domingo, 4 de novembro de 2012

De goleada, OL bate o atual campeão da Ligue2

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Em partida chuvosa, com duas expulsões, três pênaltis e muita intensidade, Lyon faz o dever de casa e se mantém na 3ª colocação




Na teoria, com dois jogos a menos do que os demais, o Lyon entrou em campo estando na sexta colacação. Mas, juntamente com o Marseille, é um dos times que só dependem deles para assumir a primeira colocação do torneio, já que o PSG perdeu no sábado. Mas devido a partida adiada entre OL e OM, os times se mantêm atrás do clube de Paris. Em casa, o Lyon tinha todas as armas necessárias para fazer o seu papel e vencer o Bastia com tranquilidade. Para isso, era preciso superar a eliminação contra o Nice, que ocorreu no meio da semana. Era preciso absorver esse tropeço de quarta-feira.

Rémi Garde não ousou. Novamente optou pelo 4-2-3-1. Na zaga, Bakary Koné, que vinha sendo dúvida até momentos antes da partida, conseguiu se recuperar a tempo de ser titular. Umtiti ficou no banco. A maneira que Garde encontrou de jogar com Malbranque e Gourcuff no time foi recuar o primeiro, jogando praticamente como um volante mais solto. Gourcuff, por sua vez, tinha liberdade no meio. Para essa partida, Garde colocou Lacazette como titular e deixou Jimmy Briand no banco. Confira abaixo como ficou armado a equipe titular do OL para a partida deste domingo:




Pelo Bastia, o treinador Frédéric Hantz tinha três desfalques em sua equipe: o zagueiro Gaël Angoula e os atacantes Yassin El-Azzouzi e o brasileiro Ilan. Mas, por outro lado, contava com o retorno do meia Julian Palmieri, que nessa partida, começava no banco de reservas, talvez não 100% recuperado de sua lesão. Em campo, Hantz não temeu em armar o seu grupo num 4-3-3 que, na teoria, seria bastante avançado, com Khazri, Rothen, Maoulida e Modeste bastante soltos em campo. Na imagem abaixo, confira como ficou o esquema tático do treinador Frédéric Hantz para armar o Bastia.




Em um campo molhado, com chuva no Gerland, o OL parecia muito tranquilo em jogar futbol e, de fato esquecer a eliminação na Copa da Liga do meio de semana.Tinha mais espaços em campo e jogava com mais empenho do que o Bastia. Conseguia tocar a bola com mais facilidade, enquanto o adversário tentava se arrumar na base de chutões.


No primeiro lance de perigo da partida, o placar foi aberto. Em cobrança de falta na área, Gourcuff levantou e Lovren cabeceou. O goleiro brasileiro, Magno Novaes, defendeu mas soltou. No rebote, Maxime Gonalons apareceu de trás e só teve o trabalho de colocar no canto do gol. 1 a 0, logo aos 4’.

O Bastia tentou esboçar uma reação aos 11’, quando Harek descolou um lindo passe e achou Maoulida sozinho pela direita. O atacante do time visitante avançou até a grande área, mas na “hora H” foi cortado, de maneira certeira, por Dabo, que afastou o perigo, mandando a bola para escanteio.


Até os primeiros 28’ de jogo, o Bastia só havia chegado neste momento. A partida era inteiramente tomada pelo Lyon, que aos 26’ ainda aumentou a vantagem. Malbranque, na intermediária, achou Dabo entrando pela direita. O lateral do OL viu Gomis na área, tocou pra ele, mas o centroavante do OL chutou mal. No rebote, já sem ângulo, Lacazette bateu pro gol e conseguiu marcar o segundo. 2 a 0.

Com a boa vantagem no placar, o Lyon subestimou o Bastia e deixou os adversários começarem a aparecer. Dois minutos após o OL marcar, os visitantes conseguiram marcar o seu primeiro gol na partida. Após receber bola enfiada na área, o capitão Cahuzac chutou prensado, em cima de Lovren. Mas no rebote, Khazri marcou. 2 a 1.


O empate viria logo em seguida. Em mais um cochilo da zaga dos Gones. Aos 32’, Thauvin apareceu pela direita, e sob a marcação de dois jogadores do Lyon, conseguiu chegar na área depois de passar a bola por debaixo das pernas de Lovren, o zagueiro croata do Lyon tentou se recuperar e derrubou o adversário. O árbitro Frédy Fautrel não pensou duas vezes ao marcar o pênalti e expulsar o defensor do OL. Na cobrança, o experiente Jérôme Rothen bateu com categoria e deixou o placar na igualdade. 2 a 2.

No começo do segundo tempo, o que se via era uma mudança geral no panorama da partida. O Lyon se sentia pressionado e acuado pelo Bastia, que com um jogador a mais em campo, tentava fazer sua diferença em campo. E até conseguia. Jogava muito pra frente e chegava até com certa facilidade até o gol de Rémy Vercoutre. Sem fazer qualquer alteração, Rémi Garde colocou Gonalons para compor a zaga e fechou mais os laterais. O meio campo ficou apenas com dois jogadores: Malbranque e Gourcuff.


Quando parecia que o jogo estava fadado a pressão do Bastia, as coisas tomaram proporções diferentes. Mais uma virada de jogo em campo. Em jogada muito rápida de Lacazette, aos 8’ do segundo tempo, ele foi derrubado na área pelo goleiro Magno Novaes e também pelo defensor Fethi Harek. O árbitro Frédy Fautrel marcou pênalti e aplicou um cartão amarelo ao Harek, que já havia visto um outro amarelo mais cedo. Resultado? Foi pra rua. Na cobrança de pênalti, Lisandro Lopéz marcou e colocou o OL na frente novamente.

Com os dois times jogando novamente em igualdade numérica, aquele panorama do primeiro tempo voltava a aparecer. Superioridade dos Gones dentro de campo. Chegavam mais ao ataque e dominavam a partida, principalmente na posse de bola. O Bastia tentava, através de contra-ataques, conseguir arrancar alguma jogada de perigo para tentar surpreender a desfalcada defesa do OL e novamente buscar o empate.


No desenrolar do segundo tempo, Hantz fez duas trocas no seu time. Primeiro colocou Julian Palmieri, no lugar de Maoulida. Depois retirou Cioni do time para colocar Yatabaré. No Lyon, para dar mais cancha no setor defensivo, e deixar Malbranque um pouco mais solto, tirou Gomis e colocou Gueïda Fofana. Com as alterações, o Bastia não se sentia tão recuado como antes e até tentava jogar de igual para igual. Mas as chances de gol para eles eram bem menores do que para o OL, que ainda martelava.

Nos últimos dez minutos de jogo, a chuva atrapalhou demais o bom andamento da partida. Os times forçavam demais os chutões para a frente, o que acabava se tornando uma jogada perdida, uma vez que, muita das vezes, a bola não chegava até o destino certo. O Bastia, no desespero, tentava a qualquer custo fazer a bola chegar no seu setor ofensivo – mas não conseguia. E o Lyon, com mais parcimônia, tentava tocar a bola com mais calma, mas às vezes não dava e tinha que também apelar para os passes longos.


No finalzinho, Hantz ainda colocou Sablé no lugar de Thauvin e Garde retirou Lacazette para colocar Briand. Mas já não dava tempo para mais nada pro lado do Bastia. A vitória do OL já estava consolidada. Aos 92’, Briand recebeu ótimo passe de Malbranque e, na saída de Magno Novaes, tocou por cobertura. Era o quarto do Lyon na partida. E engana-se quem achou que acabava por aí. No último minuto, Gourcuff foi derrubado na área por Yatabaré e Fautrel marcou o terceiro pênalti da partida. Na cobrança, Malbranque fez o quinto do OL na partida e fechou o caixão.

Vitória importante do Lyon, que segue dependendo apenas dele para assumir a ponta da Ligue1. Basta vencer todos os jogos até o dia 28 de novembro, quando jogará contra o Marseille que, obviamente, precisa vencer também.


Situação da 11ª rodada sem o jogo entre Bordeaux x Toulouse

Próximo adversário: Athletic Bilbao, quinta-feira, dia 08, às 18h05 de Brasília. Partida válida pela quarta rodada da fase de grupos da Liga Europa. Até lá.

FOTOS: Football365.fr / olweb.fr


GOLS DA PARTIDA:


Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário