quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Derrota em território germânico, mas com pitada holandesa

Luis Guilherme Doméniche


Huntelaar marca dois e garante o Schalke04 antecipadamente nas oitavas de final, contudo o resultado não impediu o Lyon de fazer o mesmo.




No primeiro confronto entre Lyon e Schalke 04, o sentimento de ambas as equipes era semelhante, a de um inicio de temporada para se esquecer, com derrotas e jogos vergonhosos. Desta vez o panorama mudou, os dois times vieram de vitórias destacadas em seus respectivos campeonatos nacionais, tornando assim, a esperança de um jogo equilibrado, entre dois emblemas motivados. A ligeira vantagem era do Schalke 04, que jogava em casa e ainda tinha o apoio de sua apaixonada torcida. Prova disso é que o time alemão passou a fase de grupos invicto em seu campo, na fria cidade de Gelsenkirchen, com a temperaturas médias de 1ºc durante o jogo.

O Schalke 04 veio com força total, e com o time completo, liderado pelo lendário e já muito experiente em Liga dos Campeões, Raúl. Já o Lyon tinha um desfalque que se revelaria crucial ao jogo, o zagueiro e capitão Cris.

O Schalke começou jogando bem a vontade em sua casa, agressivo e para frente, contrastava com um Lyon recuado, que parecia estar ali apenas como espectador da partida. Não demorou para acontecer uma sequencia de ataques contra o time francês. Primeiramente com holandês Huntelaar, em noite fantástica, o ex-milanista, aos 8’, chegou perto do gol com uma boa cabeçada. Aos 10', Jurado passeia sobre a defesa do Lyon e só não marca graças a grande defesa de Lloris.

Lances que só serviram para animar ainda mais o time da casa, já que logo aos 13', o peruano Farfán tirou o primeiro zero do placar. Assistência de Raul, que aproveitou erro grotesco de Diakhaté e Lovren, quase que simultâneos. Péssima partida dos dois, que não honraram a boa defesa que o Lyon costuma ter, e com isso a vantagem inicial estava feita.

Quase como uma blietzkrieg (tática de guerra relâmpago Alemã durante a 2ªguerra), o massacre continuava. Huntelaar recebeu outra boa chance, e desta vez não perdoou. 2 a 0, e só haviam se passado 6' desde o primeiro gol. Feito isso o Schalke 04 aliviou um pouco a postura ofensiva e apenas trabalhou o toque de bola e a administração do resultando, se aproveitando de um Lyon aguerrido. Seguiu-se assim até o fim do primeiro tempo.

Começava o segundo tempo, e o Lyon aparentemente havia entrado para tentar reverter o placar. Puel inclusive substituiu Cissokho por Gomis. Um decisão ousada e que se mostraria ineficaz. Bastos, artilheiro do OL na UCL, passava para a lateral esquerda, e Puel acreditava nas caracteristicas ofensivas de Gomis, que fez bom jogo no último domingo.

E, de fato, Bafé teve até boas oportunidades ao longo da partida, mas todas, como de costume, ou iam para fora, ou paravam no bom goleiro Neuer. Para piorar a situação lionesa, Gourcuff, um dos melhores jogadores do na partida, sofreu dura entrada aos 60', que sequer foi punida nem com cartão. O meia teve de sair do gramado em uma maca e com uma lesão no tornozelo. No lugar dele, entrou o jovem Pjanic, que foi pouco produtivo no jogo.

Essas sequências de erros, somados com a saida de Gourcuff, foram destroçando a moral do Lyon. Nem a oportunidade que Kim Källström teve aos 72' – a melhor do time no jogo – serviu para animar o time Francês. O sueco mandou um chutaço e Neuer defendeu com o pé. Um lance de muita sorte.

O golpe final veio com a, no mínimo estranha, terceira e ultima substituição de Puel: Tirou Lisandro Lopez para colocar o talentoso, porém ainda inexperiente, Pied. O garoto vindo das bases do clube não foi muito eficaz.

Depois do ocorrido, o Lyon não fez absolutamente nada durante o jogo inteiro. Ainda houve tempo para mais uma falha feia da defesa dos visitantes, que ajudaram a fazer de Hunteelar o nome da partida no ultimo minuto de jogo. O cronômetro marcava 89', e com um pouco de sorte, o holandês veio a decretar um esboço de goleada. 3 a 0, sem chances de reação durante toda a partida.

O curioso foi saber que o Lyon teve muito mais posse de bola durante toda a partida. Fica ai o alerta: Existe algo de muito errado no time. A classificação só veio graças a histórica vitória do Hapoel Tel-Aviv sobre o Benfica. A primeira na historia do clube de Israel em uma competição Europeia.

Classificar-se graças ao rival nunca é bom, mas o Lyon ainda pode reverter isso. Basta ficar com o primeiro lugar do grupo e levar uma possível vantagem em um hipotético na fase de mata-mata, onde esperamos que o time, principalmente o setor defensivo, já tenha resolvido seus problemas. Já o Schalke, encerra os jogos em casa com 100% de aproveitamento.

Claude Puel segue com seu trabalho incógnito e contestado no Lyon. Agora que vinha finalmente conseguindo uma boa sequencia de resultados na L1, sofreu o segundo tropeço consecutivo na UCL. Parece que o treinador não consegue ter êxito em duas competições simultâneas. Na Liga, foram três jogos do Lyon como visitante, duas derrotas, 8 gols sofridos, e 6 marcados. Em casa, por enquanto dois jogos, duas vitórias, 3 gols marcados e nenhum sofrido.

Próximo confronto: Em casa, o Lyon enfrenta o Paris-Saint Germain em jogo válido pela 15ª rodada. Domingo, dia 28/11/10, às 18h de Brasília. Abaixo, veja como está a classificação na Ligue1:




FOTOS: olweb.fr / ESPN.com.br / FranceFootball / Ligue1.com


GOLS DE SCHALKE04 3-0 LYON

Nenhum comentário:

Postar um comentário