domingo, 19 de maio de 2013

Com golaço de Grenier, Lyon empata, mas não garante vaga

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Nice saiu na frente e, mesmo com um jogador a mais, não conseguiu vencer o OL. Vaga na Liga dos Campões será decidida na última rodada




A Ligue1 chega a sua penúltima rodada. Em campo, todas as equipes jogando ao mesmo tempo, no mesmo horário: sábado, às 16h. Entretanto, o Stade du Ray, devido as fortes chuvas que pegou forte a cidade de Nice, não tinha condições algumas de jogo. A partida, portanto, foi adiada para o dia seguinte, domingo, às 10h da manhã aqui no Brasil. Com a definição da rodada por inteiro, o OL tinha em mãos toda a estratégia para saber como se comportar dentro de campo no jogo de hoje. Uma vitória simples o colocava já na próxima Liga dos Campões. Por outro lado, uma derrota, dava a faca e o queijo na mão para o próprio Nice chegar firme nessa briga pela vaga. Definitivamente, um jogo que valia muita coisa nessa manhã.

Claude Puel, ex-técnico do Lyon, que saiu brigado com Deus e o mundo do Gerland, certamente queria prejudicar o seu ex-time. Sendo assim, encarava essa partida como se fosse uma final de competição. Armou o seu time no 4-2-3-1 com a presença do artilheiro do time na temporada centralizado no setor ofensivo: Darío Civitanich. Sofrendo com vários desfalques, oito para ser mais preciso, Puel foi pra campo com tudo o que tinha de melhor. Berthomier, M’Bow, Genevois, Palun, Anin, Eysseric, Pentecôte e Maupay não podiam entrar em campo. Mesmo assim, o time, dono da casa, tinha um ótimo time para o jogo frente ao Lyon. Confira a formação dos 11 iniciais:




Pelo Lyon, Rémi Garde preferiu manter o 4-1-4-1. Mas o time sofreu várias mudanças desde o último jogo, frente ao PSG. Sem poder contar com Umtiti e Fofana, Bisevac voltava ao miolo de zaga, assim como Réveillère na lateral. No meio, Mvuemba voltava ao banco e dava lugar a Malbranque. Gourcuff, novamente tinha chances pelo lado esquerdo do campo. Na frente, ao invés de optar por Lisandro Lopéz, como vinha fazendo, Garde, hoje, colocou Bafé Gomis entre os titulares. Benzia era outro que também ganhava mais uma chance entre os iniciais, deixando o ótimo Alexandre Lacazette no banco. Abaixo, você pode conferir como ficou o time do OL para o jogo de hoje:




Logo nos primeiros instantes de bola rolando, percebia-se o quão importante era esse jogo para os jogadores. No primeiro lance de jogo, Yassine Benzia disputou bola e, logo de cara, já recebeu o primeiro amarelo da partida. Definitivamente, os times entravam em campo para se digladiarem pela tão cobiçada vaga na Liga dos Campeões, que aumenta o orçamento do clube de forma considerável para a temporada seguinte.


A primeira chance de gol apareceu aos 9’. Em jogada rápida do ataque do Nice, Mahamana Traoré entrou dentro da área, demorou a ser pressionado por Bisevac, e conseguiu uma potente finalização de perna esquerda. A bola passou com certo perigo por cima do gol de Anthony Lopes, que provavelmente não chegaria a tempo de defender a bola se ela fosse em direção ao gol.

Posteriormente, aos 15, os  donos da casa tiveram mais uma grande oportunidade para abrir o placar. Dessa vez, Traoré puxou o contra-ataque e ficou tocando bola na intermediária do campo do OL. Achou Cvitanich se movimentando. O argentino puxou a jogada para o lado do campo e cruzou em direção a área. A bola passou por todo mundo, inclusive por Didier Digard, que por centímetros não conseguiu completar a jogada em direção ao gol do Lyon.


A primeira oportunidade de gol do Lyon só apareceu ao 27’. O time conseguiu chegar perto da área do adversário e ficou tocando bola por ali. Em determinado momento, Grenier viu Gomis se deslocando e efetuou o passe por cima. Bafé Gomis, sem pensar duas vezes, virou uma linda bicicleta e finalizou, com potência e perigo, por cima do gol de Ospina. Contudo, já era marcado impedimento, de maneira correta, pelo árbitro Clément Turpin.

O Lyon começava a gostar um pouco mais do jogo e chegava com mais propriedade do que no começo da partida. Já não permitia mais espaços também ao meia Mahamane Traoré, que era  válvula de escape do Nice em jogadas de contra-ataque. Dessa maneira, Lyon sabendo explorar o campo, sempre conseguia fazer a bola passar por Grenier, que armava todas as jogadas do time. Perto dos 40’ de jogo, o mesmo Grenier conseguiu driblar um defensor e passar para Gomis. Apertado, o centroavante do OL achou Benzia pela direita. O jovem entrou na área, mas demorou. Foi prensado pelo zagueiro na hora de finalizar.


Para o segundo tempo, o Lyon voltou com uma alteração. Alexandre Lacazette entrou no lygar de Yassine Benzia. Porém, antes mesmo de Lacazette encostar na bola, o Nice abriu o placar. No primeiro minuto da etapa final, Cvitanich recebeu cruzamento na área e foi puxado por Bakary Koné. Clément Turpin, árbitro do jogo, não hesitou em marcar pênalti para o time da casa. Na marca da cal, o próprio Cvitanich foi para a cobrança. E converteu de maneira excelente. Bateu no ângulo esquerdo de Anthony Lopes, que caiu para o outro lado. Nice 1 a 0. Explosão de euforia no Stade du Ray.

E o Nice queria mais. Antes mesmo do Lyon tentar reagir, o time de Claude Puel conseguiu, mais uma vez, chegar com perigo. Dessa vez com Bautheac, pela esquerda. Ele avançou pra cima de Réveillère e cruzou pra área. No lance, Dabo tirou, mas mandou pro meio. No rebote, Digard bateu forte e de primeira e mandou um potente chute que passou com enorme perigo ao gol do Lyon.


Os visitantes tentavam alguma reação. Mas só voltaram a gostar do jogo próximo dos 20’ do segundo tempo. Gourcuff, Grenier e Gomis eram aqueles que tentavam alguma coisa no setor ofensivo, mas sempre esbarravam nas boas mãos do goleiro David Ospina, que praticamente não deixava nenhuma jogada se transformar em um lance de perigo. Mas, definitivamente, o Lyon começava a querer marcar o seu gol.

Entrentanto, enquanto o Lyon tentava crescer no jogo, o Nice também não se sentia acuado. Tinha lá seuas chances também. Rémi Garde colocou Lisandro Lopéz no lugar de Malbranque e foi pra cima. Claude Puel colocou Jérémy Pied e tirou Bosetti. E os planos do OL quase foram por água abaixo quando Cvitanich recebeu bola no ataque, prendeu e esperou a subida de Grégory Puel. O lateral avançou e cruzou para Bautheac finalizar na rede pelo lado de fora.


O Lyon respondeu quase em seguida em um lance emocionante. Houve três finalizações dentro da área e nenhuma delas entrou. Primeiro, Gomis bateu e a bola explodiu na zaga. Depois, Lisandro foi chuta e também foi interpelado pelos defensores, por último, Grenier não conseguiu acertar meta de Ospina. Contudo, os ânimos do OL pararam quando Gonalons fez falta em Pied e recebeu o segundo amarelo, sendo expulso aos 30’ do segundo tempo.

Quando parecia que tudo ficaria nisso, eis que aparece o brilho de Clément Grenier! O meia do Lyon teve a oportunidade em bola parada, quase na entrada da área, e soltou um porrete! Ao melhor estilo Juninho Pernambucano. A bola viajou até o ângulo de Ospina, fez três curvas no ar antes de entrar. Belíssimo. Magnífico tento de Clément Grenier! Lyon e Nice, novamente, empatados no placar. Mesmo assim, a torcida no Stade du Ray não parava de cantar.


Faltando dez minutos para o término do jogo, e com o empate no placar. Rémi Garde preferiu não arriscar. Para recompor o seu meio de campo, colocou Jordan Ferri no lugar de Bafé Gomis. Era sua última alteração. Pouco tempo antes, Kévin Diaz havia entrado no lugar de Mahamana Traoré no time do Nice.

Nos últimos minutos de jogo, os donos da casa, com um a mais em campo, pressionava o OL para tentar sair de campo com a vitória. Contudo, o Lyon adotava uma postura interessante. Não se deixava ser atacado com muita evidência. Não era massacrado e ainda conseguia escapar, ora ou outra, por contra-ataques esporádicos. Claude Puel só mexeu faltando pouco menos de dois minutos para o término do jogo, colocado Bahoken no lugar de Bautheac, que quase foi o responsável pelo gol da virada. Arranjou uma jogada pela direita, cruzou para Cvitanich desperdiça uma chance, sem marcação, já nos acréscimos.

Todavia, já não havia mais tempo para erros. Fim de jogo no Stade du Ray. Com o empate, Lyon soma três pontos de distância do ASSE, mas ainda assim não garantiu classificação, pois tem menos saldo de gols. Tudo se resolverá na última rodada. Próximo jogo:  Lyon recebe o Rennes, no Stade Gerland, domingo próximo, dia 26/05, às 15h de Brasília. Até lá.


FOTOS: olweb.fr / Sports.fr / LFP.fr


GOLS DA PARTIDA:



Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário