quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Empate salvador garante a classificação antecipada do OL

Filipe Frossard Papini

Com gol de Lisandro nos acréscimos, o Lyon se garante nas oitavas de finais com duas rodadas de antecedência




Quarta rodada da fase de grupos da Champions League. Jogo válido pelo Grupo E. O Lyon, jogando em casa, precisaria vencer para garantir, com duas rodadas de antecedência, a presença na próxima fase da competição. Por outro lado, o time inglês, da cidade dos Beatles, chegou no Gerland disposto a conseguir uma vitória e não amargar uma desclassificação precoce.

Claude Puel, técnico do Lyon, não quis saber de dar moleza, mesmo com grande vantagem na tabela, armou seu time inicial com potência máxima. O desfalque de zagueiros ainda perturba o esquadrão lyones, contudo, Jérémy Toulalan, que vem exercendo bem a função, se manteve no setor defensivo. Veja o esquema tático:



O time de Rafa Benítez, completamente desfalcado, não contava com duas principais peças do time: Gerrard e Fábio Aurélio. Sem citar o atacante Fernando Torres, que foi para a partida no sacrifício. Acompanhe como foi o desenho tático do time inglês, marcado pelas improvisações:




Ao soar o apito inicial, o Lyon mostrava-se bem tranquilo e bem postado taticamente. Aplicava uma marcação que tornava o time mais volumoso em campo. Källström servia como um motor do time, marcando e servindo. Auxiliava no trabalho de Makoun. Lisandro e Gomis se revezavam pelos lados ofensivos do campo.

No entanto, Fernando Torres e Benayoun foram os primeiros a colocar certo perigo de gol na partida. O contra-ataque do time de Anfield era perigoso. Mesmo jogando no sacrifício, o atacante merengue era uma referência na frente.

Aos 18’, o Lyon perdia uma importante peça no seu grupo. Réveillère, que já era dúvida antes do jogo teve que ser substituído. O lateral sentiu uma contusão, e o jovem Lamine Gassama fez sua estreia na atual temporada.

Pouco tempo depois, Lloris apareceu novamente. Ele que já tinha salvado o OL em duas oportunidades, dessa vez defendeu com os pés um preciso chute de Voronin.

Com três boas oportunidades para marcar, o Liverpool conseguiu fazer a virada de mesa e já impunha grande pressão. No entanto, o bloqueio do Lyon era eficaz. Gassama não sentiu a pressão, e Cris, novamente como capitão, era um guerreiro.

Faltando 5’ para o término do primeiro tempo, o Lyon perderia sua segunda peça em campo. O Bósnio Pjanic também se lesionou. O brasileiro Ederson foi o escolhido por Puel para substituí-lo.

No segundo tempo, a partida deu uma esfriada. Torres, exausto e completamente sem condição física, já não era mais eficaz. O Liverpool parecia desanimado em campo, ainda mais com a Fiorentina fazendo o dever de casa, dificultando ainda mais a vida dos ingleses.

Os brasileiros Ederson, Cris e Michel Bastos eram os melhores jogadores do Lyon. Gassama, com muito vigor, também se destacava no lado direito.

O placar em branco não parecia incomodar os Gones, e o L’Pool parecia se conformar com a desclassificação. Até os 67’, o técnico Rafa Benítez não ousou mexer no time, quando entrou Ryan Babel no lugar de Voronin, que não fez uma boa partida.

Um minuto após a troca, os visitantes tiveram mais uma ótima oportunidade. O brasileiro Lucas perdeu um gol cara-a-cara com Lloris, que efetuou mais uma de suas defesas milagrosas. Na sequencia do lance, Lucas tentou novamente, mas a bola foi salva por Cissokho.

Tentando retomar o domínio do jogo, o técnico Claude Puel resolveu queimar a sua última alteração, colocando Govou no lugar de Gomis aos 73’. Talvez aplicando mais velocidade pelos lados, e com Lisandro centralizado, as coisas poderiam funcionar.

Foi assim que o OL quase chegou ao gol, aos 78’, depois de boa jogada de contra-golpe. A bola sobrou pra Lisandro, que ganhou na corrida de dois defensores, mas chutou à direita de Pepe Reina.

Quando parecia que o Lyon voltaria a dominar a partida, e levaria ela para o empate em zero gols, eis que surge um potente chute de Ryan Babel. O holandês, aos 38’ do segundo tempo, arriscou de fora da área, e acertou uma paulada no ângulo de Lloris, sem chance para defesa. Com a vantagem no placar, Rafa Benítez se sentiu seguro para tirar Fernando Torres da partida e colocar N’Gog.

Contudo, ainda viriam mais surpresas por ai. O time do Lyon não estava morto. Nos acréscimos do jogo, a bola apareceu rifada na área do Liverpool. Michel Bastos encostou de cabeça, e Lisandro conseguiu dominar dentro da área. O argentino tocou na saída do goleiro Reina, que nada pode fazer. O Gerland foi abaixo, o Lyon acabava de garantir sua classificação no Grupo E. Um empate heróico, que demonstrou que o time francês não se abateu na partida.

Agora, no Grupo E, o Lyon já está classificado para as oitavas de finais. A Fiorentina está bem próxima da vaga. Já o Liverpool terá que torcer por uma série de resultados para conseguir uma vaga, tarefa bem difícil. E o Debreceni, mero figurante do grupo, já está desclassificado.




Próximo jogo: Domingo, 8 de Novembro. Novamente jogando no Gerland, o OL enfrenta o Marseille. Jogo válido pela 13ª rodada da Ligue1

FOTOS: Uefa.com / L'Equipe / FranceFootball

Um comentário:

  1. Importante empate do Lyon, antecipou a classificação. E tu deve estar uma felicidade, rsrs. Agora a coisa fica dificil para o Liverpool, torço para que consiga a classificação. Quinta feira estreis de novo quadro no nosso blog, conto com tua presença.
    Abraços.
    André do Blog Esporte Total
    http://esportetotalbh.blogspot.com/

    ResponderExcluir