sábado, 6 de fevereiro de 2021

Com dois de Memphis Depay, Lyon aproveita vantagem numérica ainda no primeiro tempo e retoma liderança provisória

Filipe Frossard Papini
Twitter: @FilipeDidi / Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais


Thomasson deixou o campo com 14 minutos de jogo e facilitou a vida do OL, que não teve a menor dificuldade de marcar três gols no jogo




A rodada do meio de semana foi um misto de boa notícia com susto para o Lyon. O placar magro diante do Dijon, um time que luta para não cair, revelou alguns problemas dos Gones que não eram tão aparentes e pode ter servido para dar um chacoalhão nos jogadores para que não fosse repetido no duelo de hoje.  O confronto era contra o Strasbourg, time que entrou na rodada como 15º colocado, mas que tem vários nomes interessantes que poderiam dar contornos interessantes a qualquer partida. E a missão era vencê-los para seguir na luta pela liderança e consequentemente pelo título.

Para fazer frente contra o Strasbourg, o OL colocou em campo um time sem quase nenhuma surpresa. Apenas resolução de dúvidas, que sempre permeia o meio-campo. Dessa vez, o técnico Rudi Garcia preferiu não escalar Bruno Guimarães e nem Caqueret e resolveu ir com Thiago Mendes, junto com Aouar e Paquetá. No restante do grupo, nada de novo, exceto pela presença novamente de Diomandé, substituindo Denayer, com uma lesão na coxa.


No time do Strasbourg, também poucas novidades, mas uma delas bem interessante. Pela proposta de jogo, em sair em velocidade, Thierry Laurey preferiu sacar o seu principal jogador, Ludovic Ajorque, e colocar Habib Diallo como homem de frente. O centroavante, então, começava no banco. Como desfalques, o técnico alsaciano tinha o goleiro Sels, o zagueiro Simakan e o atacante Mothiba por lesão, além do lateral direito Guilbert, em isolamento preventivo de COVID-19.


Ao soar do apito final, o Lyon foi o primeiro a incomodar logo com dois minutos de jogo. O lance foi de bola parada. Um escanteio que foi alçado na área e Diomandé apareceu mais alto que toda a zaga, mas acabou trombando com o próprio companheiro Marcelo e a bola saiu pela linha de fundo. Depois, foi outra bola alçada que levou perigo, agora com Memphis Depay onde a finalização passou por todo.

Aos oito minutos, o mesmo lance se repetiu, mas agora em favor do Strasbourg. Pelo lado esquerdo do campo, Zohi tentou colocar bola na área que passou por todos os jogadores e levou muito perigo. Lopes precisou desviar para escanteio para evitar o gol. Só que o lance de perigo do time visitante foi só uma ilusão. O pesadelo viria aos 14’ quando Thomasson fez uma entrada em Thiago Mendes, levou o amarelo, reclamou e acabou sendo expulso em seguida.


Obviamente, se a situação do Strasbourg já era complicada no 11 contra 11, a coisa se complicou aos 20’ de jogo, quando o Lyon abriu o placar. A jogada começou com a bola nos pés do time alsaciano. Pricic se embolou com ela e Aouar conseguiu fazer a roubada. Pensando muito rápido, acionou Memphis Depay, que saiu em disparada, levou a melhor na corrida e tocou na saída do goleiro Kawashima: 1 a 0!

Não demorou muito para o Lyon incomodar ainda mais o Strasbourg. Memphis Depay quase fez o segundo dele aos 26’, em cobrança de falta com muito efeito que Kawashima se entortou todo para buscar no cantinho. Ótima defesa. Mas aos 30’, o goleirão nada pode fazer. A jogada surgiu em triangulação que Thiago Mendes achou Toko Ekambi entrando na área. O camaronês só teve o trabalho de tocar por cima do goleiro japonês e ampliar: 2 a 0!


Com a ótima vantagem construída, somado ao fato de ter um a mais em campo, colocava o Lyon numa situação extremamente confortável na partida. Parecia jogo treino ainda antes do intervalo. Era uma situação muito tranquila, realmente, uma vez que o Strasbourg simplesmente raramente passava do meio de campo. Nesse caso, o OL tinha duas escolhas: ou aplicar uma goleada, ou ficar tocando a bola e se poupar.

Apesar de esmagar o adversário em seu campo de defesa, claro que o Lyon poderia ter feito mais, três ou quatro gols, por exemplo. Mas o time preferiu colocar o pé no freio ao menos até o intervalo. Marcelo, por exemplo, fez uma falta em Diallo que lhe conferiu o cartão amarelo. Mas que poderia até mesmo ser interpretado de outra forma pela arbitragem. É esse tipo de lance que se evita quando não se agride tanto o adversário assim. Talvez fosse uma boa escolha.


Essa situação de pisar no freio foi exatamente o que deixava transparecer no segundo tempo. Não à toa, o Strasbourg voltou com mais ímpeto ofensivo. Conseguiu até mesmo uma finalização com Zohi aos dois minutos da etapa final e ainda conseguia equilibrar as ações, mesmo com um a menos. Era uma postura bem menos abatida do que antes do intervalo, fazendo valer a qualidade do seu time, que não é das piores da Ligue 1. Muito pelo contrário.

Aos 21’ do 2º tempo, o Strasbourg mexeu pela primeira vez, com duas trocas. Sissoko e Liénard entraram nos lugares de Aholou e Pricic. E logo após a mexida, o OL teve uma falta na entrada da área. Até então, o RCSA tinha finalizado 8 vezes contra uma do Lyon na etapa final. Mas bastou uma falta na entrada da área para o OL mostrar sua força de novo. Memphis Depay cobrou com perfeição, no ângulo, sem chances para Kawashima: 3 a 0!


Depois do terceiro gol, o Lyon fez logo três mexidas. Rudi Garcia colocou em campo Benlamri, Cherki e Slimani nos lugares de Marcelo, Memphis Depay e Kadewere, respectivamente. Um momento interessante para dar volume de jogo para o jovem Cherki, além de também dar mais minutos para Slimani, recém contratado na janela de inverno e que ainda não mostrou muito nas poucas oportunidades que teve. Além, é claro, do zagueiro Benlamri, que aparecia pela quarta vez somente na temporada.

Faltando pouco menos de dez minutos para o fim do jogo, o Strasbourg mexia de novo com mais duas trocas. Chahiri e Bellegarde nos lugares de Waris e Diallo. Enquanto isso, era o Lyon quem atacava. Slimani e Cherki entraram bem e somavam bastante no lado direito, com triangulações que também envolviam Paquetá e Dubois. O Lyon parecia muito mais perto do quarto gol do que qualquer uma mínima reação dos visitantes.


No finalzinho, antes de promover a estreia de Florent da Silva, filho francês com brasileiro, ainda com 17 anos, no lugar de Toko Ekambi, o mesmo Toko teve uma oportunidade de ouro de fazer o quarto gol da partida. Ele recebeu em excelentes condições no lado esquerdo do ataque. Poderia ter até dominado, mas decidiu bater de primeira e mandou por cima, em ótimas condições.

No último minuto ainda deu tempo de entrar De Sciglio no lugar de Diomandé, mas não deu tempo dele sequer tocar na bola. E também não deu tempo do Strasbourg conseguir mais nenhuma finalização no segundo tempo. Em resumo, foi um jogo dos mais tranquilos possíveis. A expulsão no comecinho ajudou e Rudi Garcia ainda conseguiu fazer uma boa rodagem no elenco.


Agora o Lyon finalmente dá uma pausa no Campeonato Francês para iniciar o único torneio que vai disputar em paralelo com a Ligue 1. É a Copa da França chegando em jogo contra o Ajaccio, da Ligue 2. O duelo, em confronto único, será na terça-feira (9), às 17h do horário de Brasília. A partida conta para os 32ª avos de final. Até lá!

FOTOS: ol.fr
CAMPINHOS: Téléfoot



OS MELHORES MOMENTOS:
(se o vídeo acima não rodar. CLIQUE AQUI)

Quer mais informações sobre o Lyon via BrasiLyonnais? Clique nos botões abaixo e siga-nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário