sábado, 22 de novembro de 2014

Lyon interrompe série de vitórias, mas já acumula dez jogos seguidos sem perder

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Em empate contra o Bastia, time sentiu muito no setor de criação e quase se complica em jogo de baixa qualidade técnica




Depois de ganhar uma “folga” de uma semana, o Lyon voltou aos trabalhos neste sábado (22/11). O adversário era o Bastia, que tinha a missão de quebrar os nove jogos consecutivos do Lyon sem perder. A tarefa era complicada, mas o fator casa pode ajudar o time, assim como fez na vitória por 2 a 0 sobre o Montpellier na rodada passada. O OL, por sua vez, se conseguisse mais uma vitória, poderia assumir a segunda colocação – mesmo que provisoriamente. Para tomar o posto de vez, precisaria torcer por uma derrota do Olympique de Marseille, no domingo, contra o Bordeaux.

Dentro de campo, o Bastia não tinha grandes novidades. As ausências ficavam por conta de dois lesionados: Ba e Mokulu, além do suspenso Brandão. A grande diferença mesmo ficava no banco de reservas. E não estamos falando de algum jogador suplente. Na verdade, o Bastia despediu recentemente o treinador que havia começado a temporada a frente do grupo, o ex-volante Claude Makélélé. Dessa maneira, o comando do time estava sob a batuta do interino Ghislain Printant, que conseguiu dar a vitória ao seu elenco no jogo contra o MHSC na 13ª rodada. Abaixo, você pode ver como ficou escalado o time de Printant:




A semana do Lyon foi em tom de comemoração. Isso se deve ao fato do departamento médico do clube ter esvaziado. Apenas Fofana se cura de uma lesão grave. O resto dos jogadores estão treinando – mesmo que um treino leve. Para o jogo de hoje, havia a esperança de poder contar com Gourcuff e Grenier, contudo o segundo ainda não conseguiu pegar o ritmo dos treinos e o primeiro, apesar de ter sido relacionado, foi cortado do banco de reservas alegando se poupar para o clássico contra o St.Étienne na semana que vem. Sem poder contar com Fekir, suspenso, o OL entrou em campo sem seus três principais meias de ligação. Dessa maneira, Malbranque se encarregou de ser o homem a fazer este papel. Fournier colocou três volantes para dar esta sustentação ao belga. Outro destaque ficava por conta de Ferri, que se recuperou de lesão e integrava o banco de reservas. Abaixo, veja a formação do OL para o jogo:




Com a bola rolando no Stade Armand Cesari, o que parecia ser um jogo que ficaria bastante agarrado no meio de campo, acabou surpreendendo. Apesar do congestionamento no setor, as duas equipes jogavam com muita velocidade e abriam muito seus espaços. Nos primeiros vinte minutos, tanto o Lyon quanto o Bastia conseguiam chegar com certa facilidade nas metas adversárias. Contudo, o gol era questão de capricho... ou a falta dele! Muito em função disso, no começo do jogo, nenhuma ótima chance de gol foi criada.


Pelo lado do OL, um jogador ganhava certa liberdade exagerada dentro de campo: Henri Bedimo. O lateral conseguia carregar a bola da lateral, no seu campo de defesa, e avançar em diagonal até conseguir penetrar pela entrada da área. Erro de marcação do Bastia que poderia ser fatal, haja visto a qualidade de criação e de passe que o camaronês possui. E foi através dos pés dele que o Lyon criou sua primeira grande chance, aos 24’. Ele conseguiu ter espaço para dominar a bola, olhar pra área e levantar para Tolisso chegar de cabeça e, por centímetros não acertar a bola. Ele já estava de frente pro gol.

A resposta do Bastia veio cinco minutos depois, com Kamano. O atacante do SCB carregou a bola do meio de campo e foi avançando em velocidade exponencial. Não se deu conta de Umtiti e passou do zagueiro como quis. Na hora de entrar na área, conseguiu fazer o chute, mas de última hora foi travado por Bisevac, que fazia a cobertura e chegou na hora exata para evitar a abertura do placar.


De maneira não muito evidente, o Lyon era um pouco melhor que o Bastia na partida. Conseguia tocar a bola com muita facilidade e extrema velocidade. Mas faltava eficácia. As vezes a posse de bola era fantasiosa, com toques pra trás, pouco envolvente e que não tinha quase nenhum propósito. Quando resolvia “jogar pra frente”, a situação não se desenvolvia justamente pela falta de criação que o time sofria no jogo de hoje. Definitivamente, Fekir (ou Gourcuff ou Grenier) faziam falta.

Fournier tinha até como resolver essa situação com rapidez. A primeira opção era dar mais liberdade a Mvuemba. Desprender ele um pouco da marcação e fazer com que ele encostasse um pouco mais em Malbranque. A segunda opção era fazendo uma troca. Colocando Ghezzal em campo para auxiliar um pouco na parte técnica. A última, era um pouco mais ousada, mas que na circunstância do jogo poderia dar certo: liberar Bedimo a penetrar pelo meio e deixar Tolisso fazendo a sobra, já que ele é lateral de origem. De qualquer maneira, Fournier foi para o intervalo sem mudar sua formação tática.


No segundo tempo, os times voltaram sem quaisquer alterações. O jogo só havia recomeçado de maneira um pouco mais violenta. Nos primeiros minutos, Bisevac e Squillaci já haviam recebido cartão amarelo. O zagueiro do Bastia, inclusive, foi punido depois de derrubara Lacazette na entrada da área e permitir uma cobrança de falta perigosíssima para o Lyon. Umtiti cobrou de maneira quase perfeita, tirando tinta da trave de Aréola.


Perto dos 15’ da etapa final, o Bastia fez a primeira alteração da partida. Quase um “seis por meia dúzia”. Fôlego novo no time: Ayité entrou no lugar de Kamano. A troca surtiu efeito minutos depois. Em contra-ataque do time da casa, o próprio Ayité recebeu em velocidade, avançou, entrou na área quase sem marcação e chutou no ângulo. Anthony Lopes, goleiro do Lyon, foi buscar e fez uma defesa cinematográfica!


Melhor em campo, o Bastia parecia mais próximo do gol do que o OL. Para evitar percalços na sua defesa, Printant tirou o exausto Squillaci e deu fôlego novo ao setor, colocando Romaric. Em tempo, o Lyon também trocava, colocando Mohamed Yattara no lugar de Clinton N’Jie, que até tentou fazer algo na partida, mas foi muito bem marcado pelos defensores córsegos. Ainda assim, não era a troca que os Gones precisavam. O setor de criação era quem estava carente.

Faltando um pouco menos de dez minutos para o fim de jogo, Printant fez sua última troca, colocando Maboulou no lugar de Ongenda. Saiu um atacante por outro. Mas Ongenda não tinha feito um bom jogo e a ideia era buscar a vitória. O SCB apertava muito o OL e era totalmente plausível um gol nos últimos minutos. Enquanto isso, o Lyon precisando de força ofensiva, Fournier colocou um outro volante. Ferri no lugar de Mvuemba. Não surtiria muito efeito. Aos 85’, ele tiraria o melhor em campo, Alexandre Lacazette, para colocar Yassine Benzia.


Como já era de se esperar, mesmo com as duas últimas trocas, o Lyon não melhorou em campo. Muito pelo contrário. Taticamente, o Bastia era superior naquele momento da partida e fazia valer o seu mando. Pressionava, atacava, empurrava! Mas ainda assim falta o fator qualidade para poder surpreender o OL e marcar o único gol da partida. Lopes não trabalhou muito, é verdade, mas o segundo tempo, definitivamente, teve um dono e foi o Bastia.

Perto do fim do jogo, o Lyon ainda teve uma última chance, muito em função de uma falha na saída de bola de Aréola do que méritos da criação do time. Em bola alçada na área, o goleiro saiu errado e Benzia, sem sair do chão, conseguiu cabecear e tirar o arqueiro da jogada. A bola sobrou para Bisevac, no segundo pau, que tentou dar prosseguimento ao lance, mas acabou errando o passe e acabando com a jogada.


Por fim, nem o Bastia nem o Lyon conseguiram seus objetivos. O zero no placar foi justo pelo futebol apresentado e pela deficiência exposta de ambos os grupos. O Lyon, definitivamente não pode ficar sem um dos seus três jogadores de criação. Ainda mais em um jogo onde Malbranque esteve bastante apagado. Agora é torcer para o empate entre Marseille e Bordeaux para que nem o Marseille avance na tabela e nem o Bordeaux encoste no Lyon.

Ainda lá em cima, o Lyon agora se foca totalmente no clássico contra o Saint-Étienne, no próximo domingo, dia 30/11, às 19h. O jogo é válido pela 15ª rodada da Ligue1 e pode colocar o Lyon de vez na briga e afastar o ASSE da parta de cima da tabela. Até lá!

FOTOS: FranceFootball.fr || L'Equipe || Aujourdhui-en-france.fr || Football365.fr || FootMercato || SoFoot || fb.com/olympiquelyonnais


MELHORES MOMENTOS:


Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário