domingo, 18 de outubro de 2020

Lyon abre três gols de vantagem, mas quase deixa a vitória escapar contra o Strasbourg

Filipe Frossard Papini
Twitter: @FilipeDidi / Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais


Time da região da Alsácia começou a partida de maneira muito frágil, mas uma alteração ainda no primeiro tempo corrigiu os rumos e por pouco não surpreendeu o Lyon numa partida onde Memphis Depay deu três assistências




Jogo dos desesperados. Será que já podemos falar assim na 7ª rodada do Campeonato Francês? Talvez, não. Mas, de fato, Strasbourg e Lyon não vivem momentos para serem celebrados. A situação complicada de ambos na tabela é reflexo de atuações não muito convincentes nos últimos jogos, o que força também os dois times a darem rápidas respostas a seus torcedores. O encerramento da janela de transferência e a certeza da permanência, bem como a chegada de alguns atletas, poderia dar uma nova confiança aos jogadores? Isso só a bola rolando iria dizer.

Para enfrentar o Lyon, o Strasbourg colocou capacidade máxima dentre o público restrito no Stade de la Meinau, criando um barulho ensurdecedor no estádio, mesmo com várias cadeiras vazias. Thierry Laurrey surpreendeu, montando um time super defensivo, com uma linha de cinco e outra de quatro, tendo somente Ajorque isolado na frente. Sem poder contar com os machucados Sels, Lebeau e Mothiba, além do suspenso Djiku, assim ficou escalado o time da região da Alsácia:




Se Laurey trouxe novidades pelo lado do Strasbourg, o Lyon também apareceu diferente, não pela sua formação tática no tradicional 4-3-3, mas pelos nomes que Rudi Garcia colocou em campo. Nas ausências de Bard, Caqueret e Bruno Guimarães (este último suspenso), além do goleiro reserva Pollersbeck, ele decidiu escalar Cornet na esquerda. No meio, um trio com Thiago Mendes, Aouar e Paquetá. Na frente, Kadewere, Toko Ekambi e Memphis Depay. Um time bem diferente das prévias. Veja como ficou:




Mesmo vendo o Strasbourg entrando em campo com uma linha de 5 e outra de 4 jogadores, o Lyon começou a partida com sabedoria: deu campo para o time da casa jogar. Isso desmantelou a ideia do time da casa de ficar na sua, recuado, esperando o OL rodar bola em sua área e sair em contra-ataque. O que aconteceu foi exatamente o contrário. O Lyon era quem aproveitava esse tipo de chance no comecinho.

Aos 9’, por exemplo, Toko Ekambi roubou bola no meio de campo e rapidamente acionou Memphis Depay, que saiu em disparada. O holandês só parou quando finalizou dentro da área, com boa intervenção do goleiro Kamara. Dois minutos depois, o Lyon chegaria assim de novo. Kadewere recebeu em profundidade, avançou e só parou na área, quando finalizou fraco, mas bateu o goleiro dessa vez: 1 a 0 com 11’ de bola rolando!


Aos 16’, o Lyon teria a chance de dobrar o placar. E até conseguiu balançar as redes. Da mesma forma como Kadewere apareceu sozinho no lance do gol, agora foi Lucas Paquetá que surgiu entre a zaga. O brasileiro recebeu e, dando uma cavadinha, concluiu para o gol. Mas a posição de impedimento foi pegada pela arbitragem. Seria um gol para rodar o noticiário brasileiro, na estreia do ex-flamenguista.

A estratégia tática do Lyon seguia funcionando com perfeição. O problema do Stasbourg era ter a bola aos pés. Um time totalmente torto dentro de campo, e os Gones souberam aproveitar isso. Aos 26’, Simakan perdeu bola lá no campo de ataque do Lyon e Memphis Depay foi acionado. Ele saiu em disparada na direita, sem qualquer marcação. Seguiu avançando e só parou na área, quando cruzou no segundo pau e Toko Ekambi completou: 2 a 0!


O Lyon quase fez o terceiro, com Aouar recebendo passe pra trás, vindo da linha de fundo. Mas foi perto dos 32’ de jogo que o Strasbourg chegou pela primeira vez. Recuperaram a bola no campo de ataque e Ajorque conseguiu avançar até a área. Rapidamente tocou pro meio e por lá apareceu o volante Aholou para bater de primeira. Forçou Anthony Lopes a defender com os pés.

Ainda no primeiro tempo, Thierry Laurey mexeu. Tirou seu lateral Carole para colocar Habib Diallo, promovendo a estreia do atacante. Logo após a mexida, o Strasbourg chegou com muito perigo e de forma muito rápida. As duas jogadas construídas pelo meia Liénard. Na primeira, cabeçada de Mitrovic para ótima defesa de Lopes. Depois, chute de Ajorque que levou perigo.


Mas ainda dava tempo para mais coisas na primeira etapa. Aos 42’, Thiago Mendes, na intermediária, achou Memphis Depay, que fez o facão e entrou na área. Passou por goleiro, zagueiro, mas foi travado. No rebote, Toko Ekambi concluiu: 3 a 0! A resposta do Strasbourg veio literalmente na sequência. Defesa do OL bateu cabeça, Bellarde pegou na veia e Lopes espalmou. No rebote, o estreante Diallo fez pro time da casa: 3 a 1!

No segundo tempo, o Strasbourg voltou melhor. Aquela mudança no primeiro tempo, com a entrada de Diallo, mexeu muito com o time, que agora jogava de igual para igual. E não à toa, já voltaram pra etapa final marcando mais um gol. Aos 10’ do 2º tempo, primeiro Lopes salvou uma ótima cabeçada do time da casa. Quase um milagre, mas no rebote a bola seguiu com o Strasbourg. E Aholou simplesmente achou um belo chute de fora da área, rasteiro, no cantinho: 3 a 2!


Pouco depois de sofrer o segundo, o Lyon mexeu. Dembélé apareceu no lugar de Kadewere. Depois, De Sciglio faria sua estreia. Entrou junto com Jean Lucas, nos lugares de Dubois e Aouar, respectivamente. O Strasbourg também mexia, com Sissoko lugar de Bellegarde. Mas antes disso, o OL teve duas chances de ampliar. Primeiro com Dembélé, aproveitando bola mal recuada do time de casa. Depois, Marcelo, em bola área. Subiu mais alto que todo mundo, mas Lala tirou em cima da linha.

O jogo, muito mais equilibrado do que na primeira parte, proporcionava chances de lado a lado. Simakan vinha fazendo o que queria pra cima de Cornet no lado direito do ataque do Strasbourg, enquanto Dembélé reoxigenou o ataque dos Gones e também causava grandes danos por lá. Um gol parecia próximo, de ambas as partes. O jogo aberto proporcionava, acima de tudo, um belo espetáculo.


Já perto do fim, as duas últimas mexidas de lado a lado. Thierry Laurey sacava Thomasson e colocava Majeed Waris. Enquanto Rudi Garcia colocava um zagueiro, Diomandé, para a saída do estreante Lucas Paquetá, que fez um bom primeiro tempo, mas que se atrapalhou um pouco no segundo. Errou alguns passes bobos, perdeu bola na saída, mas nada que comprometesse a atuação regular.

Por fim, o Strasbourg até pressionou. Tentou mesmo. Quase conseguiu. Mas com um misto de competência e sorte, o time de Rudi Garcia conseguiu suportar a pressão até os quatro minutos e meio de acréscimos. Uma vitória suada, que poderia ter sido bem mais tranquila, mas que também agora dá um respiro para o time seguir e se concentrar mais no restante dos jogos que vem na sequência.


O Lyon só volta aos gramados daqui a uma semana, literalmente no próximo domingo, quando terá uma pedreira pela frente: o Monaco. O jogo será no Groupama Stadium, mas não será no horário ingrato para o público brasileiro. A partida está marcada para às 16h de Brasília e vale pela 8ª rodada do Campeonato Francês. Até lá!

FOTOS: ol.fr | rcstrasbourgalsace.fr
CAMPINHOS: Flashscore


MELHORES MOMENTOS:
(se o vídeo acima não rodar. CLIQUE AQUI)

Quer mais informações sobre o Lyon via BrasiLyonnais? Clique nos botões abaixo e siga-nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário