domingo, 30 de novembro de 2014

E caiu o tabu de mais de 20 anos!

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Finalmente, Saint-Étienne vence o Lyon dentro do Geoffroy-Guichard, quebra um jejum de duas décadas e encosta no rival na tabela do Francesão




20 anos de tabu! A última vez que o Saint-Étienne venceu o Lyon dentro de seus domínios foi em 06 de abril de 1994. Essas duas décadas de jejum estavam em voga na partida de hoje, além, é claro, da luta pela parte de cima da tabela do Campeonato Francês. O clássico no Geoffroy-Guichard colocavam dois rivais frente a frente em uma partida que colocava em prova muito mais do que 22 jogadores em campo. A rivalidade, as circunstâncias, o tabu e os torcedores faziam do Derby du Rhône algo muito mais especial do que uma partida comum. Hoje, Saint-Étienne x Lyon já pode ser considerado um dos maiores clássicos do futebol mundial.

Chrsitophe Galtier tinha em mãos boa parte do seu time. As ausências ficavam por conta do experiente Mevlut Erding, do jovem Allan Saint-Maximin e do ex-lionês François Clerc. Por outro lado, já poderia contar com o retorno de Franck Tabanou, que vem jogando na lateral esquerda esta temporada. Para enfrentar o OL, o ASSe entrou em campo com uma formação que, na teoria, mostrava-se bastante defensiva: um 3-5-2. Contudo, com essa aplicação tática, ele poderia liberar seus dois laterais sem ter muita obrigação de marcação. E esse poderia ser o diferencial para bater o bom meio de campo adversário. Veja como ficou montado o time:




Já podendo contar com o retorno de Nabil Fekir, que estava suspenso na última partida, Hubert Fournier tinha em mãos o time titular que fez ótimas partidas neste mês e em outubro. O 4-4-2 com jogadores do meio de campo que sabem marcar e sair pro jogo é a tônica que diferencia o OL dos demais times da Ligue1. Principalmente quando fala-se em Ferri e Tolisso. Eles conseguem deixar Gonalons na marcação e flutuam facilmente em todos os setores do meio. Hoje, Malbranque era o responsável pela articulação do time, uma vez que Gourcuff e Grenier não retornaram de lesão ainda. Fekir, de novo, ganhava uma chance no ataque, formando dupla com o artilheiro Lacazette. Bisevac, que era dúvida durante a semana, entrava entre os titulares. Confira a o time titular do OL:




Com a bola rolando, foi o Lyon quem assustava os torcedores presentes no estádio. Por jogar um futebol mais vistoso ultimamente, o time de Fournier começou com um gol anulado logo nos primeiros minutos. E com razão! Lacazette encostou a mão na bola em cobrança de falta levantada na área por Fekir. Mas não foi somente este lance que incomodou Ruffier no começo do jogo. Em duas outras oportunidades, ainda antes dos 15’ iniciais, o OL teve a chance de abrir o placar.


O ASSE demorou a entrar no jogo. Mas quando o fez, conseguiu ser mais prático e chegar com mais aplicação e objetividade. A primeira grande oportunidade veio com Van Wolfswinkel. O centroavante recebeu passe cruzado e finalizou de forma esquisita. Ainda assim, a bola passou a esquerda do gol de Anthony Lopes, que já parecia estar batido no lance. A jogada era só um alerta do que vinha por aí.

Aos 18’, o ASSE teve uma cobrança de escanteio a seu favor. Max-Alain Gradel cobrou e o zagueiro Bayal Sall subiu mais alto que todo mundo, inclusive o goleiro Anthony Lopes. O tiro de cabeça afundou as redes e colocou o estádio Geoffroy-Guichard abaixo. Euforia nas arquibancadas e o St.Étienne na frente no placar. Sinal de que a formação tática inicial de Gaultier parecia ser realmente eficiente para a ocasião, mesmo o gol saindo em bola parada.


A resposta do Lyon quase veio em forma de gol. Com a desvantagem no placar, o time visitante foi pra cima em busca do empate. Primeiramente, em bola parada levantada por Fekir. Logo depois, o mesmo Fekir teve a oportunidade de ouro de marcar, quando em um rebote, ficou frente a frente com Ruffier e decidiu finalizar rasteiro. O terceiro goleiro da Seleção Francesa fez uma defesa milagrosa com o joelho esquerdo, evitando o empate.

Quando o Lyon parecia querer ir em busca do gol de empate e, de fato, estava melhor na partida, o ASSE chegou com o segundo banho de água fria: o segundo gol da partida! Em apagão da defesa dos Gones, Max-Alain Gradel apareceu com muita velocidade pela esquerda e sem nenhuma marcação. Avançou por dentro da área e só esperou a passagem de Van Wolfswinkel para concluir. Umtiti tentou interceptar o lance mas já estava sem recursos. 2 a 0 no placar e torcedores ainda mais eufóricos!


O segundo gol fez o Lyon abaixar seu ânimo e ir para o intervalo sem qualquer reação em busca do empate. Contudo, na volta do intervalo, o OL voltou com força total. Com menos de 1’ da etapa final, Lacazette disparou em arrancada, passou por quem quis da defesa adversária e arrematou com força... mas sem direção. Era a chance de diminuir a vantagem do ASSE e ele desperdiçou por falta de pontaria no momento.

Sem deixar seu poder de mandrião de lado, o ASSE provava que não estava dormindo no jogo e respondeu em menos de três minutos. Em lance de bola parada, Max Gradel levantou na área e Loïc Perrin subiu mais alto que todos os defensores do Lyon. No cabeceamento, ele mandou a bola no travessão de Anto Lopes, que se esticou por inteiro e ainda assim não conseguiu alcançar a bola do defensor dos Verts. Por pouco não saia o 3º do ASSE no jogo.


Antes dos 10’ do segundo tempo, o St.Étienne estava mais próximo do terceiro gol do que o Lyon do seu primeiro. Tabanou quase marcou se não fosse intervenção providencial de Anthony Lopes, saindo aos pés do lateral. Naquele momento do jogo, os dois times também faziam suas primeiras alterações. No ASSE, entrava Diomandé no lugar de Clément, que parece ter sentido algo. No OL, era N’Jie quem entrava para saída de Malbranque. O meio ficava para Fekir e o camaronês fazia a dupla de ataque com Lacazette.

A opção de Fournier não deu muito certo e o ASSE continuava mandando no jogo. Agora não mais somente pela superioridade dentro de campo, mas também pela força de sua torcida e o ânimo que atingiu dentro de campo. O jovem time do OL se enervava e não tinha a sabedoria e experiência suficiente para sair de uma situação tão incomoda que o próprio time criou na partida. A saída de Malbranque só dificultou ainda mais a ordenação cerebral do time. Naquele momento do jogo, Fournier já havia feito uma troca: Ghezzal no lugar de Ferri. Galtier também colocou Monnet-Paquet no lugar de Van Wolfswinkel.


A troca do treinador do ASSE surtiu mais efeito. O time só reiterava que estava melhor psicologicamente e futebolisticamente dentro de campo. A prova veio quando o jovem Tolisso tentou sair jogando dentro da sua própria área e furou o chute. A bola sobrou para Cohade que só teve o trabalho de carrega-la por alguns passos antes de fazer o terceiro do ASSE no jogo. Virou goleada!


Com as últimas alterações realizadas (Mvuemba no lugar de Tolisso e Brison por Tabanou) a partida mantinha-se no mesmo panorama. A torcida empurrava o time da casa e o Lyon sofria para chegar ao ataque. Fekir era o jogador mais lúcido do Lyon e conseguiu, inclusive, um pênalti para o seu time, que Lacazette desperdiçou finalizando para fora. Definitivamente, não era noite para o Lyon no Geoffroy-Guichard.


Por fim, mesmo ao som de “olé”, entoados pelos entusiasmados torcedores verdes, Lacazette quase conseguiu diminuir a vantagem, cabeceando uma bola na trave do já batido Ruffier. Ainda assim, mesmo com o advento de três minutos de acréscimos, o OL não conseguiu nem chegar perto de se igualar ao que o St.Étienne foi dentro de campo hoje. Uma verdadeira aula de superioridade. Para lavar a alma do tabu quebrado. Agora, o ASSE está somente a um ponto do OL na tabela e visa, assim como todos os outros concorrentes, os primeiros colocados da Ligue1. Disputa boa.

O Lyon volta aos campos na quinta-feira, dia 04 de dezembro para enfrentar ex-time do treinador Fournier: o Reims! O jogo é válido pela 16ª rodada da Ligue1 e será no mesmo horário do clássico, às 18h de Brasília. O Lyon ainda quer continuar no topo da tabela e enfrentará o adversário dentro de sua casa, no Stade Gerland. Até lá!

FOTOS: asse.fr || L'Equipe || olweb.fr


GOLS DA PARTIDA:


Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário