domingo, 5 de maio de 2013

Com dois de Gomis, Lyon supera Nancy e já soma quatro jogos sem perder

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Bafé entrou no segundo tempo e decidiu o jogo. OL agora mantém distância de três pontos para o quarto colocado e segue firme na briga pela vaga na próxima UCL




Duelo de dois times com bons jogos de invencibilidade. O Nancy, dono da casa, entrava em campo acumulando seis jogos invicto na Ligue1, o adversário do dia, o Lyon, já somava três jogos. Na disputa, dois interesses distintos. O Nancy brigava para não voltar para a zona de rebaixamento, zona essa que o clube integrou por boa parte da competição e conseguiu fugir momentaneamente. Lá na parte de cima da tablea, o Lyon brigava por outra coisa. O OL quer vaga na Liga dos Campeões e precisa vencer pra não ver a turma de baixo encostar. Com o empate do Saint-Étienne e a goleada do Nice na rodada, agora é o time de Claude Puel que começa a incomodar na tabela. Por isso, somente a vitória importava.

Para enfrentar o superior time do Lyon, Patrick Gabriel aposta em uma tática bem ofensiva para impor certa pressão nos adversários. Mesmo com vários desfalques – sete para ser mais preciso – inclusive do goleiro titular, N’Dy Assembe, o Nancy apareceu montado no já tradicional 4-2-3-1. O trio de africanos, que formava o ataque dos donos da casa, era a principal arma do ASNL para derrotar o OL. Moukandjo, camaronês, caia pela direita; Coulibaly, senegalês, pela esquerda; e, de centroavante, Alo’o Efoulou, também de Camarões, era o responsável por empurrar a bola pro gol. Abaixo você pode conferir como ficou os 11 iniciais do Nancy:




Rémi Garde não mudou sua tática, mas mexeu bem no seu time titular. Ainda usando o 4-1-4-1 (que sempre varia no 4-2-3-1), o treinador do Lyon preferiu não mexer no seu setor defensivo em relação aos últimos jogos. A linha formada por Fofana, Koné, Umtiti e Dabo se manteve. Gonalons, na volância também continuou. Contudo, do meio pra frente, boas mudanças. Mvuemba apareceu no lugar de Malbranque e Grenier jogava praticamente sozinho na parte central do campo. Pela direita, sem poder contar com Lacazette e Briand, o jovem Yassine Benzia ganhava uma oportunidade entre os titulares. Na esquerda, Gourcuff era o titular novamente e Lisandro de centroavante. No banco a única novidade era a presença do meia Fares Bahlouli, de 18 anos, relacionado pela primeira vez ao time principal. Confira como ficou a escalação inicial para a partida deste domingo:




Nos primeiros quinze minutos iniciais, os dois times pareciam se estudar. A partida tomava contornos de muito equilíbrio e com uma ligeira vantagem do Nancy. Porém, nenhuma grande oportunidade ainda havia sido criada para qualquer um dos lados. A primeira chance de gol surgiu aos 16’, com os donos da casa. Após escanteio ruim do Lyon e perda da bola por Gourcuff, Moukandjo avançou pela esquerda sem nenhuma marcação. Quando chegou na área do Lyon, finalizou no canto e Anthony Lopes caiu para fazer a defesa e não dar rebote. Ótima intervenção.


A resposta do Lyon foi imediata. Anthony Lopes já ligou contra-golpe com Benzia que avançou muito rapidamente e pegou a defesa do Nancy praticamente desarmada. Correndo em paralelo, do outro lado estava Lisandro Lopéz somente esperando um passe por trás da defesa para finalizar. Contudo, o jovem atacante do Lyon, ao chegar na área, foi cortado por Puygrenier e preferiu cavar pênalti ao invés de dar sequência no lance. Vacilou e perdeu a bola.

Aos 25’, mais uma oportunidade para o Nancy. Em jogada, agora pela direita, o lateral Djebbour avançou e tabelou com o atacante Alo’o Efoulou. Na sequência do lance, o centroavante recebeu bom passe do lateral e, já dentro da área, finalizou forte, mas mandou por cima do gol de Anthony Lopes, que somente observou e não precisou se movimentar para efetuar qualquer defesa.


Na segunda metade do primeiro tempo, o Lyon passou a gostar um pouco mais do jogo. Imprimiu uma melhor troca de passes no meio campo e não era afobado no momento de criar as jogadas. Tocava bola até aparecer a brecha para a finalização mais correta. E foi assim que aconteceu aos 31’. O OL ficou massivamente trocando passes perto da intermediária do Nancy. Em determinado momento, Lisandro recebeu a bola na entrada da área, girou sobre o marcador e bateu forte. O chute passou perto do canto direito de Grégorini, que quase não viu a bola.

Contudo, o Nancy não deixava o Lyon querer gostar do jogo. Qualquer jogada de maior efetividade do Lyon era respondida pela velocidade dos pontas do Nancy. Não poderia haver deslizes na marcação. Aos 35’, a resposta do Nancy foi assustadora. Coulibaly dominou pela esquerda, e avançou em disparada. Dei um rabo de vaca em Fofana e foi até a linha de fundo. No cruzamento para a área, Bakar ajeitou e Alo’o Efoulou finalizou de bicicleta. A bola deu uma triscada no travessão e saiu por cima do gol.


Na segunda etapa, com o Lyon pouco ofensivo no primeiro tempo, Rémi Garde já entrou com uma alteração. Colocou Bafé Gomis no lugar de Lisandro Lopéz. A alteração surtiu efeito imediato. Logo aos 3’ da etapa final, o jogador que havia acabado de sair do banco faria um belo gol. Ele recebeu bola na área, girou sobre o zagueiro e, na hora de finalizar, deu um corte seco em Lotiès. Com o gol aberto, bateu forte, sem chances para Grégorini. Placar aberto no Marcel Picot! Lyon 1 a 0.

E não foi só isso. Aos 9’, o Lyon quase ampliou o marcador. Em jogada arquitetada por Maxime Gonalons, que efetuou um passe magistral para a incursão de Benzia entre os zagueiros. O atacante cortou o goleiro Grégorini, avançou quase sem ângulo e finalizou. Mas, em cima da linha, o lateral Muratori evitou aquele que seria o segundo gol do Lyon na partida. Definitivamente, o OL mudava sua postura no segundo tempo.


Aquele ímpeto ofensivo que o Nancy mostrava ter no segundo tempo, já não aparecia mais. Coulibaly, a principal arma de velocidade do time cansou e Patrick Gabriel precisou trocá-lo por Zitte. Com isso, Moukandjo ficou bastante sobrecarregado na hora de construir as jogadas pelo lado de campo e isso foi o cansando também. Já na casa dos 20’ da etapa final, o Nancy se via cansado. Mas ainda assim conseguia incomodar em bola parada. Aos 21’, em escanteio cobrado por Muratori, a bola ficou pipocando na área do Lyon por uns bons 20 segundos até sair pela linha de fundo. Ali, ao menos umas quatro finalizações foram efetuadas. Dez minutos depois, em mais uma jogada de escanteio, Bakar bateu de primeira a bola explodiu em Umtiti, que já era o último homem ali na linha de marcação, quase dentro do gol.


Posteriormente ao lance, Rémi Garde reforçou a marcação. Tirou Benzia, que até fez um bom jogo, e entrou Jordan Ferri. Pelo Nancy, Bakar deixava o campo para a entrada de Jeff Louis. Ferri entrava pra dar mais sustentabilidade na marcação pelo lado direito. Fofana – amarelado - virava quase que um terceiro zagueiro quando o OL estava sem a bola.

A estratégia deu certo. Com Ferri dentro de campo, Fofana, quando o Lyon não tinha a bola, ainda podia ter mais liberdade pelo lado direito. A jogada do segundo gol começou com ele, que roubou bola de Zitte, achou Grenier que prendeu e esperou a passagem de Fofana novamente. Já quase dentro da área, o volante/lateral do Lyon passou pro meio e Yoann Gourcuff chegou batendo forte. Grégorini chegou a encostar nela, mas a bola entrou mesmo assim! 2 a 0 OL.


Perto do fim do jogo, mais duas trocas: Hammar entrava no lugar de Alo’o Efoulou, pelo Nancy. E no Lyon, Malbranque entrava no lugar de Clément Grenier que, mais uma vez, fez uma enorme partida e foi decisivo no placar favorável do jogo. Grande jogador que, a cada partida, vem evoluindo mais e mais.

Faltando um minuto para os acréscimos, o Lyon conseguia o seu terceiro gol. E foi um golaço! Com o Nancy avançando suas linhas de marcação, a zaga dava muito espaço para o OL penetrar. Numa dessas, Gourcuff dominou pela esquerda e achou Gomis se deslocando no centro. O centroavante recebeu a bola, girou sobre Puygrenier e tocou de cobertinha, na saída de Grégorini. Baita gol! Lyon 3 a 0, para fechar o caixão e encerrar a boa sequência do Nancy no campeonato. Com o terceiro gol no placar, o Nancy morreu em campo e nada mais pode ser feito. Fim de papo!




Próximo adversário: Paris-Saint Germain! 12/05, domingo próximo, às 16h de Brasília. Jogo válido pela 36ª rodada da Ligue1, a antepenúltima! Até lá.

FOTOS: olweb.fr / L'Equipe / LFP.fr


GOLS DA PARTIDA:



Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário