domingo, 2 de setembro de 2018

Entenda como foi o mercado de verão do Lyon para a temporada 2018/19

Filipe Frossard Papini
Twitter: @FilipeDidi / Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais




Há menos de um mês, eu fiz este longo texto contando as expectativas do Lyon na temporada e tudo que o time, comandado pelo presidente Jean-Michel Aulas, buscava fazer para a temporada começar. Naquela publicação, a janela de transferências ainda não havia se fechado, sendo assim, algumas pendências deste material só foram respondidas agora, com o encerramento do mercado e com o OL já com um time montado para este começo de temporada.

Naquela data, por exemplo, falávamos sobre uma possível saída (ou não) de Nabil Fekir, e a busca ferrenha que o clube tinha para achar um zagueiro com capacidade de ser titular ao longo de todo o ano que começou agora. No entanto, mais coisas aconteceram. Nomes que já estavam praticamente garantidos para a temporada acabaram saindo, posições que não eram prioridades acabaram chegando e, enfim, temos o elenco montado.

O objetivo desta publicação é abordar todo esse movimento. Vamos lá?


SAÍDAS:
  • Sergi Darder (Espanyol) - 8M de euros + 2M de bônus por desempenho + 20% da próxima venda.
  • Romain Del Castillo (Rennes) - 2M de euros
  • Mouctar Diakhaby (Valência) - 15M de euros
  • Willam Geubbels (Monaco) - 20M de euros
  • Aldo Kalulu (Basel) - 2M de euros
  • Jean-Philippe Mateta (Mainz) - 8M de euros
  • Nicolas N'Koulou (Torino) - 3,5M de euros
  • Elisha Owusu (Sochaux) – Empréstimo
  • Mariano Díaz (Real Madrid) - 22,5M de euros
  • Myziane Maolida (Nice) - 10M de euros
  • Christopher Martins-Pereira (Troyes) - Empréstimo
  • Gédéon Kalulu (Bourg-en-Bresse) - Empréstimo
Somando todos os valores e já considerando as bonificações, o Lyon fez incríveis 93 milhões de euros de caixa somente com vendas de atletas. Precisamos enaltecer que apenas Mariano Díaz era um jogador recorrente no time titular, com Maolida e Diakhaby sendo, variavelmente, jogadores que faziam parte do banco de reservas.


SHOW ME THE MONEY?... NOT!

Ainda assim, na opinião do blog, alguns jogadores foram liberados a preços muito baixos, como os jovens Del Castillo - que já começou a integrar a seleção sub-21 da França e Aldo Kalulu, um atacante de muita velocidade e que havia feito uma ótima temporada pelo Sochaux, na Ligue 2, quando jogou emprestado até maio. Mateta é outro jovem que saiu com um preço, digamos, estranho. Mas ele é uma aposta e, apesar de ter mostrado trabalho no Lyon B, ainda tinha-se muitas dúvidas sobre uma possível continuidade no time profissional.

De todas as saídas, ainda tiveram duas que mais doeram: Martins-Pereira e Maolida. O primeiro, ainda bem, foi somente por empréstimo. Mas já passou da hora do jovem zagueiro/volante ter chances no time do Lyon. Já vamos seguir para a terceira temporada seguida que ele pega um empréstimo e só recebe chances na pré-temporada. Sempre se mostrou seguro e é polivalente, podendo ser uma peça bem útil ao longo da temporada. Já Maolida, que era tratado como uma das maiores joias da base lyonnesa desde muitos anos, acabou sendo repassado por um valor ínfimo, que certamente o Nice conseguirá revendê-lo por muito mais em um futuro próximo.




Ao que tudo indica, pelo menos o que foi falado por Bruno Génésio em uma das coletivas recentes, é que Maolida havia pedido para sair do clube. Possivelmente, ele teria visto que havia uma forte competição pela posição no time e queria expandir os horizontes. Mas, talvez, ele não contava com uma das movimentações mais surpreendentes que aconteceu há dois dias do término da janela: a saída de Mariano Díaz para o Real Madrid.


A INESPERADA PARTIDA DE MARIANO DÍAZ

Mariano foi, de fato, uma peça muito útil ao OL na temporada passada. Principalmente no primeiro semestre, onde ele fez boa parte dos 19 gols marcados com a camisa do time. Acontece que Mariano sempre sonhou em vestir novamente a camisa do Real Madrid e lamentou muito não ter sido lembrado para a Seleção Espanhola durante a Copa do Mundo. Talvez por causa da auto-estima baixa, ele vinha em franca queda de rendimento e, em jogos já nesta temporada, experimentou o banco de reservas e sua titularidade foi colocada em cheque com a chegada de Terrier.

O Sevilla chegou apresentando uma proposta de cerca de 30 milhões de euros. Mas, por força de contrato, o Real Madrid tinha direito a ser procurado antes do OL conversar com qualquer time. A famosa "prioridade de compra". E, surpreendentemente, o time madridista resolveu entrar no jogo e ofereceu 33 milhões de euros. Acontece que o time de Madrid já era detentor de 35% do passe do jogador em contrato firmado quando repassou o atleta ao Lyon, no fim da temporada retrasada, por apenas 8 milhões de euros. Por isso, a pedida final (ou seja, o que o OL embolsou) acabou sendo de apenas 22,5 milhões de euros. Uma venda surpreendente, não apenas por ele ter sido um jogador bem importante ao time até então, como também chegar com certo status ao Real Madrid a ponto de pegar a camisa 7 que era de Cristiano Ronaldo e que, no passado recente, também foi de Raul. Um movimento e tanto para a janela. Isso, claro, forçou o Lyon a buscar alternativas...




ENTRADAS:
  • Leo Dubois (Nantes) – Fim de contrato: lateral direito – 23 anos
  • Martin Terrier (Strasbourg/Lille) – 11M de euros + 4M de bônus por desempenho + 10% da próxima venda: atacante – 21 anos
  • Tanguy Ndombélé (Amiens) – 8M de euros: volante – 21 anos (já estava emprestado ao clube e jogou na temporada passada como titular)
  • Reo Griffiths (Tottenham) – valor não revelado (imprensa francesa fala em custo zero): atacante – 18 anos
  • Olivier Kemen (Gazélec Ajaccio) – Retorno de empréstimo: volante – 22 anos
  • Moussa Dembélé (Celtic) - 22M de euros: atacante - 22 anos
  • Jason Denayer (Manchester City) - 10M de euros - zagueiro - 23 anos
  • Dylan Mboumbouni (Cholet) - Retorno de empréstimo: zagueiro - 23 anos
  • Lenny Pintor (Brest) - 5M de euros + 4M de bônus por desempenho + 15% do valor da próxima venda: atacante - 18 anos.
Até duas semanas atrás, o Lyon só havia gastado dinheiro com entrada de jogadores com a fixação do passe de Martin Terrier. Mas, por ter um problema crônico e em sua zaga e também pela saída de Mariano Díaz, o clube precisou agir pesado no mercado. Daí, no entanto, foram gastos, ao todo, 64 milhões de euros, somando já os valores de bonificação por desempenho. Mesmo assim, se fizermos uma matemática básica com os números de vendas, o clube ainda lucrou 29 milhões de euros.

Sem dúvida alguma, a maior movimentação do Lyon na janela só se confirmou no último dia de mercado: a chegada de Moussa Dembélé. O atacante foi fruto de uma movimentação às pressas da diretoria, já que precisavam repor a saída de Mariano Díaz. Dembélé sempre foi tratado como plano A e, felizmente, Florian Maurice e Jean-Michel Aulas obtiveram êxito, mesmo ouvindo três negativas seguidas do Celtic, com uma proposta oficial de 15 milhões de euros terminando em 22.


DEMBÉLÉ FINALMENTE DEIXA A ESCÓCIA



Dembélé era, até pouco tempo, o principal jogador da França sub-21. Cria da base do PSG, saiu cedo para a Inglaterra onde atuou pelo Fulham. Brandon Rodgers, então treinador do Celtic, fez questão de buscar o jogador que já brilha na Escócia desde 2016, sendo apontado pelo mesmo treinador como um jogador muito a frente do futebol praticado naquele país. O atleta já tinha sido procurado por outros clubes em mercados anteriores. West Ham, Stoke, Chelsea, Marseille. Todos estes, e mais alguns, tentaram. Mas nenhum fez um movimento tão interessado quanto o OL, que foi firme para buscar o atleta.

Já acostumado com a tentação dos dinheiros estrangeiros em cima de sua joia, o Celtic engrossou o caldo... até o próprio Dembélé se queixar, de forma indireta, em suas redes sociais. Então, o clube resolveu ceder e vendeu o jogador por um preço muito alto se tratando do mercado escocês. Ele chegou ao Lyon neste sábado, muito empolgado, e foi apresentado junto com um outro jogador que quase passou despercebido: Lenny Pintor.


JÓIAS? QUEREMOS!

Pintor? É isso mesmo! O jovem francês de nome engraçado para nós brasileiros é a estrela da França sub-19 e do Brest. O Lyon o contratou por um preço muito alto (praticamente o valor do Maolida) por um jogador muito, muito novo. Espera-se um mínimo de retorno de um atleta ainda tão pouco badalado. Esperança é algo que também vem de outra joia das categorias de base que assinou. Reo Griffiths, definitivamente, foi a contratação mais intrigante do mercado. O atleta era um monstro nos times de base do Tottenham e, de alguma forma, o Lyon conseguiu tirá-lo de lá a preço zero, segundo informa alguns meios de imprensa tanto franceses quanto ingleses. Consultados pelo blog, torcedores dos Spurs não entenderam nada e confirmaram que o menino tem realmente muito talento. Tanto Pintor quanto Griffiths devem integrar o Lyon B ou mesmo o sub-19 no clube.




QUEM...?

De retorno de empréstimo, o Lyon teve dois jogadores que também devem atuar a temporada toda pelo time B, salve segunda ordem. Dylan Mboumbouni e Olivier Kemen são daqueles que vão envelhecendo e nunca ganham chances. Até que, de um dia pro outro, saem sem nem ninguém saber que eles atuaram pelo time. O que espanta mais é Kemen. Chegou a peso de ouro junto com Lucas Tousart, há três temporadas, e nunca teve chances. Veio do Newcastle com a mais alta recomendação e, ao que tudo indica, pasmem, não recebe chances por ser fervorosamente evangélico e por tentar impor discursos no vestiário. Ele, possivelmente, terá apenas mais seis meses de clube, podendo se desligar a custo zero em janeiro.


ROSTOS CONHECIDOS

Dentre as chegadas, há três nomes que nem mesmo são mais novidades para o torcedor. Ndombélé, por exemplo, já era jogador na temporada passada. Jogou emprestado pelo Amiens, virou titular e não mais saiu. O OL exerceu o direito de compra e pagou muito barato por este excepcional jogador. Dubois e Terrier, apesar de só terem se apresentado agora, já estavam firmados desde janeiro, só esperando o fim de contrato. Dubois já teve alguns jogos, mas disputa uma forte concorrência com mais dois laterais: Tete e Rafael. Por isso, Terrier é quem já se ambientou mais ao elenco e, vez ou outra, já aparece entre os 11, sendo inclusive o artilheiro do time na pré-temporada.




ENFIM, O ZAGUEIRO!

Por fim, o nome que a diretoria mais buscou neste mercado se desenha na figura de Jason Denayer. O Lyon tinha como objetivo máximo na janela fechar com um zagueiro para ser dupla com Marcelo. Tentou durante várias semanas o nome do jovem Rubéns Dias, do Benfica, cogitando-se, inclusive, pagar o recorde de transferências histórico do clube, cerca de 35 milhões de euros, para tirá-lo de lá. No entanto, os benfiquistas acabaram não cedendo e o clube precisou partir para o Plano B, C, D, E... até que apareceu Denayer, que já tinha sido ventilado no Lyon na mesma janela de transferências da temporada passada, onde na ocasião acabou sendo emprestado ao Galatasary.

Contudo, ao invés de retornar ao City, o OL agiu rapidamente e conseguiu fechar com o defensor por um preço bem justo, haja vista sua qualidade, seus requisitos e sua idade ainda baixa. Uma contratação altamente cirúrgica e que pode trazer efeitos a longo prazo para equipe. Talvez a melhor ação do Lyon no mercado. Por isso, espera-se muito do jogador.



TIME BASE

Abaixo, a escalação base do Lyon, pelo menos para este início de temporada. Os jogadores marcados com um asterisco são aqueles que, naturalmente, integram o Lyon B mas que, se for preciso, serão acionados no time principal. E isso inclui até mesmo o experiente Mapou Yanga-M'Biwa, que segue encostado, e o irmão mais novo de Nabil Fekir, Yassin Fekir. Veja:




FOTOS (em ordem): Reprodução-Twitter (@GaelBerger) | ogcnice.com | AFP | ol.fr | ol.fr | Divulgação | ol.fr | Reprodução-Twitter

CAMPINHO: Montado pelo blog, via "LineUp Builder"

Quer mais informações sobre o Lyon via BrasiLyonnais? Clique nos botões abaixo e siga-nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário