domingo, 25 de outubro de 2020

Lyon goleia o Mônaco e sobe cinco posições na tabela da Ligue 1

Filipe Frossard Papini
Twitter: @FilipeDidi / Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais


OL agora é o 6º colocado, mas com um jogo a menos que o Lens. Partida de hoje coroou a boa atuação de Toko Ekambi e Memphis Depay




Encerrando a 8ª rodada do Campeonato Francês, o Lyon entrava em campo no Groupama Stadium para tentar escalar a tabela e quem sabe acumular sua segunda vitória seguida na competição. Entretanto, pela frente tinha um adversário duríssimo: o Mônaco. O time do Principado vive uma situação similar a do Lyon. Além de estarem muito pertos na tabela (10º e 11º antes da rodada começar) também estão na ânsia de quererem voltar a participar de uma competição internacional. Colocam isso como objetivo máximo na temporada. Certamente, só a vitória interessava a ambos nesse domingo.

Para tentar conseguir seu objetivo, Rudi Garcia apareceu com uma formação um pouco ousada e diferente do habitual. Mandou pra campo um 4-3-3, como já vem usando, mas mexeu bastante. Nesta semana, ele disse que devido a possibilidade de substituir cinco jogadores, já não importava mais quem começa e quem entra. Comentou que prefere que um jogador dê seu máximo durante uma hora do que exigir que ele dose os 90 minutos. Com apenas Denayer de desfalques, veio a campo com uma formação que deixava de fora nomes como Bard, Caqueret, Bruno Guimarães e Dembélé. Destaque para Paquetá de titular. Veja:


Pelo lado do Mônaco, também algumas surpresas, mas nem tanto como no OL. Kovac só tinha dois desfalques para esse jogo: Ballo-Touré e Golovin. Exatamente por não ter o russo, esperava-se que Fàbregas começasse jogando, até por ter um toque mais técnico no meio de campo. Mas Florentino acabou pegando o lugar no meio. Já na frente, também era prevista a presença do ex-Leverkusen Volland, mas ele acabou sendo preterido ao já conhecido da torcida monegasca, Jovetic. O time que o Mônaco mandou a campo como titular você pode conferir na imagem abaixo:


Movimentado! Assim podemos resumir o começo do jogo no Groupama Stadium. Chances de lado a lado. Primeiro com Jovetic, logo aos 2’, aproveitando uma furada no corte de Diomandé. Ele apareceu na área aproveitando cruzamento e levando perigo em lance de cabeça. Em seguida, foi a vez de Memphis Depay aparecer em jogada individual. Ele cortou o zagueiro e bateu da entrada da área, no cantinho. A bola saiu sutilmente pra fora.

Depois, mais uma dobradinha de lado a lado. E tudo isso nos dez primeiros minutos de jogo. Da mesma forma que Memphis havia chegado um minuto antes, dessa vez foi Toko Ekambi quem assustava o Mônaco. Jogada parecida, com chutaço de fora da área. Dessa vez, Lecomte apareceu bem. O ASM ainda respondeu, com Ben Yedder. Lopes também apareceu para evitar o perigo, e depois a zaga cortou.


E foi esse corte da zaga que originou o contra-ataque do gol que acabou saindo para o Lyon na sequência do lance. Tino Kadewere pegou na direita e saiu em disparada. Ao chega no fundo, achou Aouar no bico da área. Sem parar a jogada, o meia do Lyon só fez o passe pra trás. Memphis Depay apareceu sozinho na área, sem qualquer marcação e abriu o placar logo aos 12’ de jogo: 1 a 0!

Depois do gol, o OL teve uma reação instintiva de se recuar um pouco. Acabou realmente dando mais campo para o Mônaco jogar. E eles jogaram. Chegaram algumas vezes ao gol de Lopes, mas faltava capricho para finalizar. A defesa do Lyon inclusive batia cabeça em vários momentos, possibilitando chances reais de empate. Enquanto isso, ficava ligeiro para acionar algum contra-ataque. E o time do Principado dava espaço pra isso.


E foi nesse espaço, num momento em que o Mônaco crescia bastante no jogo, que saiu o segundo gol do Lyon. Justamente em contra-ataque. E de novo com Kadewere. Mas antes disso, Memphis Depay dominou antes do meio campo e acionou o zimbabuano. O atacante avançou e achou um cruzamento para Toko Ekambi na área. Em meio aos dois zagueiros, ele tirou do primeiro com um toquinho e depois só bateu pro gol, com categoria. 34’ de jogo: 2 a 0!

Nesse jogo, o Lyon estava muito consistente no ataque. Toda jogada lá na frente causava perigo real. Numa dessas jogadas, aos 40’ de jogo, Memphis Depay descolou um passe de calcanhar para Toko Ekambi entrar entre a zaga. Ele conseguiu. Mas foi derrubado por Sidibé. A arbitragem sequer consultou o VAR para marcar a penalidade. Na cobrança, Aouar conferiu: 3 a 0! E olha que não demorou muito para sair outro gol. Isso mesmo! Todo ataque era perigo. E Toko Ekambi aproveitou bate-cabeça da zaga para conferir o 4º, segundo dele no jogo aos 44’ da etapa inicial: 4 a 0!


Para o segundo tempo, Kovac nem pensou duas vezes, mexeu três vezes logo de uma vez. Colocou em campo Caio Henrique, Matsima e Fàbregas. Tirou, respectivamente, Sidibé, Florentino e Jovetic. Se a mudança fez efeito logo, não dá pra sabe. Pode ter sido golpe de sorte, mas o  Mônaco diminuiu o marcador logo com um minuto do segundo tempo. Aguilar foi derrubado por Diomandé e o pênalti foi marcado e muito bem cobrado por Ben Yedder: 4 a 1!

Depois, foi o Lyon quem mexeu duas vezes. Primeiro, com Caqueret no lugar de Aouar, aos 11’ da etapa final. Depois, aos 18’ do segundo tempo, foi a vez de Lucas Paquetá deixar o campo para a entrada de Moussa Dembélé. E mesmo com a vantagem no placar, o OL perdeu o ímpeto que tinha até mesmo nos contra-ataques do primeiro tempo. O jogo dava uma murchada.


A vantagem construída no placar fez com que o OL entrasse em campo para o segundo tempo para jogar uma partida protocolar. Visivelmente o time colocou o pé no freio, se poupando fisicamente. O campo todo era dado para o Mônaco jogar, mas ainda assim o time do Principado não sabia o que fazer com a bola, mesmo tendo nomes como Fàbregas e Ben Yedder em campo.

E não foi por falta de bola. O mesmo Ben Yedder teve uma chance de ouro aos 30’ do segundo tempo, quando recebeu bola alçada na área e apareceu sem marcação na segunda trave. Resolveu bater de primeira e mandou na arquibancada. O Lyon respondeu em seguida com Toko Ekambi passando como quis por Matsima, fazendo a assistência para Dembélé perder sozinho.


Aos 35’ do 2º tempo, o Lyon mexeu suas três últimas vezes. Rudi Garcia colocou Bruno Guimarães, Bard e De Sciglio para as saídas de Kadewere, Cornet e Dubois. Logo depois da mexida, mais uma ótima bola de Toko Ekambi para Dembélé. E de novo o centroavante do OL perdeu na cara do gol. Desta vez, parou na boa intervenção do goleiro Lecomte. Não parecia ser a noite de Dembélé.

No finzinho da partida ainda teve bola na trave de De Sciglio, Dembélé teve um gol (bem) anulado e ainda teve até expulsão. Melvin Bard, que havia acabado de entrar, deu um pontapé em Ben Yedder quando queria esparramar uma bola e foi pro chuveiro direto. Mas os detalhes não apagaram a correta do Lyon e a péssima atuação do Mônaco. Ótimo momento para melhorar a confiança do time.


No mesmo domingo, só que da semana que vem, o Lyon volta aos campos para mais um confronto contra uma camisa também muito pesada do Campeonato Francês. Pela 9ª rodada da competição, vai encarar o Lille. O jogo será no Stade Pierre-Mauroy, às 17h do horário de Brasília, mesmo horário da partida de hoje, encerrando a rodada.

FOTOS: Ligue1.fr | ol.fr
CAMPINHOS: L'Equipe


MELHORES MOMENTOS:
(se o vídeo acima não rodar. CLIQUE AQUI)

Quer mais informações sobre o Lyon via BrasiLyonnais? Clique nos botões abaixo e siga-nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário