quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Lyon vence Bilbao na Espanha e já garante classificação

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Resultado de 3 a 2 já deixa o time francês em posição bem favorável no grupo. Bilbao depende de milagre para se classificar no grupo.




Depois de despachar o Bastia, com direito a cinco gols no placar, o Lyon volta suas atenções para a Liga Europa. Viajou até a Espanha, mais especificamente até o estádio San Mamés, onde encarava o Bilbao pelo returno da fase de grupos da UEL. Antes de começar a rodada, o Lyon, juntamente com o Atletico de Madrid e o Dnipro, era o único 100% da competição até aqui. Na Espanha, a expecativa era manter a média e garantir a classificação na competição mesmo faltando mais dois jogos posteriormente.

“El Loco” Bielsa, precisando urgentemente da vitória, não quis saber de conversa e armou seu time numa formação bastante ofensiva. Colocou em prática um 4-3-3 com Susaeta e Muniain bem abertos e Aduriz um pouco mais isolado na frente. A grande estrela da última temporada, o centroavante Llorente, mais uma vez, começava a partida no banco de reservas. Opção do treinador. Confira abaixo a formação tática adotada por Marcelo Bielsa para receber o Lyon na partida:




Em situação completamente oposta, Rémi Garde tinha mais tranquilidade para a partida e resolveu armar o time de forma diferente em termos de nomes em campo. Taticamente, nenhuma alteração. De mudanças, podemos destacar a presença entre os titulares de Samuel Umtiti na lateral, Fofana de volante e Monzón de ponta esquerda. Lisandro e Malbranque, poupados, ficaram no banco de reservas. Abaixo você pode ver como ficou armado o OL para o jogo contra o Bilbao.




Precisando sair pro jogo e conquistar a vitória, o Bilbao começou melhor no jogo. Não deixava o Lyon avançar muito o seu sistema de marcação e tentava pressionar cada vez mais o OL no seu campo de defesa. Bem no comecinho, em um lance de cruzamento na área, Vercoutre segurou a bola e em seguida soltou. Bisevac tentou cortar e a bola bateu na trave antes de ir para escanteio. No rebote do lance em bola parada Herrera quase marcou aquele que seria o primeiro gol da partida.


O Lyon só conseguiu assustar aos 11’ de jogo, quando Gourcuff cobrou escanteio certeiro e Gonalons chegou a encostar na bola, mas não o suficiente para ela tomar o destino do gol. Se pegasse em cheio, o goleiro do Bilbao não teria chances de alcançá-la. Após o gol, o Lyon deu uma segurada no jogo, pisou no freio, chamou os donos da casa, para depois tentar sair em contra-golpe.

E o primeiro gol saiu nesse tipo de jogada. Aos 21’, sem subir há dez minutos, o Lyon conseguiu abrir o placar. Gourcuff, de novo, cruzou bola na área. Diferentemente de Gonalons, dessa vez, Bafé Gomis cabeceou de forma certeira e balançou as redes. Com a vantagem no placar, o OL tinha mais tranquilidade ainda para colocar o ritmo que bem entendesse na partida. E o Bilbao ficava cada vez mais nervoso e afoito em campo.


Mesmo nervoso e com dificuldades para penetrar na defesa do Lyon, o Bilbao ficava ciscando na entrada da área até  conseguir encontrar um espaço para jogar. Aos 28’, Vercoutre salvou o que seria o lance de empate. O meia De Marcos recebeu bola na intermediária e, com espaço, bateu forte de longe e forçou grande defesa do goleiro do OL. Poucos minutos depois foi a vez de Gurpegi chegar com perigo em lance de bola parada. Definitivamente o Bilbao não estava feliz com a derrota a eliminação precoce na Liga Europa.


Antes do intervalo, o Bilbao ainda teve mais três chances claríssimas de gol. A primeira, depois de cobrança de escanteio, Gonalons tirou em cima da linha. Na segunda chance, foi a vez de Vercoutre efetuar um milagre em defender um chutaço de Iraola. E a terceira foi quando De Marcos recebeu frente a frente com Vercoutre e mandou na arquibancada.

Mas vale o ditado: “quem não faz, leva!”. E foi isso que aconteceu. O Lyon, no último lance do primeiro tempo, marcou o seu segundo gol. Após falha da defesa do Bilbao, Gomis entrou na área, bateu e o goleiro defendeu. No rebote, Lacazette iria chegar para finalizar e apareceu mais uma defesa de Iraizoz. Na terceira bola, Gourcuff não perdoou. 2 a 0! Certamente o Bilbao merecia ter saído com, pelo menos, um ou dois gols no placar. Mas faltou competência ao clube espanhol.


Na volta do intervalo, já no primeiro lance de perigo, o Bilbao marcou com Ander Herrera. Susaeta, em cobrança de falta, lançou bola na área. A bola ficou pipocando entre Lovren, Gomis e Gurpegi. Na sequência, Amorebieta chegou firme em cima do goleiro do Lyon na disputa de bola e no rebote, Ander Herrera empurrou pras redes. Lance muito complicado para arbitragem, mas certamente confirmado pelo juiz Pol Van Boekel. 2 a 1.

Antes dos 10’ do segundo tempo, o Bilbao chegaria ao empate. Gonalons derrubou Ander Herrera na área, recebeu amarelo, e cometeu pênalti. Na cobrança, Aduriz esperou Vercoutre escolher o seu canto e ele colocou, com categoria, no outro. Bela cobrança e festa no estádio San Mamés.


Quando parecia que o Bilbao iria dominar o restante da partida, e empurrar o OL de vez no seu campo de defesa, o time de Rémi Garde reagiu. Fofana, quase na linha de fundo da defesa do Bilbao, roubou a bola da defesa e tocou pra trás. Lacazette, com um forte chute de primeira, afundou as redes do goleiro espanhol e colocou o Lyon na frente mais uma vez. Não perca as contas: 3 a 2 pro OL.


Depois da sequência dos gols, o Bilbao que já tinha entrando com Ibai Goméz no intervalo (no lugar de Aurtenetxe), também colocou Llorente no lugar de Aduriz. Garde colocou a suas duas principais peças do banco em campo também. Malbranque e Lisandro Lopéz entraram nos lugares de Monzón e Gomis. Faltando dez minutos para o término da partida, Lacazette deu espaço para o jovem Jordan Ferri em campo. Aos 85’, foi a vez de Isma Lopéz entrar no Bilbao no lugar de Muniain. Era a última alteração da partida.

Mas o panorama do fim da partida já estava montado. O Bilbao até tentou no finalzinho, mas não teve competência para conseguir empatar a partida novamente. Com o resultado de 3 a 2, o OL garantiu a classificação no Grupo I, mesmo faltando dois jogos ainda. E o Athletic Bilbao só não deu tchau para competição por que o Hapoel Kiryat Shmona conseguiu arrancar um empate contra o Sparta Praga.




Próximo adversário: satisfeito com o resultado, o Lyon pode encarar o Sochaux, no próximo domingo, às 14h (de Brasília), pela 12ª rodada da Ligue1. Até lá.

FOTOS: olweb.fr / Sports.fr / pt.uefa.com


GOLS DA PARTIDA:


Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário