domingo, 11 de novembro de 2012

Lyon só empata, mas segue na briga

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Em visita ao Sochaux, os Gones saíram na frente, mas, depois de cochilo, deixaram donos da casa empatarem.




Instantes antes da bola rolar no Auguste Bonal, o Lyon entrava em campo na 5ª colocação na tabela. Mas a situação na França está tão acirrada, que a vitória poderia dar ao Lyon uma chance de conhecer a liderança da Ligue1 ainda neste domingo. Como o Marseille empatou com o Nice, bastaria uma vitória do OL sobre o Sochaux e um empate do PSG contra o Montpellier, no jogo final deste domingo. Caso o PSG vença o Montpellier, de qualquer maneira, a vitória já faria com que os Gones ultrapassassem o Olympique de Marseille na tabela.

Sabendo que o Lyon precisava dessa vitória, e o seu time também, Éric Hély não queria saber de ver seu time jogando de forma recuada. Podendo contar com todas as peças do seu time, o treinador do Sochaux armou um 4-2-3-1 com o time girando em torno da melhor peça do time: Ryad Boudebouz. Com a pressão de sua torcida, que enchia de maneira considerável o estádio, o Sochaux buscava forças para não deixar o OL te pressionar dentro de sua própria casa. Confira abaixo a formação tática do Sochaux:




Adotando a mesma formação tática, o Lyon, mesmo precisando da vitória para se manter na briga pela parte de cima da tabela, foi com um time mesclado, poupando alguns jogadores que se doaram demais na partida contra o Bilbao: Gourcuff e Gomis. Com a presença dos dois no banco, Ghezzal ganhava chances no time titular, assim como Fofana. Na defesa, substituindo o suspenso Lovren, Umtiti ganhava chance na dupla com Bisevac. Abaixo você pode conferir como ficou armado o time titular do OL:




Com a bola rolando, no começo da partida, o OL tentava impor aquele seu já tradicional estilo de jogo, de pressionar o adversário no campo de defesa, forçando um erro de passes, para que eles fiquem tocando a bola lá na frente até arrumar uma brecha para arrematar em direção ao gol. Mas o Sochaux não se sentia acuado. Até tinha menos posse de bola, mas nada que ameaçasse a meta do goleiro Pouplin.


O estilo de jogo de cada time era bem característico. O Lyon tocava a bola em demasia. Dificilmente armava jogadas individuais ou chutões para a frente. Ao contrário do Sochaux, que forçava a bola para o seus homens de frente em busca da bola cair nos pés de Boudebouz, que sempre arriscava de fora da área.

A tática de ataque do Lyon foi a primeira a funcionar. Quando Malbranque tentava tocar bola na região intermediária da área adversária, foi derrubado. Na cobrança de falta, o mesmo Malbranque levantou na área e Gonalons, antecipando todo mundo, conseguiu tocar de cabeça e colocar no fundo das redes de Pouplin, aos 23’ de jogo. Era aberto o placar no Stade Auguste Bonal.


Depois de marcar o seu primeiro gol, o Lyon manteve uma postura interessante. Com mais calma no jogo, e isso se refletindo no toque de bola, de maneira sutil o Lyon pressionava o Sochaux no seu campo de defesa. Certamente faltava mais agressividade para fazer vantagem no placar, mas, de qualquer maneira, isso impossibilitava uma saída de bola mais bem trabalhada dos donos da casa. Mas isso não quer dizer que o Sochaux não tinha chances. Claro que tinha, mas não com muito perigo.

Sabendo do estilo de jogo adotado pelo OL, o Sochaux, aos poucos tentava se desgrudar do seu campo de defesa para sair mais em direção ao gol de empate. Jogando principalmente pelo lado esquerdo, os donos da casa até conseguiram chegar por duas ou três vezes ao gol de Vercoutre. O gol de empate só não saiu por displicência dos próprios atletas do Sochaux, que não conseguiam criar verdadeiras oportunidades em gol.


Na volta do intervalo, precisando igualar o marcador – a até virar – devido a necessidade da vitória, o Sochaux fez uma alteração. Eric Hély colocou Contout em campo e retirou Roudet. Nitidamente o treinador do FCSM não queria perder dentro de casa e estava insatisfeito com o resultado no placar. Antes dos 10’ da etapa final, Hély precisou mexer novamente. Poujol, sentindo um mal estar, precisou deixar o campo para dar lugar a Peybernes.

Logo depois da segunda alteração, o Lyon teria a sua principal chance para aumentar o marcador. Após boa troca de passes, Lacazette foi até a linha de fundo no lado direito do campo e cruzou pra área. Na primeira trave, Lisandro apareceu de forma veloz e bateu de primeira. Esbanjando um reflexo raro, Pouplin salvou o seu time e mandou a bola para escanteio.


Aos 15’ da etapa final, foi a vez de Vercoutre salvar. Em bola alçada na área Sloan Privat ganhou de toda a zaga do OL na jogada aérea e colocou no canto direito e Rémy Vercoutre. O goleiro do Lyon se esticou todo para conseguir buscar a bola e conseguiu. Mandou para escanteio em linda defesa. Após o lance de susto, Rémi Garde tirou Ghezzal, que fez uma partida razoável, e colocou Yoann Gourcuff.

O que parecia amadurecer desde o final do primeiro tempo, acabaria por acontecer aos 26’ do segundo tempo. Após tabelar com Boudebouz, Sloan Privat conseguiu sair em disparada entre os dois zagueiros do Lyon, entrou na área, e tocou na saída de Vercoutre. Empate do Sochaux no Auguste Bonal.


Após o gol, o Sochaux queimava sua última alteração, também por conta de lesão. Dessa vez, foi Peybernes – aquele mesmo que havia entrado no lugar de Poujol – precisou deixar o campo e entrou Yaya Banana. Faltando pouco mais de 10 minutos para o término de jogo, Rémi Garde ainda tinha duas alterações para realizar e poderia avançar mais o seu time. Uma delas, ele optou por colocar Bafétimbi Gomis no lugar de Lisandro Lopéz.


A alteração não surtiu muito efeito. Foi a troca de um centroavante por outro. Garde poderia ter colocado Gomis, mas no lugar de um dos volante, de preferência Fofana, que errava todos os passes quando tentava sair jogando. De qualquer maneira, ainda acredito que Gomis poderia ter entrado imediatamente após o lance do gol de empate do Sochaux. Lyon se comportou de maneira um pouco covarde nessa partida. Poderia colocar uma pressão ainda maior em cima do PSG, que agora, mesmo empatando, seguirá na liderança da Ligue1.

Com o empate, a situação na parte de cima do Campeonato Francês fica cada vez mais embolada. Confira abaixo como ficou a situação após as 12ª rodada.




Próximo adversário: Lyon recebe o Stade de Reims, em casa, no próximo domingo, às 11h de Brasília. Jogo válido pela 13ª rodada da Ligue1. Até lá.

FOTOS: olweb.fr / MeusResultados / Ligue1.com


GOLS DA PARTIDA:



Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário