domingo, 19 de dezembro de 2010

No clássico, Lyon empata e aumenta a série invicta

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


No duelo dos ex-Portistas, individualmente, Lisandro se saiu melhor que Lucho. Mas o placar permaneceu igual




Enfim o duelo mais aguardado do ano, na Ligue1. O famoso “Choq des Olympiques”. Lyon e Marseille se econtram pela 18ª rodada e mais do que um jogo, a partida vale o topo da tabela, muita moral e um teste, afinal de contas, são os dois únicos times franceses, presentes na Champions League.

Sem qualquer tipo de dúvida, podemos afirmar com veemência que ambos os times são os dois melhores da França atualmente. Tanto táticamente quanto em termos de plantel. O Lyon está invicto na competição há 10 jogos, o OM provou que suas contratações cirúrgicas no início da temporada deram certo.

Deschamps, após perder Azpilicueta, pode contar rapidamente com Rod Fanni, contratado ainda essa semana. Sem Diawara e Mbia, o ex-Rennes já chegou como titular e compondo a zaga ao lado de Gabriel Heinze. Veja o time que começou a partida:




Pelo Lyon, Claude Puel teve uma semana conturbada. Sem saber se poderia contar com Réveillère e Diakhaté, o treinador do OL chegou a cogitar entrar com Gassama na direita e Gonalons improvisado na defesa. No entanto, os jogadores voltaram de lesão e ele não precisou mexer muito. De positivo, as voltas de Gourcuff e finalmente Delgado. Os dois começaram no banco. Veja o time inicial:




Nos primeiros quinze minutos, o Marseille mostrava-se um time mais bem postado. Tinha um homem – Lucho – que taticamente ordenava o grupo em campo e conseguia abrir espaços pelo meio. Enquanto isso, o Lyon tentava explorar as pontas com Licha e Michel Bastos. Jogada que a princípio não surtia muito efeito.

Em meados dos vinte minutos, o Marseille apareceria duas vezes. Primeiro com Cheyrou, que dentro da pequena área dominou e conseguiu armar uma bicicleta. Na hora de finalizar, não teve muita precisão e o lance foi evitado tranquilamente por Lloris. Em seguida, após cobrança de falta, Gignac marcaria o primeiro. Mas no momento do chute, Rémy, em posição de impedimento participou do lance e o gol foi anulado de maneira correta. O jogo prosseguia 0 a 0, mas com domínio total do Marseille.

Acuado em campo, o time de Puel esperava os erros do OM e atacava em contra-ataques. Gomis era o único jogador que não tinha obrigação de marcar e ficava isolado, esperando bola para concluir alguma jogada.

Jogando dessa forma, o Lyon conseguiu abrir o placar, aos 34’. Roubada de bola no meio-campo, e contra-golpe rápido com Michel Bastos pela direita. O brasileiro cruzou rasteiro pra área. Makoun deixou a bola passar e ela chegou até os pés de Lisandro. O argentino, livre, só teve o trabalho de finalizar na saída de Mandanda. 1 a 0 para o Lyon!

Com a vantagem númerica no placar, o Lyon ganhou mais autonomia para jogar. Conseguia ter mais calma e paciência para tocar e inverteu o nervosíssimo. Agora era o OM quem se desesperava para se postar em campo e deixava o OL tocar dentro do seu campo. Aos 40’, Gomis recebeu no meio-campo e lançou Bastos em velocidade. O brasileiro chutou com firmeza, de fora da área e rasteiro. A bola passou a esquerda de Mandanda com perigo.

No segundo tempo, as equipes voltaram a mesma. A postura do Marseille era diferente. Parecia um time mais determinado a não fazer feio dentro do Stade Vélodrome. Essa vontade de fazer bonito causou o empate. Uma bela jogada do OM. Aos 51, bate-rebate na área do OL, a bola sobra para Gignac, que apenas escora para o potente chute de Cheyrou. Quando a bola parecia tomar um rumo certo, eis que aparece o rápido Valbuena e finaliza. Foi mais esperto que toda a defesa lionesa e colocou o empate no placar. OM 1 a 1 OL.

Após o empate, o panorama do primeiro tempo se repetia, mas com menos eficácia. O Marseille era melhor, mas de forma ligeira. Aparecia mais no campo de ataque e tocava melhor a bola. Pelo Lyon, Källström estava sumido em campo e essa ausência forçou Makoun a articular algumas jogadas, o que não é o seu forte. Michel Bastos e Lisandro começavam a sentir o cansaço, enquanto Puel não mexia no time.

Aos 69’, o Lyon conseguiu escapar com Cissokho, que também aparentava cansaço. Sem muita velocidade, o lateral ainda conseguiu chegar até a linha de fundo, e realizar um cruzamento na segunda trave. Lá estava Michel Bastos, que vacilou e perdeu aquele que seria o segundo gol do Lyon na partida.

Deschamps foi o primeiro a trocar. Aos 73’, tirou Valbuena e colocou Abriel. Em seguida, Claude Puel colocou César Delgado no lugar de Gomis. O argentino fazia sua reestreia depois de muito tempo lesionado. Aos 75’, foi a vez de Gignac sair pra entrada de Brandão.

O Lyon continuava sem a sua referência no meio campo. Após a saída de Gomis, também perdia o atacante que centralizava as jogadas e segurava a bola para o avanço do time. Enquanto isso, Gourcuff e Pjanic continuavam no banco. Ainda assim, Puel faria sua segunda alteração no jogo, colocando Jimmy Briand no lugar de Michel Bastos e não resolvendo o problema visível do seu time.

No apagar das luzes, faltando pouco para o término de jogo, o Marseille era 100% ataque. Mas fazia isso de forma desesperada, muitas vezes errava o último passe justamente devido a essa afobação. O Lyon utilizava a mesma postura de outrora. Esperava o erro do adversário para tentar sair em disparada, agora com os descansados Delgado e Briand.

No mais, não houve tempo para qualquer tipo de mudança. O “Choq des Olympiques” terminava empatado. Um merecido empate. Um belo jogo travado por duas equipes que possuem os melhores elencos do campeonato francês. O Lyon chegou ao seu 11º jogo invicto e mostrou que tem um ataque rápido e habilidoso, e essa é a sua principal arma. Sem Cris, o time não mantém uma constância na defesa. Hoje, Diakhaté falhou bastante, mas Lovren fez talvez a sua melhor partida com a camisa do OL. A ausência de Toulalan vem sendo muito bem tapada por Makoun, que se encontra em ótima fase. Pelo lado do Marseille, o time é bem compacto. O time sabe o que faz com a bola e possui um elenco bastante entrosado e compacto. Fanni, em seu primeiro jogo, mostrou que tem qualidade e deverá ser titular sem qualquer tipo de problema.

Próximo adversário: 19ª rodada da Ligue1. O confronto será contra o Auxerre, no Stade de Gerland. Quarta-feira, dia 22, às 16h de Brasília.



FOTOS: olweb.fr / L'Equipe / OM.net / Football365.fr/ Ligue1.com


HIGHLIGHTS DO PRIMEIRO TEMPO:



HIGHLIGHTS DO SEGUNDO TEMPO:

Nenhum comentário:

Postar um comentário