Enquanto os últimos confrontos entre ambos foram marcados pelas boas atuações dos franceses e a irregularidade dos espanhois na competição europeia, desta vez o estádio Gerland verá o oposto.
O Real Madrid vai bem no Campeonato Espanhol e está a apenas dois pontos do líder Barcelona. Com isso, quer aproveitar para acabar com a escrita de nunca ter vencido nas duas vezes que foi a Lyon, além de quebrar uma “maldição” que o vem perseguindo há um bom tempo: desde a temporada 2003/2004 que a equipe não chega às quartas de final da Champions.
No sábado, o time goleou o Xerez, lanterna do Espanhol, por 3 a 0, na casa do adversário e chegou à quarta vitória consecutiva. O destaque foi o atacante português Cristiano Ronaldo, que marcou duas vezes no retorno após ser suspenso por dois jogos.
O meia brasileiro Kaká, que participou dos lances dos três gols da partida, está confirmado entre os titulares. Marcelo, por sua vez, volta à sua posição de origem, a lateral esquerda, dando lugar a Granero no meio de campo.
Para a partida, outra alteração a ser feita pelo técnico chileno Manuel Pellegrini deverá ser a entrada de Albiol no lugar de Garay. O atacante Benzema, revelado no clube francês, se recuperou de uma lesão e viajou com a equipe. No entanto, ele deverá começar no banco de reservas.
Ao contrário de tempos atrás, quando ganhava tudo na França, o Lyon atualmente é apenas o quarto colocado no campeonato local e vem de duas eliminações nas copas do país. No fim de semana, a equipe ganhou do Lens por 1 a 0 também em Gerland, com um gol do argentino Delgado no segundo tempo.
O zagueiro Cris é o único brasileiro confirmado na escalação do técnico Claude Puel. Ederson não deve jogar, enquanto Michel Bastos, convocado pelo técnico Dunga para o amistoso de 2 de março diante da Irlanda, disputa uma vaga no setor ofensivo.
Se não vai bem das pernas, o Lyon tem um trunfo ao seu favor. Nas três últimas oportunidades que encarou equipes francesas em fases eliminatórias de competições organizadas pela Uefa, o Real Madrid acabou eliminado. Nas quartas de final da Liga dos Campeões 2003/2004 caiu para o Monaco. Já na Copa Uefa de 1992/1993 foi batido pelo PSG, mesmo adversário que o despachou na Recopa de 1993/1994.
Capitão do Lyon, Cris joga favoritismo para Real Madrid
O zagueiro brasileiro Cris, capitão do Lyon, afirmou nesta segunda-feira que o Real Madrid é o favorito na eliminatória entre as duas equipes, por vaga nas quartas de final da Liga dos Campeões.
"Não somos favoritos, veja o investimento que o Real Madrid fez este ano. Eles compraram jogadores não só para ganhar o Espanhol, mas também a Liga dos Campeões, já que a final será no Santiago Bernabéu", afirmou o ex-jogador do Cruzeiro.
Apesar disso, Cris disse que o Lyon não facilitará as coisas e tentará conseguir um bom resultado nesta terça, no Estádio Gerland, para ter chances no confronto de volta das oitavas, no Santiago Bernabéu: "eles são favoritos, mas em campo são 11 contra 11 e tudo é possível. É preciso saber jogar este tipo de confronto, e pensar que haverá a volta".
Para Cris, as duas vitórias contra o Real Madrid na primeira fase da Liga dos Campeões de 2005 e 2006 não servem de referência, já que a partida de agora é uma eliminatória. "Agora não podemos errar, não podemos perder a concentração em momento algum", disse o zagueiro, que afirmou que o objetivo no jogo de ida será "não levar gols".
Sobre os jogadores adversários, o brasileiro destacou o atacante português Cristiano Ronaldo, que pode fazer a diferença: "é preciso marcá-lo de perto, assim como os outros".
Apesar das críticas à fase atual do Lyon, apenas o quarto colocado no Campeonato Francês, Cris afirmou que a equipe tem "o nível de jogo e de agressividade" necessários para enfrentar um rival como o Real Madrid, acreditando na classificação às quartas.
O brasileiro também comentou a comparação entre o goleiro Iker Casillas, do Real Madrid, e Hugo Lloris, do Lyon, ambos nas seleções de seus países. "Acho que estão no mesmo nível. Lloris vem jogando muito bem aqui e na seleção, e me arrisco a dizer que talvez esteja um pouco acima de Casillas neste momento", disse.
Benzema se divide antes de reencontro com Lyon pela Champions
A partida desta terça-feira entre Lyon e Real Madrid pelas oitavas de final da Champions League será ainda mais especial para um dos atletas da equipe espanhola, o atacante Karim Benzema. O jogador francês deixou o Lyon no fim da última temporada para defender o Real.
"É um sentimento realmente estranho. Pouco antes do sorteio estava falando com alguns jogadores do Lyon e de brincadeira disse: 'Espero que a gente pegue vocês'. Quando soube que minha piada havia virado realidade, fiquei impactado", contou o atacante ao site da Uefa.
Apesar das emoções conflitantes em relação ao encontro que classifica como "histórico" com a equipe que o revelou para o futebol profissional em 2004, Benzema se diz contente por poder enfrentar o Lyon e mostra-se confiante para o duelo de ida pela Champions, na França.
"Marquei muitos gols em Gerland – campo da equipe francesa-, cresci ali, todos meus amigos e familiares vivem lá e estarão presentes no estádio. É fantástico para mim, estou muito contente que o Real Madrid enfrente o Lyon", disse o jogador, que foi ovacionado pelos torcedores de seu ex-time na chegada à França.
"Sinto-me bem na Espanha, muito melhor que no início. Nunca havia deixado minha família e vivído sozinho em uma cidade em que se fala outro idioma. Mas agora entendo tudo e falo um pouco mais de espanhol. Acredito que tenho feito boas partidas e espero que tudo continue melhorando."
Revelado pelo Lyon, o atacante Benzema é um dos grandes trunfos do Real Madrid para a partida de terça-feira, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões, na França. O francês atuou cinco anos no clube adversário e demonstrou nesta segunda que conhece bem seus segredos
"O Lyon sempre entra com tudo nas grandes partidas. Mesmo que pareça ter problemas, é preciso ter cuidado, a começar pelo goleiro. Se Lloris está num bom dia, é muito difícil fazer gol. E no ataque estão Gomis e Lisandro, com quem eu gostava muito de atuar", avaliou o francês, ansioso para reencontrar seu ex-clube
"Espero que me recebam bem em Lyon, creio que farei uma boa partida. Será um momento histórico, irei me reencontrar com meus amigos e companheiros. É um grande prazer voltar a Lyon", acrescentou.
Recuperado de uma contusão muscular na perna esquerda, Benzema admite que pode ser poupado em parte do confronto. "Estou bem, pronto pra jogar, não sei se desde o princípio ou apenas no segundo tempo", completou
Às vésperas de um dos confrontos mais importantes da temporada pelo Real Madrid, contra o Lyon, pelas oitavas de final da UEFA Champions League, o brasileiro Kaká, um dos "galácticos" do time merengue, não economizou nos elogios à equipe francesa, que, segundo ele, vai dificultar muito as coisas para o Real.
"Sabemos das dificuldades que teremos pela frente, cada vez mais, nas fases decisivas da Champions, mas estamos focados em nosso objetivo, que é conquistar esse título", afirmou o jogador brasileiro em entrevista exclusiva à ESPN.
Kaká também não escondeu a expectativa que vem tomando conta de jogadores e torcedores do Real - de conquistar mais um troféu continental em pleno Estádio Santiago Bernabeu, a casa dos merengues.
"É claro que todos nós, e também a torcida, sentem que esse seria um momento especial. Ser campeão da Champions, e ainda mais jogando em casa, é algo que mexe com todos", admitiu o jogador.
FONTES: Globoesporte.com / Terra.com.br / ESPN.com.br
LYON:
GOLEIROS: Hugo LLORIS e Rémy VERCOUTRE;
LATERAIS: Anthony RÉVEILLÈRE, Aly CISSOKHO e Lamine GASSAMA;
ZAGUEIROS: CRIS e Jean-Alain BOUMSONG;
VOLANTES: Jérémy TOULALAN, Maxime GONALONS e Jean II MAKOUN;
MEIAS: Kim KÄLLSTRÖM, Miralem PJANIC, Honorato EDERSON e Michel BASTOS;
ATACANTES: Bafétimbi GOMIS, Yannis TAFER, Sydney GOVOU, LISANDRO Lopez e César DELGADO;
TÉCNICO: Claude PUEL;
DESFALQUES: ANDERSON, François CLERC, Dejan LOVREN e Mathieu BODMER
GOLEIROS: Iker CASILLAS e Antonio ADÁN;
LATERAIS: MARCELO e Álvaro ARBELOA;
ZAGUEIROS: Raúl ALBIOL, Ezequiel GARAY e Sérgio RAMOS;
VOLANTES: XABI ALONSO, Mahamadou DIARRA, Fernando GAGO e LASSana DIARRA;
MEIAS: Esteban GRANERO, Royston DRENTHE e KAKÁ;
ATACANTES: RAÚL González, Cristiano RONALDO, Karim BENZEMA e Gonzalo HIGUAÍN;
TÉCNICO: Manuel PELLEGRINI;
DESFALQUES: Jerzy DUDEK, Christoph METZELDER, PEPE, Rafael VAN DER VAART e José Maria GUTIérrez
Nenhum comentário:
Postar um comentário