postura mais precavida e se manteve um pouco no campo defensivo. O Lyon chegou a acumular mais de 70% de posse de bola em determinado momento mas, ainda assim, finalizava pouco à meta de Buffon. As melhores chances foram criadas em lances de bola parada e, mesmo assim, sem muito perigo também. Faltava mais verticalidade.

A primeira luz no fim do túnel para o OL aconteceu aos 34’. Tanguy Ndombele fazia fila no meio de campo, driblando todo mundo, e acabou sendo derrubado por Kimpembe. O VAR acabou sendo acionado, já que o zagueiro havia recebido apenas o amarelo. Com a TV, deu pra ver que a falta foi mais grave ele acabou sendo expulso. Kehrer acabou, portanto, entrando no lugar de Cavani.

Nem demorou muito para o Lyon mexer pela segunda vez. E a segunda por lesão. Rafael deixou o campo com fortes dores no ombro e acabou dando lugar a Leo Dubois. O primeiro tempo ia acabando com o OL melhor em campo, porém pouco efetivo. Só que nos acréscimos, mais um duro golpe ao Lyon: Tousart viu o segundo amarelo e deixou tudo empatado em número de atletas: 10 a 10!

Sem aquela vantagem construída por numero em campo, o Lyon tinha que voltar com força máxima para o segundo tempo e quase conseguiu empatar nos primeiros minutos. Em bola na área, Cornet apareceu frente a frente com Buffon e desperdiçou. Depois, foi a vez de Thiago Silva tentar rifar uma bola e ela bater na cabeça de Cornet e voltar na trave. Na sequência do lance, foi Mbappé quem acabou acertando a trave, mas do outro lado, em lance rapidíssimo de contra-golpe.

Mbappé, inclusive, voltou para o segundo tempo com outra pegada. Em dois lances, ele foi parado por Lopes. Na primeira, o goleiro saiu aos pés dele. Na segunda, um chute dentro da grande área que foi bem rebatido. Na terceira, sem chances. O menino chutou forte no cantinho. A bola bateu nas duas traves antes de entrar para o segundo gol ser computado. Uma ótima jogada de Neymar, inclusive, antes da bola cair nos pés de Kylian. 2 a 0!

O garoto de ouro estava “on fire”. Não demorou quase nada para o PSG ampliar mais uma vez e fazer o terceiro. A jogada surgiu de forma toda embolada na área do OL. De repente, sobrou para Marquinhos que, já dentro da grande área, foi até o fundo e cruzou rasteiro. Lá estava Mbappé para conferir, chegando mais rápido que toda a defesa adversária e se antecipando para marcar o 3 a 0!

E claro que havia caixa para mais. Naquele momento em que tudo parecia fácil, o mesmo Mbappé recebeu quase na linha do meio de campo e só teve o trabalho de carregar na velocidade. Ninguém conseguiu alcança-lo. Ele foi caminhando e sua velocidade peculiar e, quando se aproximou do gol, mandou um foguete no ângulo. Irrepreensível. Um golaço para sacramentar o espancamento! 4 a 0!

E você acha que acabou? Nada disso. Tinha espaço para mais um e outro dele: Mbappé marcou o 5º depois de um intenso bate-rebate na área. A bola caiu nos pés dele e só assim entrou. 5! Depois do gol, Draxler entrou no time para a saída de Verratti. Depois foi o OL quem trocou. Saiu Cornet para a entrada de Diop. Por fim, Diaby entrou no lugar de Di María, fechando todas as alterações do jogo.


Quando o 5 a 0 apontava o placar, o PSG finalmente decidiu colocar o pé no freio. A situação já tava feia. Mbappé já era o recordista histórico da Ligue 1: o mais jovem jogador a marcar quatro gols em um mesmo jogo. Por fim, dois lances plásticos deram fim ao jogo. De um lado, Memphis Depay tentou encobrir Buffon, que tirou com a pontinha dos dedos. No finzinho, foi Neymar quem tentou um voleio e mandou para longe, e mesmo assim arrancou o delírio da torcida que já estava fazendo uma festa imensa.

A partida mostrou ao Lyon que o time precisa melhorar muito para querer almejar alguma coisa nesta temporada. Isso incluiu a Ligue 1 e a própria Liga dos Campeões, assim como as ligas caseiras (Copa da Liga e Copa da França). O PSG é o time a ser batido em todas elas. Entrar com a postura que entrou hoje e passar uma vergonha mundial, não está no script, e  Bruno Génésio tem responsabilidade sobre isso.

O OL só volta ao campo no dia 19, sexta-feira, sem ser nesta, na próxima. Isso acontece em função das datas Fifa. O adversário será o Nîmes Olympique, às 16h45 do horário de Brasília. Jogo válido pela 10ª rodada do Campeonato Francês. Até

FOTOS: France Football / ol.fr
CAMPINHOS: L'Equipe


MELHORES MOMENTOS:

(se o vídeo acima não rodar. CLIQUE AQUI) 


Quer mais informações sobre o Lyon via BrasiLyonnais? Clique nos botões abaixo e siga-nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário