domingo, 18 de novembro de 2012

Lyon passeia em jogo contra o Reims e se torna o líder provisório da Ligue1

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


OL dependerá da partida entre Marseille e Bordeaux, que acontecerá ainda hoje. Um empate, ou derrota do OM, já deixa o Lyon na ponta da tabela de vez




Logo na manhã deste domingo (tarde na França), o Lyon e Reims foram os dois únicos times a jogarem pela 13ª rodada da Ligue1 no horário matinal. Abriram os jogos de domingo e já com grande responsabilidade. Com a derrota do PSG ontem, o OL tinha todas as chances em mãos para assumir a ponta da tabela e colocar pressão no Marseille, que ainda joga neste domingo e também possui chances de assumir a liderança da competição no embolado começo de Ligue1.

Sem fugir da já tradicional formação baseada no 4-2-3-1, o Lyon foi com força máxima para encarar o Reims. Com exceção de uma peça na zaga. Lovren, suspenso, deu lugar a Samuel Umtiti. Outra vez Rémi Garde arranja uma forma de atuar com dois meias de qualidade – Malbranque e Gourcuff – com o primeiro um pouco mais recuado, jogando perto de Gonalons e com o segundo mais centralizado e livre de marcar. No banco de reservas, uma novidade: o atacante camaronês Clinton Mua N’Jie, pela primeira vez, foi relacionado para uma partida oficial do OL. Confira a formação titular:




Os visitantes, no papel, foram até o Stade Gerland com uma formação um pouco ousada. Jogando no 4-3-3, o time do treinador Hubert Fournier tinha como objetivo, ao menos, arrancar algum ponto do Lyon. Definitivamente a diferença na qualidade dos dois times era bem grande. Entretanto, dentre os três times que subiram da Ligue2, o Stade de Reims é o que vem apresentando o melhor futebol em comparação com o Bastia e Troyes. Confira abaixo como ficou o time titular do Reims.




Nos primeiros minutos, já era possível perceber que o Lyon dominaria a partida de forma massiva. Com 8’ de bola rolando, o OL já acumulava 75% de posse de bola e pressionava o Stade de Reims inteiramente no seu campo de defesa. Inflamado pela torcida, que se apresentava em bom número, não tinha pudor em partir pra cima do adversário em busca do primeiro gol.


No entanto, a pseudo-pressão que o Lyon exercia sobre o Reims era a mesma daquela que acontecia no início da temporada. O OL somava muita posse de bola mas não conseguia converter em chances reais de gol. Era imensamente superior na partida, mas não deixava o goleiro Agassa em perigo.

Enquanto isso, o Reims, quando tinha suas oportunidades, chegava em grande perigo. Aos 35’, Julien Toudic carregou a bola até a linha de fundo e cruzou pra área. Sem qualquer tipo de marcação, o brasileiro Diego Rigonato recebeu o passe com perfeição e tentou emendar um voleio. Até conseguiu, mas mandou a bola na lua, longe do gol. Era a primeira grande chance real de gol, e não foi pelo lado do OL.


Quando parecia que o primeiro tempo terminaria da forma como ele se desenrolou, o Lyon conseguiu abrir o placar através de uma jogada individual. Enquanto cercava a grande área adversária, Lisandro Lopéz descolou um passe de calcanhar para Réveillère, que apareceu do lado esquerdo. Já entrando na área, ele cortou dois defensores do Reims e cruzou pra área. Sem querer, o zagueiro Weber tentou cortar e mandou para as próprias redes. Gol contra! Lyon 1 a 0, segundos antes do intervalo do jogo.

No começo da etapa final, o panorama que apareceu no primeiro tempo acontecia novamente. O Lyon esboçava imensa pressão sobre o adversário e pouco chegava com efetividade até a meta de Agassa. Enquanto isso, o Reims esperava apenas os erros do Lyon para tentar chegar com perigo no gol de Vercoutre.


Aos 12’ do segundo tempo, o Lyon teve uma grande chance de aumentar o marcador. Após saída errada do goleiro Agassa, Gomis começou jogada pela direita, abriu para Lacazette que levou a bola até a linha de fundo. Na hora de cruzar, faltou levantar a cabeça. Haviam três jogadores do Lyon na área, sem marcação. Mas ele cruzou rasteiro, na mão do goleiro. Foi a primeira boa oportunidade da etapa final.

A primeira alteração na partida só aconteceu aos 25’ do segundo tempo. Hubert Fournier colocou Floyd Ayité e tirou o também atacante Diego Rigonato. O brasileiro, muito bem marcado, não conseguiu fazer uma boa partida.


Logo após a alteração do time adversário, o Lyon conseguiu aumentar a sua vantagem no marcador. A jogada começou nos pés de Bisevac, ainda no setor defensivo do OL. Ele esperou a marcação chegar e lançou Réveillère em disparada na direita. O lateral do Lyon tocou para Malbranque, que foi até a linha de fundo e cruzou pra área. Krychowiak cortou errado e quase marcou outro gol contra. A bola bateu no travessão e sobrou nos pés de Bafé Gomis, que, de primeira, empurrou pras redes. OL 2 a 0.

Após o gol, o Lyon mexeu duas vezes e o Stade de Reims uma. Primeiramente, Rémi Garde retirou Yoann Gourcuff da partida. Não havia feito um bom jogo até aqui. Para o seu lugar, entrou Clément Grenier. Logo em seguida foi a vez de Gueïda Fofana adentrar ao campo para substituir Alexandre Lacazette. A alteração do Reims foi a entrada de Florent Ghisolfi e a saída de Bocundji Ca.


Mesmo com as mudanças na partida, o ritmo do jogo não se alterou. O Lyon continuava com a sua comum pressão na partida, apertava o adversário no seu campo de defesa e quase não dava chances para o Reims chegar com real efetividade até o campo de ataque. Vercoutre, o goleiro do OL, quase não sujou seu uniforme na partida de hoje.

Se o OL quisesse, e tivesse competência pra isso, dava pra vencer com uma goleada histórica. Isso só não aconteceu por falta de calibre no pé de Lisandro Lopéz e pela ótima atuação do goleiro Kossi Agassa, do Reims. Em duas oportunidades ele evitou o gol do argentino. Primeiramente, após um chutaço de Malbranque de fora da área ele rebateu pro lado, nos pés de Licha, que parou segunda defesa do goleirão na sequência do lance. Na outra oportunidade, Lisandro recebeu ótima bola, sozinho no segundo pau. Na hora de bater, chutou fraco e Agassa defendeu novamente.


O goleiro do Reims só não conseguiu parar Lisandro pela terceira vez. Malbranque, de trás do meio-campo, deu uma assistência cirúrgica para o argentino, que esperou Agassa sair do gol e tocou de forma sutil na saída dele. Golaço! Para coroar a superioridade absurda dos Gones durante todo o jogo. E o mais interessante desse terceiro gol foi que quem começou a jogada foi o jovem Cinton N’Jie. O camaronês, que nunca havia sido relacionado para o time principal do Lyon, entrou faltando um minuto para o término do jogo e conseguiu participar do lance do terceiro gol. Tem estrela!

Com a vitória, o Lyon assumiu a ponta da Ligue1 de maneira provisória. Ficaria na torcida para o Olympique de Marseille perder ou empatar sua partida, que acontece mais tarde, às 18h de Brasília, contra o Bordeaux. Com um jogo a menos, o Lyon já ultrapassa o PSG na tabela do campeonato.


Situação da 13ª rodada sem os jogos entre Nice x Toulouse e Bordeaux x Marseille

Próximo adversário: O Lyon viaja até Praga para enfrentar o Sparta Praga, pela Liga Europa. O jogo será na quinta-feira, dia 22, às 16h de Brasília. Até lá.

FOTOS: olweb.fr / L'Equipe / Ligue1.com


GOLS DA PARTIDA:



Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário