domingo, 28 de novembro de 2010

Merci, Edel!

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Em um jogo onde Nenê e Hoarau tinham tudo para serem as estrelas, o brilho de ambos foram ofuscados, graças ao presente do goleiro parisiense




Depois de uma triste derrota frente ao Schalke04 durante a semana, o Lyon volta aos gramados pela 15ª rodada da Ligue1. O adversário era o portentoso Paris-Saint Germain, tradicionalíssimo clube francês. A vitória era essencial para manter a sequência invicta, e é claro, para voltar a dar a moral que o time precisa. Por outro lado, o PSG queria estragar a festa e vinha com força total, comandado pelo brasileiro Nenê.

Claude Puel perdeu duas peças importantes para a partida. Cris ainda não voltou de lesão e Gourcuff sofreu uma pancada de Metzelder, no duelo contra os alemães e também não foi relacionado. Já Michel Bastos volta ao grupo e jogou de titular. Outro que começava dentre os 11 inicias era Gomis, que por opção do treinador, deixou Briand no banco de reservas. Veja o time que entrou em campo:

RESERVAS: Vercoutre, Gassama, Gonalons, Makoun, Pied, Briand e Lacazette

O PSG, comandado por Antoine Komboauré, não contava com o capitão Sakho, o meia Chantomê, e o atacante Erdinç. Mas por outro lado, tinha um quadrado de respeito: Nenê, Giuly, Luyindyula e Hoarau. Na contenção, o ex-lionês Bodmer, fazia dupla com o experiente Makélélé. Veja o time parisiense:

RESERVAS: Coupet, Ceará, Clément,Traoré, Makonda, Sessègnon e Qasmi

Nos primeiros instantes de jogo, víamos um Lyon melhor postado, talvez em função do fator casa. Parecia mais ambientado e disposto a abrir o placar logo cedo. Isso só não ocorreu, pois o melhor jogador do time, Lisandro, estava muito bem marcado. Além da marcação homem-a-homem, sempre tinha um jogador na sobra.

O primeiro lance de perigo aconteceu aos 21’, quando Gomis recebeu em contra-ataque, conseguiu ganhar na velocidade, mas foi derrubado dentro da área. O árbitro Fredy Fautrel não marcou pênalti e o jogo prosseguiu.

Aos 24’, foi a vez de Nenê aparecer pelo PSG. Dessa vez, o lance foi interceptado também dentro da área, mas por dois jogadores: Cissokho e Lovren. No entanto, o lance não foi polêmico, mas mostrou a fulnerabilidade do setor defensivo do OL.

O goleiro do PSG, Apoula Edel, mostrava insegurança, ou talvez nervosismo. Saia do gol de forma errada, parecia afobado em alguns lances, e errava passes bobos, mesmo utilizando as mãos. Faltava o Lyon saber explorar mais, talvez com chutes de fora da área, para testar a capacidade do arqueiro.

O Lyon voltava a atacar. Bastos, aos 29’, acertou um chute de primeira, após uma escorada de peito de Gomis em cruzamento vindo da esquerda. Depois do chute do brasileiro, a bola raspou o travessão, bem próximo ao ângulo. Edel já estava batido no lance.

O jogo seguia no mesmo padrão. O Lyon ligeiramente melhor em campo, tocando muito bem a bola no meio. A dificuldade estava na hora de finalizar. Lisandro bem marcado e Gomis atabalhoado não permitiam uma maior exploração na defesa adversária. Por outro lado, o PSG não estava batido, vez ou outra conseguia chegar, mas também tinha dificuldades de alcançar a área.

Com o fim do primeiro tempo, Puel se viu na necessidade de tirar Toulalan. Mesmo com Gonalons, em boa fase, no banco, o treinador optou por lançar Makoun, que também realizou boas partidas recentemente.



Aos 9’ da segunda etapa, veio a glória dos Gones. Depois de uma boa trama realizada por Pjanic, Gomis e Källström, Cissokho recebeu a bola, já penetrando na área. Ele sequer precisou de muita força, bastou a técnica para abater Edel. Era aberto o placar. 1 a 0.

Necessitando de uma reação, os parisienses não se sentiram acuados e resolveram partir pra cima. Em duas oportunidades distintas, conseguiram chegar com perigo, antes de marcar o gol de empate. Aos 18’, Hoarau faz uma linda jogada dentro da área, deixa Lovren no chão e cruza para Nenê, que sem goleiro, só empurrou de cabeça. Empate do Gerland e um bom jogo para a sequência.

Aos 25’, Kombouaré retirou Luyindula e colocou Stéphane Sessègnon. A intenção do treinador era dar mais volume e velocidade no meio e centralizar Hoarau no ataque. De fato, queria tentar ganhar o jogo no meio-campo.

Após a troca, o PSG conseguiu chegar, imediatamente com Giuly. O camisa 9 cruzou pra área, Diakhaté ganhou de Hoarau. A bola sobrou nos pés de Sessègnon, que desperdiçou o lance com um chute fraco, tranquilo para Lloris.

Aos 36’, o PSG chegou em disparada frente ao gol de Lloris. Lovren saiu igual um touro desenfreado e não encontrou nada. Depois do deslize do zagueiro, ficou fácil de Bodmer achar Nenê na área. Não restou alternativas para Cissokho, a não ser marcar um pênalti.

Fredy Fautrel expulsou o autor do gol, e confirmou a marcação da penalidade. Para a bola, Guillaume Hoarau. A cobrança foi perfeita, no ângulo direito de Hugo Lloris, posterior ao lado em que o goleiro saltou. Virada do PSG em pleno Stade Gerland.

Pensa que acabou? Nada disso. Faltando menos de cinco minutos para o término do clássico, um misto de provável e improvável aconteceu. Improvável pelas circunstâncias do jogo, provável pelo que demonstrava Apoula Edel desde o início do confronto. O goleiro do PSG entregou um gol de mão beijada. Na reposição de bola ele simplesmente lançou nos pés de Gomis. O “Pantera” aproveitou a oportunidade e decretou o empate, em um duelo emocionante e para delírio da torcida, que ovacionava o sobrenome de Bafé, a plenos pulmões no Gerland.

Nos minutos finais, após desvio de cabeça de Hoarau, Sessègnon ainda teve a oportunidade de marcar o terceiro, mas pegou muito mal na bola e mesmo dentro da pequena área, não teve a capacidade de empurrar para o gol. Final de jogo. Final de uma batalha! Embate emocionante, principalmente nos últimos minutos. Mesmo com um a menos, o Lyon chegou ao empate. Independentemente se foi com a ajuda do goleiro, ou não, mas o importante foi reação nos últimos instantes.

A invencibilidade ainda persiste. Agora são oito jogos na Ligue1!

Próximo adversário: Montpéllier x Lyon, jogo válido pela 16ª rodada do francês. Sábado (04/12/10), às 18h de Brasília.

FOTOS: L'Equipe / FranceFootball / SoFoot / Football.fr / Yahoo.fr / Sports.fr / Football.fr / Aujourdhui En France

LYON 1-0: Cissokho



PSG 1-1: Nenê



PSG 1-2: Hoarau



LYON 2-2: Gomis

Nenhum comentário:

Postar um comentário