domingo, 7 de abril de 2024

Em jogo de portões fechados, Lyon visita o Nantes e vence de virada

Filipe Frossard Papini
Twitter: @FilipeDidi/Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais



OL perdeu o 1º tempo por 1-0 e virou, fazendo três gols no 2º




Fugir da zona de rebaixamento! Essa é a máxima que vale tanto para o Nantes quanto para o Lyon nesse duelo de hoje, no fim da tarde de domingo no Brasil, começo da noite na França. Enquanto o Nantes entrava em campo como 15º colocado, a somente uma posição da zona de playoffs da competição, o Lyon já assumia uma posição mais confortável nessa briga, em 10º lugar, mas ainda contando os pontos para evitar uma derrapagem na reta final. Com as duas equipes querendo a vitória pelo mesmo motivo, o jogo ganhava proporções interessantes no Stade de la Beaujoire.

O Nantes entrou com uma baixa importante para esse jogo: a torcida. O time levou uma suspensão da liga pelo fato de seus torcedores terem usado centenas de sinalizadores na partida contra o Strasbourg. Mas além disso, o time também sofria com lesões. Descamps, o goleiro reserva, sofre de pubalgia. O volante Meupiyou e o meia Ganago estão com problemas no joelho. Já o atacante Simon sofre com lesão na panturrilha, enquanto o outro atacante, Kadewere, está emprestado pelo Lyon e por força de contrato, fica de fora. Assim ficou:


No Lyon, o treinador Pierre Sage também tinha desfalques vindos do departamento médico. O principal deles é a ausência do volante Mangala, que jogou a última partida, mas sofreu com dores e ficou de fora para esse jogo, sequer viajou. Outro nome ausente nessa partida é o do terceiro goleiro, Bengui, que precisou operar o cotovelo. Fora isso, o Lyon seguia completo para esse jogo e com uma formação muito parecida com o time que jogou contra o Valenciennes no meio de semana. Na imagem abaixo é possível ver como o OL entrou para o jogo:


Com o silêncio do estádio vazio ecoando a voz dos jogadores, o Lyon começou o jogo melhor, com mais volume e conseguia chegar inclusive tocando a bola, fazendo tabelas e encostando na área do goleiro Lafont. O time da casa jogava com marcação alta, então bastava aplicar uma certa velocidade a mais na posse de bola que o Nantes se acuava um pouco. Era um bom indício ao OL, embora nenhum chute a gol o time conseguia aplicar quando aparecia por lá.

Embora o Lyon aparentasse ter mais controle da posse de bola e do próprio jogo, quem chegou primeiro com perigo foi o time da casa. Em jogada construída pelo lado esquerdo, o Nantes chegou até a entrada da área do OL, a bola foi mal rebatida e sobrou no capricho para o atacante Mohamed aparecer de forma bastante oportunista e completar de primeira. Lopes defendeu no reflexo para evitar o perigo.


Se o Nantes incomodou aos 14’, apenas dois minutos depois chegaria com muito mais efetividade. Em boa jogada individual de Sissoko, ele limpou o lance e achou o meia Mollet sozinho pela direita. O jogador, ex-Montpellier, teve tempo de parar, olhar e fazer o cruzamento. Claro que com esse tempo, acertou na mosca e colocou na cabeça do atacante Abline, que não perdoou e finalizou dali, no primeiro pau, para abrir o placar: 1-0!

O primeiro lance de perigo do Lyon só aconteceu aos 22’ de jogo, quando Lacazette recebeu na área, tentou fazer o giro, não conseguiu e clareou para Nuamah. O ganês bateu cruzado, meio chute, meio cruzamento e quase surpreendeu o goleiro Lafont, que precisou espantar a bola para escanteio. Muito pouco para o que o time se propunha ou para o que o jogo se desenhava no comecinho.


Mesmo sem a força do seu torcedor, o Nantes, depois que fez o seu gol, começou a tomar conta o jogo. Não de forma contundente, partindo pra cima ou propondo o jogo. Nada disso. Os Canários simplesmente conseguiam controlar o jogo e fazer o que deveria ser feito. Acelerava quando era preciso e colocava o pé no freio quando era necessário. Cozinhava o Lyon, que tentava com pouca efetividade e parecia presa fácil no 1º tempo.

Antes do intervalo, o Nantes acabou precisando fazer sua primeira mexida. O zagueiro turco Cömert deixou o campo sentindo dores e acabou dando lugar ao jovem Zézé. Enquanto isso, o OL tentava progredir no campo de ataque, mas com pouquíssima eficiência, principalmente na transição e no último passe. Não encontrava o caminho certo e praticamente não incomodou o adversário em toda a primeira etapa.


No primeiro minuto da volta do intervalo, o Lyon teve a chance de empatar o jogo e perdeu a oportunidade. Foi num chute cruzado e Nuamah em que o goleiro deu rebote e Lacazette, no segundo pau, acabou perdendo de frente para o gol antes da zaga rebater e enviar a bola para escanteio. Parecia ser um lance até mesmo de mudança de postura para o segundo tempo, um recado para o que poderia vir por aí. Será?

A resposta do Nantes veio pouco tempo depois, quando Mohamed recebeu em profundidade e com campo para correr. Ele percorreu o caminho, entrou na área e bateu forte. Lopes fez uma ótima defesa e afastou para escanteio. Pouco tempo depois, Sage mexeu no Lyon e sua primeira troca foi com Cherki – que era dúvida para esse jogo – no lugar de Tolisso. Definitivamente, o time precisava de um chacoalhão ofensivo.


Aos 29’ do 2º tempo, Pierre Sage mexeu de novo, colocando Fofana no lugar de Nuamah, e essa mexida causaria efeito imediato. Em lance de Berahma, ele bateu cruzado e Lafont deu rebote. O mesmo Fofana apareceu para concluir em gol e entregou nas mãos de Lafont, que defendeu de novo. No segundo rebote, Lacazette não perdoou e empatou o jogo para esquentar o clima do jogo: 1-1!

Kombouaré mexeu imediatamente com Mohamed e Mollet deixando o campo para dar lugares a Kader Bamba e Coco. Mas era o Lyon quem protagonizaria o momento novamente. Apenas três minutos depois de empatar o jogo, o OL faria mais um gol e decretaria a virada no vazio Stade de la Beaujoire. E quem fez? Fofana! Ele que acabara de entrar, recebeu bola e bateu forte no cantinho, na entrada da área. 2-1!


Depois do gol, três mexidas no jogo, duas no Nantes e uma no Lyon. No OL, entrou Orban e Baldé nos lugar de Lacazette e Benrahma e no time da casa, quem foi pra jogo foi Traoré e Moutoussamy nos lugares de Sissoko e Douglas Augusto. Mas naquela altura do jogo, o Lyon já tinha literalmente virado o jogo além do sentido literal. O que o Nantes conseguiu construir no primeiro tempo, tendo a vantagem do seu lado, agora era o OL quem fazia.

Quando o jogo parecia que iria se encaminhar mesmo para o término em 2-1, o Lyon conseguiu uma façanha ainda maior, no finalzinho do jogo, com o cronômetro já apontando sete minutos de acréscimos. Baldé recebeu na direita em velocidade e tirou o marcador da jogada com muita facilidade. Seguiu avançando até a entrada da área e dali fez uma assistência com açúcar para Orban só empurrar para as redes. Ficou fácil para finalizar o jogo em 3-1!


O Lyon agora se prepara para enfrentar a grande surpresa a competição: o Brest. O time da Bretanha é o vice-líder da Ligue 1 e visitará o OL no Groupama Stadium. A partida será às 15h45 do próximo dia 14 de abril, próximo domingo, mesmo horário deste duelo contra o Nantes. O jogo é válido pela 28ª rodada da Ligue 1. Até lá!


CAMPINHOS: Prime Video
FOTOS: ol.fr



MELHORES MOMENTOS:
(se o vídeo acima não rodar.  CLIQUE AQUI )


Quer mais informações sobre o Lyon via BrasiLyonnais? Clique nos botões abaixo e siga-nos!


Disclaimer: este site não tem QUALQUER intenção comercial ou de arrecadação de dinheiro. É apenas um blog meramente informativo e de hobby. Todo uso de imagem ou texto de terceiros está com créditos cedidos e não retém ganho ao criador da página.

Disclaimer: This site does not have ANY commercial or money-earning intent. It is just a merely informative and hobby blog. All use of images or text of third parties is with credits assigned and does not retain the creator of the page.

Avis de non-responsabilité: ce site n'a AUCUNE intention commerciale ou lucrative. C'est juste un blog purement informatif et passe-temps. Toute utilisation d'images ou de textes de tiers se fait avec des crédits attribués et ne retient pas le créateur de la page.

Nenhum comentário:

Postar um comentário