domingo, 14 de fevereiro de 2016

Lyon esquece eliminação na Copa da França e goleia o Caen

Filipe Frossard Papini
Twitter: @FilipeDidi / Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais


Atuação irrepreensível de Tolisso possibilitou um jogo fácil e uma nova realidade para o OL na tabela da Ligue1




Com a eliminação na Copa da França decretada na última quarta-feira, em derrota diante do Paris Saint-Germain, o Lyon só tem um objetivo até o restante da temporada: a própria Ligue1. E a tarefa não é das mais fáceis. Com o título já praticamente definido, as brigas se fixam nas vagas das competições internacionais: Liga dos Campeões e Liga Europa. Para isso, ter uma colocação entre os quatro primeiros era essencial. O Lyon entrava na rodada como o 8º na tabela, mas uma vitória poderia mudar todo o cenário e colocar o time de vez na briga. O Caen, por sua vez, passou o primeiro turno inteiro dentro dessa briga, mas o caldo não engrossou e o time caiu muito na tabela e começava a partida em 10º.

Jogando no Parc OL, e desta vez com alguns desfalques importantes, o treinador Bruno Génésio precisou fechar o grupo chamando dois jogadores do Lyon B: os jovens Zakarie Labidi (meia) e Gaëtan Perrin (atacante). Ambos começavam a partida no banco de reservas e tornavam-se substitutos naturais dos lesionados Clément Grenier e Aldo Kalulu. Na armação da equipe, o treinador não fez mistério. Optou pelo já tradicional 4-3-3, usando Bedimo na esquerda (e não Morel) e Ferri com Tolisso no meio (e Darder no banco). Na frente, Cornet ganhava outra chance entre os titulares e Ghezzal iniciava entre os suplentes. Confira como ficou:




Já pelo Caen, o surpreendente time montado pelo técnico Patrice Garande foi a campo em uma formação mais pautada pela forte marcação: o 4-1-4-1 tinha como característica manter as duas linhas de quatro e ainda ter um outro marcador entre elas, o que geralmente dificulta muito a troca de passes do adversário no campo de defesa, mas que também quase não gera muitas atividades ofensivas. O SMC também tinha desfalques: o lateral Emmanuel Imorou e os volantes Ismaël Diomandé e Jonathan Delaplace. Contudo, os dois grandes nomes do primeiro turno começavam jogando e o Lyon precisava ter atenção redobrada com eles: o meia Julien Féret e o centroavante Andy Delort. Abaixo a imagem de como ficou montado o time:




Quando o jogo começou e com a torcida empurrando, não havia tática de Garande que segurasse o OL. O time começou com muita vontade e uma gana de vencer que pouco se viu até então na temporada. Efeito da eliminação da Copa da França? Talvez. Mas a grande verdade é que parecia óbvio que o placar seria aberto bem no comecinho e o ex-goleiro do OL, Rémy Vercoutre, que assumia a meta adversária, já poderia prever o pior.

Quando o árbitro Ruddy Buquet marcou falta para o Lyon no lado direito do ataque, não houve perdão. Valbuena atravessou o campo para cobrar e mandou na segunda trave. Por lá, Tolisso subiu mais alto que Yahia, que foi todo estabanado para a bola. Na segunda bola, apareceu Umtiti dentro da pequena área, sozinho. Ele só precisou completar para o gol e abrir o placar ainda aos 10’ de jogo.

A pressão dos Gones continuava e o Caen estava completamente acuado em seu campo de defesa sem saber o que fazer. Segundos após a saída de bola, Valbuena teve a oportunidade de dobrar o placar e, graças a um desvio provindencial, não colocou a bola no ângulo de Vercoutre. Ele apareceu sozinho pela esquerda, recebeu na entrada da área, teve tempo de dominar, olhar e finalizar. Foi por pouco.

Com amplo domínio e com vantagem no placar, o Lyon seguia trocando passes sem qualquer medo e com muita calma. Foi dessa forma, jogando com extrema sabedoria que o segundo gol acabou saindo aos 16’. A bola passou nos pés de três jogadores do time até chegar a Jordan Ferri. Ele recebeu, dominou, olhou a ultrapassagem de Lacazette que foi assistenciado nas costas da defesa para marcar o 9º gol dele na L1.

O Caen só conseguiu respirar e ter uma oportunidade de gol aos 19’, já com 2 a 0 no placar. A jogada foi construída pelo lado direito do campo de ataque e, com muita rapidez, Julien Féret achou um passe para N’Tibazonkiza, que tentou duas vezes, mesmo caído e quase superou Lopes, finalizando na rede pelo lado de fora. Essa seria a melhor oportunidade do time visitante durante todo o primeiro tempo.

Ainda assim, antes do intervalo, perto da casa dos 42’, 43’, o Caen tentou diminuir o placar em três oportunidades seguidas em que Anthony Lopes brilhou. Mas, ainda assim, era o Lyon quem tinha mais domínio do jogo e foi ele quem acabou marcando. Em contra-ataque, Corentin Tolisso achou um passe magnífico para Maxwell Cornet. O jovem atacante entrou na área e só teve o trabalho de finalizar pro gol. 3 a 0!

Para a segunda etapa, o Caen voltou com uma troca no seu time. Makengo não voltou para o jogo e, em seu lugar, N’Kololo foi o escolhido de Garande. A troca, a principio, não parecia ter surtido tanto efeito assim, já que nos primeiros 10’ do segundo tempo, o Lyon já havia criado três oportunidades claríssimas de gol. Voltava a jogar aquilo tudo que havia apresentado na primeira parte.

Mas foi depois de uma dessas jogadas de ataque do OL que o Caen soube aproveitar em contra-golpe. Mesmo não sendo muito veloz, Ronny Rodelin recebeu pelo lado direito do ataque e caminhou até o fundo. Sem precisar dominar, ele cruzou para a área, a bola passou atravessou o campo até chegar ao Andy Delort, no segundo pau, que chegou com velocidade para completar e diminuir o marcador. 3 a 1!

Com o gol feito, o time do Caen melhorou bastante na partida. Já não sofria tantos ataques perigosos do Lyon e conseguia sair mais pro jogo, principalmente acionando Féret, N’Tibazonkiza, Rodein e Delort. E o OL com três amarelados, era perigoso “chegar junto” nos homens de ataque do SMC para não correr o risco de ter um expulso e complicar o jogo praticamente ganho. Foi assim que o jogo deu uma caída na segunda etapa.

Visualizando a queda do time, Génésio fez duas trocas já faltando 10’ para o término do jogo. Colocou Rachid Ghezzal e Sergi Darder para tirar Maxwell Cornet e Jordan Ferri. Ambos fizeram boa partida. Garande também mexeu no mesmo minuto, colocando Jordan Aldéoti no lugar de Nicolas Seube, que saiu reclamando demais e ficou dando chilique no banco de reservas.

Logo após as trocas, a mexida de Bruno Génésio surtiu efeito quase que de imediato. Darder roubou a bola na linha do meio de campo, pelo lado direito do ataque e rapidamente acionou Ghezzal. O meia canhoto carregou, levou até a intermediária e ligou com Tolisso que estava perto da meia lua. O volante do OL dominou, olhou para o gol e a bola ainda desviou na zaga antes de entrar no ângulo. 4 a 1!

Já com a partida ganha e nos últimos minutos de jogo, Génésio aproveitou para queimar sua última troca, possibilitando a estreia de Gaëtan Perrin entre os profissionais do Lyon. Ele quase teve uma oportunidade assim que entrou, mas se deslocou para Darder entrar finalizando e bater muito mal na última grande chance real de gol na partida. Placar final cravado e vitória tranquila do OL, como há muito tempo não se via nessa temporada.

Finalmente, agora o OL terá uma semana de folga e só retorna aos gramados no próximo domingo, dia 21/02. O jogo será no Grand Stade Pierre Mauroy e o adversário não poderia ser outro, senão o Lille. Jogo válido pela 27ª rodada do Campeonato Francês. Até lá!

FOTOS: FranceFootball / L'Equipe / olweb.fr


OS MELHORES MOMENTOS:

Visualização do player somente no link. Clique AQUI para ver no YouTube


Quer mais informações sobre o Lyon via BrasiLyonnais? Clique nos botões abaixo e siga-nos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário