sábado, 10 de março de 2012

Vida nova após vexames?

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


No sufoco, Lyon vence atuais campeões franceses e provam que ainda estão vivos na temporada




A semana está complicadíssima para o Lyon. O time foi eliminado pelo Apoel, do Chipre, em disputa de pênaltis pela Liga dos Campeões. Anteriormente havia perdido para o Nancy por 2 a 0 na própria Ligue1 e o psicológico entrava abatido para a partida contra os atuais campeões franceses, o Lille, que briga para alcançar a ponta protagonizada pelos líderes Montpellier e Paris-Saint Germain.

Para o jogo deste sábado, um jogador em especial estreava em 2012. Trata-se do zagueiro croata Dejan Lovren, que volta de lesão e integra a zaga juntamente com o capitão Cris. Rémi Garde também alterou outras partes do elenco. Na lateral, Dabo no lugar de Cissokho. No meio, Gonalons fazia dupla com Grenier, enquanto Källström jogava mais aberto na esquerda. Na frente, Lacazette fazia dupla com Lisandro enquanto Bastos aparecia mais pela direita, invertendo de lado quando necessário. Veja a formação:




O time de Rudi Garcia entrava para a 27ª rodada com dois desfalques defensivos. Mauro Cetto e Marko Basa estavam indisponíveis. Em compensação, todo o restante do elenco estava disponível para o treinador do LOSC, que não poupou esforços para escalar o time para enfrentar o Lyon no Gerland. Destaque para o trio ofensivo e de extrema qualidade protagonizados por Joe Cole, Hazard e Noulan Roux. Abaixo, observe o time escalado por Rudi Garcia.




Com a bola rolando, no primeiro tempo, víamos um Lyon determinado a buscar o resultado logo de cara, até mesmo na tentativa de esquecer os últimos e lamentáveis placares adquiridos ao longo das últimas semanas. O time aparentava bastante tranquilo dentro de campo. Tocava a bola com simplicidade e não permitia erros no setor defensivo. Algo bem diferente do que o torcedor se acostumou a ver recentemente.

Não foi à toa que o placar foi aberto logo cedo, aos 12’. Dabo fez boa jogada pela esquerda. Em velocidade passou fácil de Debuchy e fez o cruzamento. Na área, bem posicionado, Lacazette não tinha nenhum tipo de marcação e não precisou de esforço para marcar. De cabeça colocou o Lyon na frente. 1 a 0.

O treinador do Manchester United, Sir. Alex Fergunson assistia a partida no Gerland. Talvez por acompanhar de perto Eden Hazard, estrela do LOSC, mas o que ele via era um Lyon jogando muita bola e os Dogues sem muitas chances no seu setor ofensivo, preso na defesa e na pressão na saída de bola impressa pelos comandados de Rémi Garde.

A primeira boa chance do Lille apareceu aos 32’, quando após boa triangulação do setor ofensivo, Noulan Roux recebeu bola em boas condições e chutou na rede pelo lado de fora. O OL ganhava muita consistência em sua defesa com o retorno de Lovren. Ele dava muito mais segurança no setor.

Enquanto isso, o Lyon permanecia certeiro na frente. Marcou o segundo gol aos 38’, quando Källström, na esquerda, fez a virada de jogo e achou Bastos do outro lado do campo. O brasileiro colocou na área para Lacazette, que sofreu falta, perdeu a bola, mas Lisandro – atento – conseguiu recuperar a fuzilou Landreau. Lyon com dois de vantagem.

Quando parecia que a superioridade do OL era incontestável e que levaria ela para o segundo tempo, o zagueiro Chedjou fez questão de reviver o LOSC na partida. Nos acréscimos, recebeu cruzamento de escanteio e cabeceou pra baixo e com força. Sem chances para Lloris, que ainda tentou saltar para buscar a bola. Lyon 2 a 1 Lille e assim terminou o primeiro tempo da partida.

Após o intervalo, Rudi Garcia já voltou com uma alteração. Saiu Balmont para a entrada de Payet. O técnico dos Dogues avançou sua postura em busca do segundo gol e quase conseguiu logo no primeiro minuto. Em mais uma jogada de escanteio, os jogadores do Lille quase conseguiram empurrar para o gol após bate-rebate. Mas o lance foi muito bem evitado por Lloris. Minutos depois foi a vez de Payet aproveitar cruzamento de Hazard e emendar uma bela bicicleta, que mais uma vez parou nas mãos do goleiro do Lyon.

Quando o Lille parecia querer chegar ao empate, a resposta do OL foi quase imediata. Michel Bastos cobrou falta venenosa. Um verdadeiro chutaço em direção a Landreau. O goleiro do LOSC já estava batido no lance e a bola explodiu com tremenda força no travessão. Isso inflamou a torcida presente no Gerland.

Rudi Garcia fazia sua segunda alteração no jogo. Aos 14’ da segunda etapa, colocava Túlio de Melo no lugar de Noulan Roux, que não fez boa partida. O brasileiro, após grave lesão, fazia sua reestreia pelos Dogues. No primeiro lance dele, após cruzamento de Digné pela esquerda, o centroavante cabeceou no travessão de Lloris, colocando mais lenha no jogo.

Aos 25’, Dejan Lovren, que vinha bem na partida, mas que já tinha sido amarelado, fez falta em Hazard em lance de velocidade do jogador belga. O árbitro Ennjimi Saïd não pensou duas vezes ao aplicar o segundo cartão e mandar Lovren para o chuveiro mais cedo. Para repor o setor defensivo, Garde imediatamente fez duas alterações: saíram Grenier e Lacazette para as entradas de Bakary Koné e Gueïda Fofana. Em seguida mandou Jimmy Briand para o jogo e retirou Michel Bastos. Rudi Garcia também queimou sua última troca colocando Gianni Bruno no lugar de Joe Cole. Essas foram as últimas alterações do jogo.

A partir dos 35’ da segunda etapa, o Lille esboçava uma pressão em busca do empate. Túlio de Melo e Gianni Bruno eram os protagonistas na frente dos Dogues e perdiam chances claríssimas de gols que só não entravam por detalhes pequenos.

A pressão do LOSC permanecia até os últimos minutos de jogo. Com um a menos, o OL se defendia como podia e sofria em lances de perigo dos adversários. Rémi Garde, na beira do campo, orientava os seus jogadores na hora de arrumar a postura de marcação e até o último segundo de jogo foi dificultoso para o Lyon conseguir os suados três pontos contra o time de Rudi Garcia. Uma vitória heróica e que pode definir novos contornos para o Lyon após Champions League. Acima de tudo, muito importante para o moral do grupo.




A próxima partida dos Gones será o clássico contra o Saint-Étienne, no próximo sábado, às 17h. Partida válida pela 28ª rodada da Ligue1 no Stade Geoffroy Guichard. Até lá!

FOTOS: olweb.fr / L'Equipe / Ligue1.com


GOLS DA PARTIDA:




Nenhum comentário:

Postar um comentário