domingo, 7 de fevereiro de 2010

Lyon e Toulouse não saem do zero

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi

Com empate magro, e pouca qualidade em campo, o Lyon deixou escapar a terceira colocação.




Completando a 23ª rodada da Ligue1, o Lyon, com a vitória, poderia encostar um pouco mais nos líderes, principalmente porque no sábado, o Bordeaux tropeçou diante do Rennes. A distância seria de apenas seis pontos.

O treinador Claude Puel, mais uma vez, decidiu começar com Michel Bastos no banco e Delgado como titular. Sem as presenças de Toulalan e Cissokho, o jovem Lovren ficou responsável pelo setor esquerdo, e Makoun, juntamente com Gonalons, eram os cabeças de área. Veja o esquema tático:




Alain Casanova, por sua vez, manteve sua formação original. Mesmo com diversos desfalques, o treinador não encontrou problemas para escalar um time eficaz e que pudesse encarar o Lyon de igual para igual. Veja como foi a formação inicial do Toulouse:




O primeiro tempo da partida foi marcado por um jogo muito pegado, principalmente no meio campo. As duas equipes encontravam dificuldades para armar jogadas. Os volantes trabalhavam direito e pouco erravam.

Gomis e Lisandro, assim como Gignac pelo lado oposto, jogavam muito fora da área. Todos eles tinham que buscar a jogada para seu time. Pelo lado do Lyon é até aceitável, pois o time não detém de um meia, camisa dez, eficiente. Contudo, pelo TFC é estranho. Gignac caia pelo lado esquerdo, de forma fixa. Luan aparecia mais como um atacante do que o próprio artilheiro do time. Desculpas por falta de meio campo não há. Pois Siriex, Braaten e Sissoko possuem capacidade para dar as devidas assistências aos seus centroavantes.

Pelo ritmo de jogo apresentado na primeira etapa, o placar em branco foi aceitável. A única jogada que realmente tirou suspiros do narrador da partida, foi um escanteio a favor do Toulouse, que após uma saída bem ruim de Lloris, Sissoko, seguido de Gignac, não conseguiram completar para o gol vazio. O atacante francês acertou a trave, aos 36’. Foi o único lance de real perigo no primeiro tempo.

Na segunda etapa, os times voltaram com a mesma formação, a princípio, com a mesma postura. O Téfécé fazia valer fator casa e torcida. Aos 4’, Luan avançou em contragolpe, de trás do meio campo, passou por toda a defesa do Lyon em velocidade, mas o brasileiro desperdiçou o lance na hora da finalização. Arrematou sem frieza e a bola foi longe da meta de Lloris.

Devido à imensa pressão que o TFC já realizava, o treinador do OL, Claude Puel, resolveu fazer duas alterações aos 20’. Colocou Govou e Michel Bastos, nos lugares de Källström (um dos únicos com lucidez no time) e Delgado.

Um minuto após as trocas, o camaronês Jean II Makoun recebeu o segundo amarelo e foi para o chuveiro mais cedo. Acima de tudo, incompetência do treinador, pois o jogador, que estava dando o combate do meio-campo, já estava na iminência da expulsão e ele preferiu retirar os dois pontas.

Por outro lado, Casanova, depois da expulsão, colocou seu time pra frente. Retirou Daniel Braaten e colocou o turco Kazim-Richards. O brasileiro Luan teve que ser substituído por lesão, e entrou Franck Tabanou.

A pressão dos donos da casa se tornava cada vez mais intensa. Só faltava o gol para demonstrar o quanto o Toulouse era superior ao Lyon. E com um a menos, o empate já era lucro para o time de Puel. Por isso, ele recuou um pouco mais o time. Colocou Pjanic no lugar de Lisandro, que saiu chateado. A intenção era segurar um pouco mais as subidas de Michel Bastos e deixar Pjanic como o homem do passe.

Faltando dez minutos para o término do jogo, Paulo Machado foi o responsável pela última substituição da partida. Ele entrou no lugar de Siriex, e foi a cartada final para Casanova tentar levar o resultado positivo. Mas a ineficiência do ataque do TFC, e a atuação apagada de Gignac, acabaram por deixar o placar em branco.

O empate, nas circunstancias da partida, ficou de ótimo tamanho para o Lyon. O ainda quarto colocado, sequer assustou o goleiro Valverde e de forma alguma merecia levar a vitória hoje no Stade de Toulouse. Incompetência e burrice do Sr. Claude Puel, que também foi impreciso e afoito, tanto na hora de escalar o seu time, quanto nos momentos das substituições.

Próximo jogo: Sábado, dia 13/02/10, às 16h (horário de Brasília) – No Stade de Gerland, contra o Rennes. Jogo válido pela 24ª Rodada da L1.


Um comentário:

  1. eu quero ser jogador de algum time por favor mi de essa chanse eu moro em são miguel das matas

    ResponderExcluir