terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Estreando na Copa da França, Lyon goleia time da segundona com primeiro tempo brilhante de Bruno Guimarães

Filipe Frossard Papini
Twitter: @FilipeDidi / Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais


O volante participou ativamente dos três primeiros gols, dando uma assistência e iniciando a jogada de outros dois na vitória por 5 a 1 diante do Ajaccio




Depois de superar mais um compromisso pela Ligue 1, o Lyon descansava um pouco da pressão de ter que vencer todos os jogos da liga nacional para se manter no topo e agora se concentrava na Copa da França. Que, obviamente, também tem a pressão de vencer, mas com compromisso diante de um time tecnicamente inferior e, ao menos em teoria, mais fácil. Em jogo único, e atuando em casa, os Gones tinham a missão de enfrentar o Ajaccio pelos 32 avos do mata-mata da competição francesa. O time visitante é apenas o 10º colocado da Ligue 2, a segundona da França.

Para encarar essa partida, o técnico Rudi Garcia decidiu poupar algumas peças e começou com um time misto. Em campo, nomes como De Sciglio, Benlamri, Bard, Caqueret, Cherki e Slimani começavam jogando. Todos considerados reservas, além de Diomandé, que também é, mas que vem atuando no lugar do lesionado Denayer. E por falar em lesão, além do zagueiro belga, o goleiro Pollersbeck, reserva, também jogaria hoje, mas sofreu uma gastroenterite durante a noite e nem foi pro jogo. Thiago Mendes, suspenso, também não estava. Assim ficou:


Já o Ajaccio entrava em campo como franco atirador. O time chegava pra esse jogo com dois desfalques importantes. O zagueiro Coinus e o atacante Moussiti-Oko, ambos titularíssimos, estavam ausentes por lesão. Olivier Pantaloni então escalou o time num 4-4-1-1 bem tradicional e com praticamente uma linha de cinco defendendo quando não tinha a bola. Destaque nesse time para o lateral direito Gédéon Kalulu, mas uma cria da base do OL da trinca de três irmãos de mesmo sobrenome, mas que nenhum deles mais joga no clube. Veja como ficou escalado:


Com uma galera querendo mostrar serviço e tendo oportunidade em campo, o Lyon já começava o jogo de maneira fulminante. Nos primeiros dois minutos já havia criado duas chances bem claras de gol. Primeiro com o lateral De Sciglio e depois com Rayan Cherki. A vontade de querer marcar um gol bem rápido também assustou o Ajaccio, que tinha muitas dificuldades de segurar os avanços velozes do ataque dos Gones.

O OL amassava e teve mais uma chance aos seis minutos de bola rolando. Jogada com De Sciglio pela direita. Ele cruzou para Memphis Depay aparecer no primeiro pau. Só não concluiu porque recebeu falta e a arbitragem não marcou. Mas o mesmo Memphis teria uma oportunidade melhor quatro minutos depois. Caqueret recuperou bola no meio, Bruno Guimarães já pegou e acionou Slimani. O argelino achou Memphis Depay com um toque de primeira. Ele só empurrou para as redes: 1 a 0!


Pouco tempo depois, brilharia a estrela do bom goleiro Benjamin Leroy, do Ajaccio. Ele fez uma defesa incrível em um chute de fora da área de Slimani, que por pouco não balançou as redes pela segunda vez. Redes que por sinal foi balançada de novo aos 13’, mas em gol bem anulado de Cornet. Mas não teve como impedir o segundo gol aos 22’. Bruno Guimarães apareceu de novo abrindo o jogo com De Sciglio pela direita. O italiano cruzou e Slimani apareceu fechando no primeiro pau para fazer seu primeiro gol pelo OL: 2 a 0!

E teve mais! O terceiro apareceu muito rapidamente após o segundo. Apenas com dois minutos de distância. O time do Ajaccio, com linhas muito avançadas, nada pode fazer quando Bruno Guimarães recebeu no centro do gramado, girou e com um passe formidável cortou toda a defesa e achou Cornet se infiltrando pelo meio. Dessa vez o marfinense estava em condições legais e não teve qualquer trabalho de receber e finalizar com capricho: 3 a 0!


O primeiro tempo era um baile de bola. O Lyon sequer teve trabalho defensivo. Memphis Depay quase fez um golaço aos 28’, tentando colocar com capricho no ângulo. A bola saiu por cima sutilmente. Aos 33’, Slimani quase fez mais um, quando apareceu sozinho de cabeça e fez brilhar de novo a estrela do goleiro Leroy. Aos 38’, mais um gol. Dessa vez, sem participação de Bruno Guimarães. A jogada foi quase toda de Cherki. Ele quem recebeu no meio, carregou, teve tempo de achar Slimani na esquerda que devolveu pro jovem atacante já dentro da área com espaço para fazer 4 a 0!

Ainda na primeira etapa, com a larga vantagem construída e praticamente sem sofrer nada durante o jogo, o OL já pisava no freio ali mesmo. Faltando cinco minutos ou mais para o intervalo, o ataque já andava em campo, não fazia tanto esforço assim e deixava a bola correr. O Ajaccio teve uma única chance com o volante Marchetti, que fez boa jogada individual em cima da zaga, mas bateu fraco em direção ao gol de Lopes.


Para a segunda etapa, o técnico do Ajaccio, Olivier Pantaloni, já entrou com três mudanças logo de cara. Saíram Sainati, Laci e N'Diaye para as entradas de Youssouf, Barreto e Bayala. Enquanto isso, Rudi Garcia trocava somente uma vez, com Aouar no lugar de Memphis Depay. E foi o Ajaccio quem assustou no retorno. Bola alçada na área em cobrança de falta de Barreto. Courtet teve duas tentativas de finalização e Lopes conseguiu aliviar bem o perigo.

A resposta do Lyon veio com Aouar, depois de uma incrível jogada individual em contra-ataque. Ele podia fazer o passe, mas preferiu o drible e foi derrubado na entrada da área. Na cobrança de falta, optou por cobrar por debaixo da barreira e quase marcou um belo gol. A bola foi desviada em escanteio. O Ajaccio mexia mais uma vez com Nouri no lugar de Lecoeuche, enquanto Rudi Garcia colocava Dubois e Marcelo para saídas de Bruno Guimarães e Diomandé.


Mais tarde, era Toko Ekambi quem entrava para saída de Cornet. O Lyon definitivamente já não era o mesmo da primeira etapa. E nem precisava ser, por motivos óbvios. O placar já estava construído ali e nada justificava continuar pressionando, cansando seus jogadores. Bastava fazer a bola girar e continuar colocando o Ajaccio na roda, sem precisar passar por qualquer susto.

Quando tudo parecia calmo, o Lyon conseguiu incomodar mais uma vez e marca mais gol. Aouar recebeu bola na ponta esquerda e foi pra cima do marcador até entrar dentro da área. O bote errado de Youssouf acabou obstruindo a passagem do meia do OL e derrubou o jogador sem intenção, mas com pênalti. O mesmo Aouar foi pra bola e deslocou o goleiro Leroy que nem caiu para tentar defender: 5 a 0!


As duas mexidas finais de cada time foram com El Idrissy no lugar de Courtet no Ajaccio e Paquetá substituindo De Sciglio no OL. Infelizmente, Rudi Garcia, mesmo em condições totalmente favoráveis, optou por não dar mais minutos para jovens como Florent da Silva e Yaya Soumaré, que estavam no banco e fazem parte do time de transição. Era um excelente momento para terem mais tempo e ganharem confiança, além, claro de mostrar o que sabem fazer.

Já no apagar das luzes, literalmente no último lance, Bayala arriscou um chute da entrada da área que foi cortado por Benlamri. Mas houve o toque de mão e a arbitragem não titubeou em marcar imediatamente. Na cobrança, Nouri converteu sem problemas, marcando o único gol da equipe da Ilha da Córsega na partida. Logo após a marcação, o juiz sequer deu tempo da bola ser tocada após a saída e apitou o fim de jogo.


O Lyon agora volta suas atenções ao Campeonato Francês onde está em segundo lugar na tabela, brigando ponto a ponto pela liderança com o líder Lille e o terceiro PSG. O jogo será no próximo sábado (13), às 17h do horário de Brasília. O adversário será o Montpellier em partida também no Groupama Stadium, válida pela 25ª rodada da competição. Até lá!

FOTOS: ol.fr
CAMPINHOS: Eurosport



OS MELHORES MOMENTOS:
(se o vídeo acima não rodar. CLIQUE AQUI)

Quer mais informações sobre o Lyon via BrasiLyonnais? Clique nos botões abaixo e siga-nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário