terça-feira, 6 de agosto de 2019

A temporada já vai começar: será que o Lyon de Sylvinho está pronto? Confira o que vem para o ano de 2019/20 no OL!

Filipe Frossard Papini
Twitter: @FilipeDidi/Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais

Uma nova era inicia-se no Olympique Lyonnais! Juninho e Sylvinho estão preparados para esta transição?



Os mais novos talvez nem sequer lembram e só devem ter visto no YouTube, mas no começo deste século, antes mesmo do PSG glamourizar o Campeonato Francês e impor sua superioridade financeira, o Lyon foi quem tomou conta do pedaço. Emplacou sete títulos consecutivos e sem aporte estrangeiro nos cofres. Todo aquele momento foi chefiado por uma trupe de brasileiros no elenco, começando por Sonny Anderson, passando por Edmílson, Caçapa, Élber, Nilmar, Cris, Fred, Anderson, Fábio Santos, além, é claro, dele: Juninho Permanbucano. Tratado como ídolo máximo, o meia que também deixou passagens marcantes no Vasco e no Sport agora retorna ao clube como diretor esportivo. Mas o que já podemos ver de mudanças? O que esperar da temporada?

Quando a gente olha para o atual time do Lyon e compara com o da temporada anterior, é fácil detectar: há uma transição. Peças importantíssimas saíram. O time perdeu praticamente a sua espinha dorsal, formada por Mendy, Ndombele e Fekir. Pra muitos torcedores, os três poderiam ser considerados - junto com o goleiro Lopes que ainda permanece - os quatro pilares do time. Mas isso agora é passado. Além deles saíram Ferri, o goleiro reserva Gorgelin e o experiente zagueiro Morel. Martins-Pereira, Owusu, Cognat e Kemen, que eram frequentes no time B, também deixaram os leões franceses. Acima disso tudo, claro, o trabalho do técnico Bruno Génésio também chegou ao fim depois de três temporadas e meia sem qualquer troféu levantado.


SAÍDAS:
  • Ferland Mendy (Real Madrid-ESP): 48 (+5) milhões de euros
  • Christopher Martins-Pereira (Young Boys-SUI): 2 (+0.5) milhões de euros
  • Jordan Ferri (Montpellier): 2 (+1.2) milhões de euros
  • Elisha Owusu (Gent-BEL): 1 milhão de euro (+ 20% de futura venda)
  • Mathieu Gorgelin (Le Havre): sem custos
  • Tanguy Ndombele (Tottenham): 60 (+10) milhões de euros
  • Olivier Kemen (Niort): sem custos
  • Hamza Rafia (Juventus-ITA): 400 mil euros (+5 milhões de euros + 20% de futura venda)
  • Jérémy Morel (Rennes): sem custos
  • Nabil Fekir (Betis-ESP): 19,75 (+10) milhões de euros (+20% de futura venda)
  • Yassin Fekir (Betis-ESP): sem custos (+50% de futura venda)
  • Gédéon Kalulu (Ajaccio): valores não revelados
  • Timothé Cognat (Gent-BEL): 70 mil euros



Em contrapartida, o mercado de entradas também vem sendo agitado. Chegaram os brasileiros Jean Lucas e Thiago Mendes, o zagueiro Joachim Andersen, o lateral Youssouf Koné, além do experiente goleiro Ciprian Tatarusanu. Todos eles já chefiados pela nova dupla que comanda a parte esportiva: o já citado Juninho Pernambucano, além do novo treinador do clube, o brasileiro Sylvinho. Para os torcedores, ainda faltam peças. A principal reclamação é para o setor ofensivo. Alguém para suprir a ausência doída de Fekir. Será que o jovem Aouar conseguirá dar conta do recado ou é preciso um alguém mais? O mercado se encerra no próximo dia 2 e nomes podem surgir, apesar da diretoria dizer que está tudo praticamente fechado – sem dar brecha para um encerramento, mas também não querendo dizer que mais alguém pode chegar.


ENTRADAS:
  • Ciprian Tatarusanu (Nantes): sem custos
  • Jean Lucas (Santos-BRA): 8 milhões de euros
  • Thiago Mendes (Lille): 22 (+4.5) milhões de euros
  • Youssouf Koné (Lille): 9 milhões de euros (+ algum porcentagem de futura venda)
  • Joachim Andersen (Sampdória-ITA): 24 (+6) milhões de euros
  • Nicolas Fontaine (RB Leipzig-ALE): sem custos - TIME B
  • Héritier Deyonge (PSV-HOL): 220 mil euros - TIME B
  • Eli Wissa (Laval): sem custos - TIME B



No papel, tudo fluía bem, o planejamento seguia a todo vapor e o Lyon tinha a faca e o queijo na mão para começar a temporada. Até que vieram os jogos de pré-temporada e, digamos, “a vista escureceu” para o comando técnico. O desempenho nos cinco jogos amistosos foi bastante abaixo do esperado, com quatro derrotas e somente uma vitória diante do Arsenal. Uma dessas partidas, em específico, chamou a atenção de Juninho de forma bem negativa. Ele, inclusive, fez duras críticas nesta segunda-feira (5) na TV institucional do clube. Reclamou bastante da falta de apego coletivo dos jogadores e tocou num ponto interessante: disse que faltou “alma” para os jogadores diante da derrota por 3 a 0 contra o Bournemouth-ING a ponto de ter sido “muito difícil de assistir ao jogo”, segundo o agora diretor do clube.

Reparou em um termo interessante? “Alma”. Este conceito um pouco abstrato foi um ponto importante que o outro brasileiro, o Sylvinho, disse na sua primeira entrevista coletiva com o uniforme do Lyon. Ao ser perguntado como é sua característica de jogo preferida, o ex-auxiliar de Tite disse que joga no 4-3-3, gosta de pressionar o adversário e citou quatro conceitos imprescindíveis: “Vou começar falando os outros e depois falo do primeiro. Priorizo, em segundo lugar, a qualidade técnica do atleta; em terceiro, a organização tática; em quarto, a qualidade física; e, em primeiro: não se joga futebol sem inspiração e sem alma. De que maneira que nós vamos trabalhar todos os conceitos, mas o primeiro é esse: não faltar nem inspiração e nem alma neste time".




Acontece que foi exatamente isso que faltou nesses cinco primeiros jogos: inspiração e alma. Tudo bem que podemos dizer que eram partidas que pouco valiam, mas ainda assim é algo a se ficar de olho e ligar a luzinha de “atenção”. Afinal de contas, a Ligue 1 já começa nesta sexta-feira com o próprio Lyon encarando o Monaco. Tá certo que o time do Principado flertou com o rebaixamento toda a temporada passada, mas ainda assim é um adversário a se ficar de olho, muito em função da qualidade individual de seus jogadores. Para este primeiro momento do Campeonato Francês, certamente vai fazer a diferença aquele time que melhor se preparou na pausa. E o OL dá sinais de que essa transição vai ser bem mais complicada do que se pensava. E o torcedor, claro, vai precisar de muita paciência, uma vez que é preciso sempre lembrar que a mudança perpassa por um treinador estrangeiro que ainda nem mesmo sabe falar a língua francesa, tornando o processo naturalmente mais lento.

O mais curioso disso tudo é que, assim como aquele elenco do começo dos anos 2000, o OL atual também está recheado de brasileiros. Só que desta vez, nenhum deles tem cacoete ofensivo: Rafael (lateral direito), Fernando Marçal (lateral esquerdo), Marcelo (zagueiro), Jean Lucas e Thiago Mendes (volantes). E ainda tem o plus do Fernando Lázaro, assistente de vídeo que o novo técnico do Lyon tirou da Seleção Brasileira e levou com ele para esse projeto na França, além de Cláudio Caçapa, que já integra a comissão técnica há quase três anos. Qual desses entrará para a história do clube e trilhará caminhos tão gloriosos como aqueles de outrora?




Sobre a temporada que se inicia, falar que o Lyon tem capacidades de rivalizar com o PSG é ser otimista demais. No primeiro momento, é complicado dizer se, inclusive, este atual elenco é melhor que o da temporada anterior. O grande diferencial pode estar justamente naquele elemento abstrato que já falamos: alma! Isso sempre faltou no comando de Bruno Génésio e a impressão que passava ao torcedor era que o time sempre poderia render mais e nunca conseguia isso. Esta, talvez, seja a principal missão de Juninho e Sylvinho. Fazer render aquilo que se espera dos jogadores. Extrair o máximo da qualidade dos atletas que, realmente, são de alto nível e tem cancha para irem mais longe.

Mas como fazer um Memphis Depay, por exemplo, ficar focado dentro de campo? Como não deixar uma jovem estrela como Houssem Aouar não se deslumbrar? Como recuperar o bom futebol de Bertrand Traoré? Estas são questões chaves para a nova comissão técnica conseguir colocar em prática aquilo que almeja. Se conseguir achar as respostas, o Lyon terá condições de fazer uma temporada muito digna, caso contrário, esbarrará nos mesmos problemas que fez Génésio ficar ainda mais grisalho antes da hora.

Não dá para duvidar das qualidades de Sylvinho. Ele terá todo o tempo possível para colocar em prática o que pensa. Sob a tutela e aprovação de Juninho, não há cenário mais favorável para se começar um trabalho em Lyon. Afinal de contas, o rei da cidade está cedendo todo o seu tapete vermelho para que a coisa seja feita. É pegar ou largar na batalha que já começa pra valer nesta sexta-feira. Pra você, até onde o OL pode chegar?




PRÉ-TEMPORADA
Confira em mais detalhes como foram os cinco jogos do Lyon na pré-temporada


13/07 - Servette (campo neutro) - 1 a 2
Primeiro amistoso pré-temporada. 2 a 1 diante do Servette, no Stade Pierre Rajon, numa cidadezinha a 35km de Lyon.

Time que começou (4-3-3): Lopes | Tete, Marcelo, Denayer e Marçal | Thomas, Diop e Y.Fekir | Cherki, Kitala (Griffiths) e Pintor

Time do 2º tempo (4-3-3): Racioppi | Augarreau, Dramé, Yanga-M'Biwa e Deyongé | Thiago Mendes, Jean Lucas e N'Diaye | Terrier, Fofana e Gouiri

Gol de Terrier

GOLS:




20/07 - Genoa (campo neutro) - 3 a 4
Segundo amistoso pré-temporada. 3 a 4 diante do Genoa, em Gueugnon, na França.

Time que começou (4-3-3): Lopes | Tete, Denayer, Yanga-M'Biwa e Rafael | Jean Lucas, Thiago Mendes e Diop | Kitala, Terrier e Gouiri

Time do 2º tempo (4-3-3): Tatarusanu | Dubois, Dramé, Louiserre e Augarreau | Thomas, N'Diaye e Jean Lucas | Fofana, Traoré e Memphis Depay

Gols de Thiago Mendes, Yanga-M'Biwa e Fofana


GOLS:




28/07 - Arsenal (fora de casa) - 1 a 2
Terceiro amistoso pré-temporada. 1 a 2 diante do Arsenal, na Inglaterra, em jogo válido pela Emirates Cup, no Emirates Stadium, casa do Arsenal.

Time que começou (4-3-3): Lopes | Dubois, Yanga-M'Biwa, Denayer e Marçal | Mendes, Jean Lucas e Diop | Traoré, Memphis Depay e Gouiri

Time do 2º tempo (4-3-3): Racioppi | Tete, Andersen, Denayer e Rafael | Mendes, Tousart e Aouar | Fofana, Memphis Depay e Dembélé

Gols de Dembélé (2x)

GOLS:




31/07 - Liverpool (campo neutro) - 3 a 1
Quarto amistoso pré-temporada. 3 a 1 para o Liverpool, no Stade de Genève, na Suíça

Time que começou (4-3-3): Lopes | Dubois, Andersen, Denayer e Marçal | Jean Lucas, Thiago Mendes e Aouar | Traoré, Memphis Depay e Dembélé

Time do 2º tempo (4-3-3): Tatarusanu | Tete, Solet, Marcelo e Rafael | Tousart, Diop e Caqueret | Fofana, Kitala e Gouiri

Gol de Memphis Depay

GOLS:




03/08 - Bournemouth (fora de casa) - 3 a 0
Quinto e último amistoso pré-temporada. 3 a 0 para o Bournemouth, no Vitality Stadium, casa do time inglês.

Time que começou (4-2-3-1): Lopes | Dubois, Andersen, Denayer e Rafael | Thiago Mendes e Aouar | Traoré, Memphis Depay e Terrier | Dembélé.

Time do 2º tempo (4-4-2): Lopes | Dubois, Andersen, Denayer e Tete | Tousart, Caqueret, Diop e Jean Lucas | Terrier e Gouiri

GOLS:



TIME BASE DO LYON PARA A TEMPORADA

FOTOS: ol.fr / Marca
CAMPINHO: LineUp Builder (previsto por BrasiLyonnais) 


Quer mais informações sobre o Lyon via BrasiLyonnais? Clique nos botões abaixo e siga-nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário