domingo, 12 de dezembro de 2010

Lyon faz o dever de casa e alcança a 3ª colocação

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


O sueco Kim Källström foi quem ditou a vitória do time de Puel




Semana conturbada para o Lyon. Lisandro e Gourcuff, os principais jogadores do time atual entraram em especulações do mercado de inverno e o empate na Champions League, mesmo com a classificação garantida, só aumentou ainda mais a pressão para a conquista de bons resultados. Em meio a isso tudo, dois jogadores que estavam encostados e sob vaias da torcida, começam a entrar numa fase boa: Makoun e Gomis. A 17ª rodada seria um divisor de águas para o Lyon durante a L1, pois finalmente a equipe poderia alcançar o topo da tabela, dependendo de alguns placares.

O time de Puel veio a campo sem muitas novidades. As ausências por lesão de Gourcuff e Toulalan já estavam previstas. O miolo de zaga formado por Cris e Lovren parece ter sido escolhido como titular definitivo, depois das constantes falhas de Diakhaté. Veja a formação inicial:




Dotando de apenas um atacante de origem – o jovem e bom Federico Santander – o time de Alain Casanova sofre com os vários desfalques no seu elenco. Mas nem por isso, a equipe perdia sua qualidade. Determinado a fechar o meio campo e sair em velocidade, o treinador do TFC ousou em uma formação 4-1-2-2-1. Veja o time que começou o confronto:




O jogo já começou movimentado, nos primeiros cinco minutos, o Lyon já mostrava quem mandava em sua casa. O primeiro gol do jogo saiu no exato quinto minuto. Michel Bastos em jogada pela direita carregou a bola até a linha de fundo e fuzilou Valverde. O goleiro espalmou para a área e por lá Lisandro dividiu com a defesa e ganhou de cabeça. Aberto o placar de forma ligeira no Gerland.

Atrás no placar, o Toulouse se sentia acuado e sem poder de reação. Errava passes fáceis na intermediária e permitia o avanço descomunal dos alas lyoneses. Santader praticamente sozinho na frente só conseguia algumas poucas tabelas com Didot e Machado, mas nada com muita eficiência.

Para ganhar o jogo no meio-campo, Claude Puel ordenou seu time de forma em que até os atacantes tinham obrigação de marcar. Volta e meia Gomis, Bastos, Licha e Pjanic apareciam no campo de defesa na tentativa de desarmar um adversário. Mais um dos motivos para o Téfécé não conseguir ter uma posse de bola considerável.

Aos 32’, o Lyon faria valer a sua enorme vantagem na partida. Bafé Gomis recebeu passe primoroso de Källström e na entrada da área ainda ganhou no corpo de Daniel Congré e por fim, bateu rasteiro e certeiro, no canto esquerdo de Valverde. Era o merecido segundo tento do OL.

No último lance do primeiro tempo, Tabanou quase marcou para o Tolouse. Na tentativa de cruzamento, o meia do TFC acertou a meta de Lloris, mas por sorte do arqueiro do Lyon, já batido no lance, a bola apenas tocou no travessão e voltou nos pés de Lovren.

No segundo tempo, o panorama da partida permaneceu inalterado. O Lyon continuava dominando e o Toulouse, bem recuado, pouco avançava. Pra completar, os visitantes ainda assistiam uma bela partida de Michel Bastos, Källström e Makoun.

Puel trocou Réveillère, Gomis e Pjanic por Gassama, Briand e Gonalons. As entradas não surtiram muito efeito. Gassama não comprometeu, Briand entrou mal e errou lances crassos, que poderiam ter aumentado ainda mais a vantagem que o OL já tinha, e Gonalons entrou nos acréscimos.

Por outro lado, Casanova tirou M’Bengue, Didot e Santander, para a as entradas de Mansaré, Tafer e Ben Yedder. Mansaré entrou e errou muitos passes, parecia ter incorporado o nervosíssimo de seu time. Tafer fez sua estreia em jogos contra o Lyon. Não apareceu muito, até queria mostrar serviço, mas era muito bem marcado por Makoun. Yedder parecia se esconder do jogo e com certeza não agradou.

Definitivamente o segundo tempo foi absolutamente controlado pelo Lyon. Com a vantagem no placar, Puel soube postar seu time de forma em que administração dos dois a zero fossem essenciais para o time tocar a bola com tranquilidade e colocar o Toulouse como um adversário já batido. A diferença de posse de bola do primeiro, para o segundo tempo foi realmente diferente. O Lyon teve 67% da posse na etapa inicial, e fechou a etapa final com 51,7%. No entanto, substancialmente, a queda de domínio não foi perceptível.

Para finalizar a excelente partida do OL, e individualmente de Kim Källström, o sueco arriscou, aos 93’, um chute a 35 metros de distância. Colocado e com extrema categoria. Valverde parecia estar batido, mas fez uma defesa plástica e se esticou todo para evitar o que seria um gol digno de placa no Stade de Gerland. Placar final: Lyon 2x0 Toulouse, terceira colocação garantida, e uma moral a mais para o grupo.

Próximo adversário: Olympique de Marseille, pela 18ª rodada da Ligue1. O jogo será no Stade Velodrome, às 18h de Brasília do próximo domingo, dia 19/12/10.



FOTOS: olweb.fr / Ligue1.com


LYON 1-0: Lisandro



LYON 2-0: Gomis

Nenhum comentário:

Postar um comentário