sábado, 8 de maio de 2021

Com três gols de brasileiros, Lyon vence o Lorient e segue firme na briga na parte de cima da tabela

Filipe Frossard Papini
Twitter: @FilipeDidi / Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais


O primeiro tempo terminou sem gols e os cinco gols acabaram saindo na etapa final em partida que o OL estava todo remendado e sem vários nomes importantes




O Lyon teve uma dura missão na rodada passada e, com muita força de vontade e aplicação em campo, conseguiu vencer o Monaco, quebrar uma longa sequência de vitórias do time do Principado e ainda conquistar uma vitória contra um adversário direito. Hoje, os trabalhos, em tese, seriam mais calmos. Afinal de contas, o Lorient entrava em campo apenas como o 17º colocado e lutando contra o rebaixamento. Por outro lado, jogando em casa, o OL tinha que vencer a todo custo para manter a chama acessa da briga pela vaga na Liga dos Campeões e ainda torcer contra o mesmo Monaco que foi abatido no domingo passado.

Em campo, Rudi Garcia teve que se desdobrar para colocar em campo o que tinha de melhor. Sem Bard, Marcelo, Benlamri, Denayer, Caqueret e Memphis Depay, a maioria deles com suspensão, havia um problema enorme no setor defensivo. De Sciligo, que entrou como zagueiro, conseguiu um efeito suspensivo um dia antes, porque também recebeu vermelho na partida anterior. No banco, os jovens Özkaçar e Lukeba, que praticamente nunca jogaram como profissionais. Sem Memphis, Aouar voltou ao time principal e assim ficou:


Pelo lado do Lorient, sem muitas surpresas em relação ao time que Christophe Pélissier colocaria em campo. Ele não surpreendeu e mandou pro jogo exatamente o time que aparecia nas prévias dos principais jornais franceses. Armado com uma linha de cinco defensores, o Lorient tinha ali o ex-Lyonnais Jérémy Morel, mas também tinha problemas para a zaga, mas a maioria reservas. Não foram pra Lyon Fontaine, Saunier, Laporte, Ilori, Delaplace, Boisgard e Marveaux. Mas a dupla infernal formada por Moffi e Wissa era a principal arma e eles estavam confirmados. Veja: 


Talvez por causa do horário e o sol quente no gramado, o jogo começou bem lento no Groupama Stadium. Nos primeiros minutos, era o Lyon quem ditava o jogo e chegou a incomodar duas vezes com Cherki. A primeira delas no minuto inicial de jogo em cabeçada sem direção. Depois, em jogada individual ele acabou acertando a zaga que fez bem a parede e impedindo o chute ao gol.

Aos 14’ foi a vez de Toko Ekambi ter uma oportunidade para abrir o placar. Mas ele se embananou todo depois de uma boa jogada individual, com corte pra dentro. Falhou na hora do chute e acabou caindo e realizando uma finalização torta. O Lorient respondia cinco minutos depois em sua primeira chegada, ainda sem perigo. Foi um chute de fora da área de Le Fée, fácil para Lopes.


Outra boa chegada do Lyon aconteceu aos 21’ em mais uma jogada interessante de Cherki pelo lado esquerdo. Ele conseguiu achar Aouar, que finalizou bem, levando muito perigo ao gol de Nardi, em chute que saiu pela esquerda. Logo na sequência, a melhor chance do jogo foi criada em contra-ataque do Lorient. Moffi venceu De Sciglio no alto e achou Wissa entrando em ótimas condições de finalizar. Na hora H, ele mandou muito longe e muito alto, desperdiçando uma chance de ouro.

As boas chances criadas e perdidas na primeira parte começaram a cobrar seu preço no decorrer do primeiro tempo. Sem a intensidade de outros jogos, o OL começava a ter muitas dificuldades para quebrar a linha de cinco defensores criada pelos Merlus. Quem fazia essa função de “quebrar linhas” era Memphis Depay e, portanto, a ausência dele era bastante sentida na partida de hoje, diante de um time limitado.


O empate, por exemplo, diante de um Lyon fora de casa, já era mais do que suficiente para Lorient. Em sua luta contra o rebaixamento qualquer pontinho diante de um time que briga pela parte de cima poderia ser considerado uma vitória. Por isso, o time se recuou totalmente e não fazia muita questão de atacar. Ainda tinha o fator cera, travando um pouco o jogo e minando a paciência do OL com a bola.

Quase perto do intervalo, o Lyon teve sua melhor chance no jogo, disparadamente. Foi através de uma saída de bola errada da defesa do Lorient. Bruno Guimarães fez o corte e sobrou para Kadewere frente a frente com Nardi. Ele tentou duas vezes e o goleiro evitou ambas. No rebote, ainda sobrou de novo para o volante brasileiro, que acabou tendo seu chute cortado pela defesa. Foram três finalizações claras de gol no mesmo lance. Quase inacreditável.




Para a etapa final, o Lyon voltou com uma mexida. O Kadewere, que havia perdido duas chances incríveis, deixou o campo e deu lugar a Sliamani. E a postura voltou diferente também. O OL avançou seus blocos e espremia mais o Lorient em seu campo defesa. Logo no comecinho desse segundo tempo, Aouar teve uma ótima oportunidade de chute cruzado que raspou a trave de Nardi. Era um sinal que de o time iria buscar o gol.

E ele apareceu logo aos 8’ da etapa complementar. Tudo começou através de um bom passe de Cherki para Aouar dentro da área. O meia do Lyon dominou já dando um chapéu no zagueiro e colocando com categoria no cantinho do gol. Uma obra prima. Um verdadeiro golaço com muito talento. E o placar aberto iria ajudar também o OL a recuperar sua confiança no jogo: 1 a 0!




Obviamente, a derrota não interessava aos Merlus. Por isso, o time acabou se abrindo mais no jogo. E isso dava espaços para o Lyon explorar mais o ataque. Logo depois do gol, brilhou de novo a estrela do goleiro Nardi no mesmo lance. Foi um chute de fora da área de Bruno Guimarães que ele defendeu muito bem no canto. O rebote ficou com Cornet, que bateu de perna direita para mais uma intervenção de Nardi. Logo depois disso, o OL mexia de novo, com Thiago Mendes no lugar de Aouar, autor do gol. 

Querendo o resultado, Pélissier mexeu, tirando o lateral Hergault para colocar Laurienté. Tirou sua linha de cinco na defesa e o Lyon respondeu na hora. Cobrança esperta de lateral de Cornet, que achou Toko Ekambi na esquerda. O camaronês foi até o fundo, prendeu e finalizou. No rebote, apareceu Paquetá no segundo pau para só completar de cabeça e marcar o segundo do Lyon no jogo: 2 a 0!


Não demorou muito para sair o terceiro gol, inclusive. Bruno Guimarães iria entrar com ótima chance na área e foi derrubado por Lemoine. Pênalti marcado e o mesmo Bruno foi pra bola. Na primeira tentativa, ele bateu mal e Nardi defendeu. O árbitro mandou voltar pelo adiantamento do goleiro. Na segunda chance, o brasileiro não perdoou e marcou o terceiro! 3 a 0. E depois tripla mexida no Lorient com Hamel, Grbic e Monconduit para as saídas de Moffi, Wissa e o amarelado Lemoine.

Antes do Lorient queimar sua última mexida com Diarra no lugar de Le Fée, a estrela de Bruno Guimarães brilharia de novo. Ele tabelou com Slimani, que devolveu de letra e deixou ele na cara do gol. Não teve trabalho para concluir o 4 a 0, com o segundo dele no jogo! O Lorient ainda descontou com Monconduit, em chutaço de fora da área que acertou o ângulo de Lopes, finalizando o jogo em 4 a 1. No finzinho, o Lyon promoveu a estreia de Keïta, do time B, que entrou no lugar de Paquetá. Também entraram Gusto e Soumaré paras as saídas de Dubois e Toko Ekambi.


Agora o OL já arruma suas malas e se prepara para o seu penúltimo compromisso nessa temporada, já em reta final da Ligue 1. Vai viajar até Nîmes para encarar o time da cidade nessa 37ª rodada. O jogo será em meio a todos os outros, provavelmente tudo na mesma hora. Previsão para às 15h do próximo domingo (16). Até lá!

FOTOS: Ligue1.fr | ol.fr
CAMPINHOS: Canal +


MELHORES MOMENTOS:
(se o vídeo acima não rodar. CLIQUE AQUI)

Quer mais informações sobre o Lyon via BrasiLyonnais? Clique nos botões abaixo e siga-nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário