sábado, 19 de abril de 2014

Em jogo aguerrido, Cavani faz dois e dá título ao PSG

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Jovem time do Lyon batalhou, se esforçou, mas não conseguiu bater o elenco parisiense mesmo sem Ibrahimovic




Depois de colocar água no chope dos adversários da noite, na semana passada, pela Ligue1, e evitar o iminente título do PSG, o Lyon volta a enfrentar o todo poderoso clube do Campeonato Francês. Mas, desta vez, o jogo é válido pela Copa da Liga Francesa. Para ser mais preciso, a final! Jogo único, no portentoso Stade de France, em Saint-Denis. Duas equipes que perderam suas vagas nas competições europeias recentemente. O Lyon, pela Liga Europa, foi eliminado pela Juventus. O Paris-Saint Germain, por sua vez, acabou não suportando a força do Chelsea de José Mourinho. Dessa maneira, sobrou somente as competições nacionais para fazer valer a temporada. O OL, já quase não almeja nada na Ligue1, portanto, entra em campo hoje para um duelo de vida ou morte.

Em campo, Rémi Garde, com sérios desfalques, decidiu não abandonar o seu 4-4-2 que vem dando certo neste ano. Sem poder contar com os titulares Miguel Lopes, Fofana, Ferri, Grenier e Gourcuff, o OL vinha a campo com força máxima daquilo que restou entre os disponíveis. Na defesa, Dabo fazia a lateral direita no lugar do português Lopes. No meio, Mvuemba jogava ao lado de Gonalons e Tolisso ganhava mais uma oportunidade entre os titulares, agora não mais na lateral e, sim, na ala, podendo articular no centro com Malbranque. Na frente, Briand não começou jogando, a dupla ficou por conta de Lacazette e Gomis. Abaixo, você pode ver como ficou a escalação:




Pelo PSG, Laurent Blanc tinha somente um desfalque. Mas, este, valia como um time inteiro. Estamos falando de Zlatan Ibrahimovic. O sueco ainda não se recuperou de uma lesão a desfalcava novamente o ataque do time parisiense. Dessa maneira, a responsabilidade ficava por conta de Edinson Cavani que, mais uma vez, seria o homem de referência no ataque do time bilionário. Outro que ganhava mais uma oportunidade para mostrar valor era o brasileiro Lucas. Ele era preterido por muitos para dar lugar ao meia Javier Pastore, mas o treinador do PSG optou por começar com ele dentro de campo numa espécie de 4-3-3, abrindo de um lado com Lavezzi fazendo a outra ponta. No restante do time, quase nenhuma novidade. No meio, Cabaye ainda não conseguiu sua titularidade e Motta, Matuidi e Verratti começavam jogando. No lado direito, Jallet era titular, assim como Nicolas Douchez no gol. Este, por sua vez, era o goleiro oficial do PSG nas ligas. Abaixo, a formação inicial do clube de Paris:




Digno de uma partida de final, o jogo começou bem movimentado. A primeira oportunidade saiu logo nos primeiros segundos, com Gomis. Ele avançou na intermediária e antes de chegar dentro da área já tentou arrematar dali mesmo. A bola saiu rasteira e sem qualquer perigo para Douchez. Mas o lance que chamou a atenção mesmo foi o gol que o PSG marcou logo aos 2’. Maxwell fez linda jogada pela esquerda, tabelando com Lavezzi, entrando na área, tirando Anthony Lopes do lance e deixando tranquilo para Cavani chegar marcando! 1 a 0.

O Lyon tentou buscar uma reação quase de maneira imediata. Em jogada individual de Alexandre Lacazette, o atacante do Lyon chegou a entrar dentro da área adversária, pelo lado direito e criar uma grande oportunidade para Bafé Gomis marcar. O centroavante do OL recebeu a bola e bateu de primeira, sob marcação prensada. A bola bateu na rede pelo lado de fora, arrancando suspiros dos torcedores dos Gones presentes em St.Denis.

O OL chegaria mais uma vez com perigo. E de novo com Gomis. Após martelar a defesa do PSG com vários lances de intensa pressão, Mvuemba cobrou escanteio e achou o atacante do Lyon dentro da área. Mais uma vez, sem qualquer marcação, Bafé Gomis tinha a oportunidade de marcar. Mas, afoito, ele cabeceou sem direção e praticamente recuou para Douchez realizar a defesa.

Depois destas duas boas oportunidades para o Lyon, o time do PSG voltou a acordar dentro de campo e criou boas oportunidades para ampliar o marcador. Primeiro, Marco Verratti descolou um lindo passe para Cavani receber e, mesmo pressionado por Bedimo, conseguiu sair na cara do gol, de frente com Anthony Lopes, que saiu bem nos pés do uruguaio e fez boa defesa. Posteriormente, Cavani apareceria de novo, ao aproveitar rebote da defesa do Lyon e bater de primeira, de fora da área, forçando uma linda defesa do goleiro português do OL.

A pressão parisiense não tinha fim. E ainda aos 15’ de jogo, o time de Blanc teria um gol anulado. Após levantamento pra área, o zagueiro Alex aproveitou a falha de Lopes e empurrou para as redes. Mas ele já estava em posição de impedimento e o lance foi muito bem anulado pela arbitragem. Isso só deixou a equipe de Paris mais motivada para continuar atacando e buscar o segundo gol.

E ele apareceu! Aos 33’, Thiago Silva lançou Lucas na área. O brasileiro dividiu com Anthony Lopes, que saiu atrapalhado e acabou cometendo pênalti no ex-jogador do São Paulo. Edinson Cavani foi pra bola e acabou marcando o segundo dele na partida e o segundo do PSG. 2 a 0 no Stade de France e um jogo de intensa pressão, onde somente um time jogava e mostrava suas forças.

E por muito pouco, Cavani não faria o seu hat-trick ainda no primeiro tempo. Lucas apareceria novamente, fazendo uma jogada maravilhosa, passando por quatro defensores do Lyon e entregando de bandeja para o uruguaio, já sem marcação, fazer mais um. Mas ele hesitou e acabou chutando de primeira, mandando por cima do gol do Lyon. Era para fechar o caixão.

Depois de um primeiro tempo que só o PSG apareceu dentro de campo, aplicando 61% de posse de bola. O Lyon voltou pro segundo tempo com uma postura similar. Nos primeiros minutos víamos um time assistindo ao outro jogar bola dentro de campo. Rapidamente, Rémi Garde sentiu a necessidade de mudança e colocou Jimmy Briand no lugar de Dabo. Lyon ia para o 4-3-3, com Tolisso fazendo a lateral direita agora.

O resultado foi praticamente imediato. Com mais homens no setor ofensivo, o time do OL diminuiu a vantagem parisiense com um lance de muita felicidade de Alexandre Lacazette. O atacante do Lyon carregou a bola na região intermediária, avançou, e antes mesmo de chegar até a área, bateu forte e rasteiro. Douchez tentou se esticar todo para efetuar a defesa e não obteve êxito. PSG 2 a 1 Lyon!

Na metade da etapa final, o Lyon faria mais uma alteração, até mesmo para dar mais mobilidade no setor de armação. Nabil Fekir, que começou jogando a partida contra o Paris-Saint Germain na semana passada, entrava no lugar de Steed Malbranque. Era a segunda troca do OL, enquanto o PSG não havia modificado ainda. Contudo, pouco tempo depois, Blanc mexeu duas vezes no mesmo instante: entraram Pastore e Cabaye nos lugares de Lavezzi e Verratti.

As trocas surtiram um efeito positivo do time de Paris. O fôlego novo deu mais calma ao time para manter sua vantagem dentro de campo e atuar de forma certeira. Prendendo o Lyon no seu campo de defesa, na tentativa de criar opções de saída de bola e, ao mesmo tempo, armado para aplicar um contra ataque. Ménez, entrou nos acréscimos justamente para dar mais mobilidade nessa segunda bola.

Nos minutos finais, o Lyon ainda tentou buscar o empate na base do abafa. Rémi Garde colocou o zagueiro Bakary Koné no lugar de Bedimo simulando um centroavante. Mas era tarde demais. O PSG mereceu a vitória, pois foi melhor do começo ao fim da partida. De todo modo, o OL foi valente e fez uma final digna. Valeu a batalha, valeu a festa e o esforço dos jovens atletas dos Gones.

Para o Lyon, agora só resta a Ligue1. É a única chance do clube conquistar uma vaga para a Liga Europa, que seja. Quarta-feira, 23/04, às 13h30 a luta continua! O adversário é o Toulouse, jogo válido pela 34ª rodada. É ganhar ou ganhar! Não existe mais brechas para tropeços.

FOTOS: olweb.fr


MELHORES MOMENTOS:


Assista somente até os 2min45. O restante é bug do vídeo


Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário