sábado, 31 de agosto de 2019

Expulsão de brasileiro complica estratégia e Lyon sofre empate em casa contra o Bordeaux

Filipe Frossard Papini
Twitter: @FilipeDidi / Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais


O volante Thiago Mendes viu o segundo amarelo no comecinho do segundo tempo e acabou complicando um jogo em que poderia ser uma fácil vitória do OL




O Lyon começou a temporada a todo vapor. Venceu com muita propriedade jogos contra o Monaco e Angers. A partir dali a torcida começou a ficar até mesmo com um pouquinho de expectativa além do esperado para o decorrer da temporada. Eis que o Montpellier apareceu e colocou panos quentes na situação. A vitória magra por 1 a 0 foi o suficiente para o OL acordar para a realidade e encarar o campeonato com mais pé no chão. E o jogo de hoje, diante do Bordeaux em casa, era o momento certo para ver o poder de reação do time comandado pelo brasileiro Sylvinho.

Ele mandou a campo um time, inclusive, com quatro mudanças em relação ao que vinha jogando nas outras rodadas. A começar pelo lado esquerdo. Ele não podia contar com o lesionado Marçal e o suspenso Koné. Optou por improvisar Léo Dubois na posição, que é o titular do lado direito. Sendo assim, Kenny Tete herdou a vaga. Rafael, outro lateral direito, acabou ficando no banco. No meio de campo, Tousart foi sacado. Thiago Mendes ocupou a vaga de primeiro volante e abriu espaço para o estreante Reine-Adélaïde. Na frente, Dembélé e Traoré também não começavam, dando lugares a Cornet e Terrier. Veja como ficou:




Pelo lado do Bordeaux, o português Paulo Sousa vinha com uma formação ousada para enfrentar o Lyon fora de casa: o 4-2-3-1 bastante ofensivo. O quarteto da frente, formado pelo sul-coreano Hwang, o nigeriano Kalu, e os franceses De Préville e Briand era um perigo latente, sendo o último um jogador sedento por cometer a lei do ex, assim como fez no último confronto contra o OL, onde marcou um gol e deu uma assistência. Ponto curioso nessa formação do Bordeaux era sua linha de defesa. Os quatro jogadores são contratações que chegaram nesta temporada ao clube. Veja como ficou:




O jogo começou bem quente no Groupama Stadium. Muita pressão da torcida, cânticos incentivando e fumaça de sinalizadores que podem até mesmo gerar multa ao clube. Mas também tinha Aouar destilando seu brilho. Logo aos 3’ recebeu bola na entrada da área, conseguiu se desvencilhar de dois atletas e pecou na finalização, chutando forte nas mãos do goleiro Costil. Era a primeira chance do OL no jogo.

O Bordeaux parecia inerte nos primeiros momentos do jogo. Era o Lyon quem procurava jogo e chegou com perigo novamente aos 19’ de bola rolando. Um cruzamento de escanteio de Memphis Depay acabou achando o zagueiro Andersen sozinho na área. O grandalhão chegou a encostar na bola, mas o desvio não foi o suficiente para coloca-la em direção ao gol. Qualquer mínimo encostão maior seria gol, por azar do recém contratado.

Quando o jogo parecia que ia desandar e tomava um ritmo lento, o Lyon conseguiu um contra-ataque fulminante. Puxado, principalmente, por um passe incrível de Martin Terreir pelo lado esquerdo do campo. Ele achou Memphis Depay se deslocando com muita velocidade e a bola acabou encontrando o holandês, que só teve o trabalho de partir em velocidade e bater cruzado na hora de entrar na área: 1 a 0!

Estando na frente ou não no placar, o mais curioso do primeiro tempo é que o Bordeaux não conseguiu exercer qualquer tipo de superioridade. Praticamente a bola não chegou até Anthony Lopes, salve lances esporádicos de tentativas de alçadas de bola. Nenhuma delas chegou com perigo ao goleiro português, o que deu uma certa tranquilidade ao OL em toda primeira etapa, apesar de não exercer um jogo envolvente.

A grande dificuldade que o Lyon tinha nesse confronto era a dificuldade em tomar espaços no campo adversários. Até conseguia ter a posse de bola, mas ela se concentrava muito na região central do campo. A falta de criatividade forçava passes para os lados e para trás, na simples tentativa de achar alguma brecha para uma bola esticada ou algo do tipo. Não haviam trocas de passes mais curtas ou tentativas de tabela. E é nesse ponto que Fekir faz mais falta ao time.

A primeira etapa terminava com 50% de posse de bola para os dois times e o Lyon finalizando apenas três vezes ao gol do Costil, com o Bordeaux sem criar qualquer oportunidade. O fenômeno explica-se muito pela falta de entrosamento em dois elencos com peças novas, mas que ao mesmo tempo preocupa um pouco, ainda mais que a Liga dos Campeões está chegando e deslizes assim não podem acontecer que será fatal para os Gones.

Na segunda etapa, os times voltaram sem mudanças, mas a postura do Bordeaux melhorou um pouco. Até mesmo para defender o placar, o Lyon acabou recuando um pouco mais e isso possibilitou uma chegada mais volumosa do time visitante. Mas o volume significava qualidade. O mesmo problema de não conseguir finalizar ao gol acontecia da mesma forma e não parecia que isso iria se alterar.

Se o OL já tinha começado o segundo tempo com o pé no freio, a situação se complicou muito mais aos 16’. Thiago Mendes cometeu uma falta dura e, como já tinha visto o amarelo no comecinho do jogo, acabou sendo expulso justamente. Era o tempero que o Bordeaux precisava para crescer no jogo. Tousart entrou no lugar do estreante Reine-Adélaïde e o time visitante começou sua ofensiva.

Não demorou nem mesmo cinco minutos após a expulsão para o empate aparecer no placar no Groupama Stadium. Tudo aconteceu depois de uma bola cruzada que desviou na zaga. Lopes rebateu e o rebote ficou nos pés de De Préville, que arrematou. Lopes novamente apareceu e operou um milagre. Na sequência, não teve como e Briand acabou empurrando para as redes decretando o 1 a 1 aos 21’ da etapa final.

Paulo Sousa mexeu duas vezes em pouco tempo depois do gol. Saíram Tchouaméni e Hwang para as entradas de Adli e Benrahou, respectivamente. E só dava Bordeaux. O time visitante criou tudo que não havia conseguido criar no primeiro tempo. E assustava. Pareciam bem perto do segundo gol. Sylvinho também mexia, colocando Traoré no lugar de Cornet, mas era praticamente seis por meia dúzia e não resolveria o problema.

Os minutos seguintes foram de pavor e tensão para os mais de 50 mil torcedores presentes no Groupama Stadium. O time acuado e sendo pressionado pelo Bordeaux que foi inócuo durante mais da metade do jogo. A expulsão, que poderia ter sido evitada, complicou uma partida que estava com a faca e o queijo na mão para ser ganha – bastava segurar o resultado e jogar como jogou durante a etapa inicial.

Nos últimos minutos, duas trocas para os dois times. No Bordeaux, Josh Maja foi pro lugar de Jimmy Briand. No Lyon, saia Memphis Depay para dar lugar a Jean Lucas. Com os dois autores dos gols fora, sintomaticamente, nada mais foi criado na partida acabou terminando assim, num empate que poderia fácil fácil ter sido uma vitória do OL se tivesse tido uma mentalidade menos ansiosa na segunda etapa.

Os campeonatos europeus agora dão uma pausa na próxima semana em função das datas Fifa. O Lyon só volta a jogar no dia 13 de setembro, uma sexta-feira, às 15h45 e terá o Amiens como adversário, fora de casa. O jogo será válido pela 5ª rodada da Ligue 1 e vai ser o último antes do primeiro confronto pelo Grupo G da Liga dos Campeões. Até lá!

FOTOS: ol.fr
CAMPINHOS: L'Equipe


MELHORES MOMENTOS:
(se o vídeo acima não rodar. CLIQUE AQUI) 


Quer mais informações sobre o Lyon via BrasiLyonnais? Clique nos botões abaixo e siga-nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário