domingo, 10 de novembro de 2019

Com dois de Payet, Lyon sai derrotado do clássico mesmo jogando com um a mais durante boa parte do 2º tempo

Filipe Frossard Papini
Twitter: @FilipeDidi / Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais


Álvaro Gonzalez foi expulso aos 19’ da etapa final e nem assim o OL conseguiu impor seu jogo em busca do empate




Um clássico para mexer com a tabela. O Lyon vem de um momento de recuperação e precisava de mais vitórias para subir de vez na tabela. O Marseille, ainda na briga pela parte de cima, queria fazer seu dever de casa e ficar bem na fita. Uma vitória, seja lá para quem fosse, mudaria muito sua situação na tabela. O OM poderia terminar a rodada em segundo, enquanto os Gones tinham a chance de saltar de 12º para 4º lugar. Um pulo impressionante. Não à toa o clima no Stade Vélodrome era de tensão e com todo o tempero possível para um derby. Além do mais, era o reencontro de Rudi Garcia com sua antiga torcida.

Hoje, quem está em posse da prancheta no Marseille não é mais Rudi, e sim o português André Villas-Boas. E para este jogo, ele decidiu encarar o OL com um 4-3-3 simples, mas com muito poder de marcação no meio de campo. Teve zagueiro improvisado no meio de campo e volante jogando de ponta. Do meio pra frente, de cacoete ofensivo mesmo, somente Payet e Benedetto, algo que já era o suficiente para impor medo. Os únicos desfalques ficavam por conta dos titulares Sakai e Thauvin. Veja o time inicial:




Por outro lado, o OL precisou mudar a formação que vinha jogando ultimamente. Rudi Garcia adotava o 4-4-2, mas foi para o jogo com um 4-2-3-1. Sem poder contar com Marçal, Tete, Tousart e Memphis Depay, o treinador francês optou por colocar Reine-Adélaïde centralizado com Traoré e Cornet abertos, todos servindo Dembélé de centroavante. Na ausência de Tousart, dois recuos. Thiago Mendes faria o primeiro volante e Aouar jogava de segundo. Na imagem abaixo você consegue ver como ficou escalado o OL:




A atmosfera no Vélodrome era incrível. Torcida em uníssono em prol de empurrar o time. Algo como pouco se vê no mundo e principalmente na França. Por natureza, o jogo começava um pouco nervoso de lado a lado. Tanto na parte dos combates, como também na questão de desperdício de jogadas. Até mesmo o Marseille, que era quem comandava a festa, encontrava problemas para tentar se encontrar no comecinho.

Por sorte dos donos da casa, em um lance ainda aos 12’ de jogo, Thiago Mendes foi tentar fazer um corte na área e acabou dominando a bola com a mão. Pênalti bem marcado pela arbitragem sem mesmo precisar do auxílio do VAR. Na cobrança, muita confusão e duas paralisações que travaram a continuidade da partida em quase cinco minutos. Na hora da cobrança, sem chances para Lopes. Payet abriu o placar com categoria: 1 a 0!

O gol definitivamente não fez bem ao Lyon, óbvio, não só pela desvantagem, mas pela continuidade da partida. A partir dali, passou muito tempo da primeira etapa sem conseguir chegar perto do gol de Mandanda. Enquanto isso, o OM criava pouco, mas conseguia pelo menos ter o domínio da partida e fazia com que o OL sequer chegasse perto da intermediária da entrada da sua área. Uma postura bem correta depois de ter a vantagem no placar.

Aos 31’ de jogo, o OM quase ampliou. Em ótima troca de passes, Payet saiu sozinho na entrada da área, mas faltou confiança ou calma para o jogador. Ele tinha tempo e espaço para pensar melhor na finalização e acabou fazendo de qualquer jeito. Por fim, bateu fraco e rasteiro, com ótimas condições para Lopes fazer a defesa sem sustos. Foi uma das poucas chances criadas de lado a lado no primeiro tempo.

Quando o primeiro tempo parecia morno e no momento em que tudo apontava que o jogo iria para o intervalo com o panorama semi-morto, eis que novamente aparece a estrala de Dimitri Payet. O meia recuperou a bola lá atrás, iniciou a jogada e apareceu na entrada da área para receber uma bola onde Lopez caminhou sozinho na direita, penetrou e achou o meia na meia lua da área. Ele só teve o trabalho de chutar no cantinho e duplicar o marcador: 2 a 0!

Podemos resumir que o primeiro tempo foi um verdadeiro nó tático de Villas-Boas diante de Rudi Garcia. O OL ficou inerte e não conseguiu criar qualquer chance de gol durante todo os primeiros 45 minutos. A ausência de Memphis Depay faz diferença, claro. Mas o time não produziu nada. Definitivamente, Aouar não pode jogar tão recuado em uma formação tática que não o privilegia. Lyon pagou o preço na primeira etapa por estar mal escalado.

Para o segundo tempo, o OL voltou com mudanças. Primeiro, entrou Jean Lucas no lugar de Reine-Adélaïde. A ideia era justamente dar mais liberdade para o hoje capitão do OL. Mas não demorou nem dez minutos da etapa final começar e o próprio Aouar sentiu dores. Acabou tendo que ser substituído por Rayan Cherki e passou a braçadeira de capitão para Leo Dubois. Nesse meio tempo, o OL criou sua primeira boa chance, com uma cobrança de falta de Traoré bem defendida por Mandanda.

Enquanto o estádio inteiro se enchia de fumaça criada pelos próprios torcedores, que acenderam sinalizadores em todo o anel do estádio, o OL conseguiu finalmente chegar com perigo pela primeira vez com bola rolando. E, por competência de Dembélé, já chegou marcando gol. Uma jogada bem trabalhada de Traoré pelo lado direito. Ele prendeu a bola, esperou o momento exato e cruzou. Lá estava Dembélé para completar entre dois zagueiros: 2 a 1!

E se o momento já era ruim para o Marseille em campo, piorou logo em seguida quando Álvaro Gonzalez acabou sendo expulso. Ele interceptou aquele que poderia ser o segundo gol do OL no jogo e a arbitragem acertadamente o mandou mais cedo para o chuveiro. Para recompor o time, Villas-Boas colocou Strootman em campo e recuou o improvisado Kamara para jogar em sua posição de ofício, na zaga. Quem deixava o campo era Pipa Benedetto.

Pouco tempo depois, foi a vez de Rudi Garcia queimar sua última alteração, ainda aos 28’ do segundo tempo. Tirou Bertrand Traoré para a entrada de Martin Terrier. Aparentemente, o jogador de Burkina Faso saiu exaurido. Já depois dos 30’, Villas-Boas mexeu de novo, também tirando um jogador cansado. Quem deixou o campo foi Payet para a entrada do experiente Valère Germain.

Mesmo em superioridade numérica e atrás no placar, o OL tinha enormes dificuldades de fazer seu jogo. Continuava o mesmo panorama de antes, como se ainda estivessem 11 contra 11 em campo. A saída de Aouar colocou tudo a perder na parte criativa e sobrou para os jovens Jean Lucas e Cherki tentarem resolver no meio campo. Dois atletas que não têm nem mesmo uma partida inteira como titulares na temporada.

Enquanto Villas-Boas ganhava tempo, queimando sua última alteração com Khaoui no lugar de Lopez, o OL via o cronometro chegando aos 90 e sem nenhuma combatividade ofensiva. Muito pelo contrário, era o Marseille quem impunha mais oportunidades em seu setor de ataque. Só nos acréscimos que o time de Rudi Garcia fez uma pressão na base do abafa. Terrier quase marcou, mas não havia tempo para muita coisa. Tarde demais. E o resultado foi uma derrota doída que dava para ser revertida.

O próximo embate do Lyon é contra o Nice, em jogo em que o time reencontrará sua torcida no Groupama Stadium. Partida marcada para o dia 23 de novembro, daqui duas semanas, às 16h, em confronto válido pela 14ª rodada do Campeonato Francês. Até lá!

FOTOS: om.net / ol.fr
CAMPINHOS: L'Equipe


MELHORES MOMENTOS:
(se o vídeo acima não rodar. CLIQUE AQUI)

Quer mais informações sobre o Lyon via BrasiLyonnais? Clique nos botões abaixo e siga-nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário