domingo, 16 de maio de 2021

Lyon goleia e rebaixa o Nîmes em mais um show de Lucas Paquetá

Filipe Frossard Papini
Twitter: @FilipeDidi / Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais


O brasileiro foi responsável por dois gols e uma assistência na vitória por 5 a 2 que acaba deixando a decisão pela vaga na Liga dos Campeões para a rodada final




A reta final da Ligue 1 se apresenta com uma dose cavalar de emoção, não somente na parte debaixo, como também na disputa pelas cabeças. Antes da rodada iniciar, existiam quatro times brigando pelo título, com dois em ampla vantagem: Lille e PSG. Logo abaixo, uma briga de foice entre Monaco e Lyon, por vaga na Liga dos Campeões da temporada seguinte. E tudo isso com uma diferença mínima de pontos, onde qualquer escorregão dava margem para mudanças importantes nas colocações. Para os quatro, o mesmo lema: vencer ou vencer. Não existia segunda opção. E nessa penúltima rodada, o OL encarou o vice-lanterna Nîmes.

Para esse confronto, o Nîmes tinha alguns problemas importantes vindo de seu departamento médico. Ao todo, eram seis desfalques: o goleiro Lucas Dias, os laterais Paquiez e Miguel, os zagueiros Briançon e Martinez, além do meia Benrahou. Mesmo assim, o técnico Pascal Plancque decidiu manter o padrão da última partida e mandou pra campo um time bem similar, sem muitas adequações ao time do OL. Montado no 4-2-3-1, assim ficou os Crocodilos para o confronto de logo mais:


E se o papo era manter o padrão, o Lyon também não apareceu com muitas surpresas, levando em consideração que o elenco que foi a campo diante do Lorient na semana passada foi um time totalmente remendado por suspensões. Memphis Depay, Marcelo e Caqueret retornavam depois dos cartões e já como titulares. Bard, recuperado de COVID-19, no banco, que também tinha Slimani, recuperado de dores. De Sciglio (suspsenso), Slimani e Kadewere eram os desfalques de Rudi Garcia pra partida de hoje.


Em campo, uma campanha muito bacana da Ligue 1 contra a homofobia. Se via os dois times com o número da camisa em cores de arco-íris, além de uma iniciativa com mensagens antes da bola rolar. Mas assim que a bola rolou, o Lyon se complicou. Não deu nem mesmo para se sentir o clima de tensão a penúltima rodada e o Nîmes já abria o marcador. Isso foi aos cinco minutos de bola rolando.

Foi em uma jogada relativamente tranquila, no campo defesa do OL. O time foi tentar sair jogando. Dubois, na direita, sentiu-se apertado e voltou a bola em Marcelo. O brasileiro, ao tentar recuar para Lopes, acabou entregando nos pés do atacante Koné. Um verdadeiro presentão para o atacante que não teve qualquer dificuldade em só colocar para o gol vazio. Aberto o placar no Stade des Costieres: 1 a 0!


O Lyon não se abateu e rapidamente foi procurar o jogo para tentar reverter o placar. Isso mostrava que o jogo teria contornos de bastante intensidade naquele momento. E, sim, a movimentação deu resultado e o OL conseguiu o empate hiper cedo. Começou com um chute de Cornet de fora da área. A bola rebateu na zaga e sobrou para Paquetá, que com uma tranquilidade incrível, só colocou no cantinho: 1 a 1!

Depois do segundo gol do jogo, o Lyon começou a gostar bem mais do jogo. Parecia empolgado pelo gol feito enquanto o Nîmes parecia ter sentido o empate. Os Gones conseguiam chegara até com certa facilidade, mas faltava o chute. Aouar quase conseguiu em jogada individual que parou no goleiro Reynet. Depois foi Memphis Depay de fora da área, mais uma vez salvo pelo goleiro e com rebote desperdiçado por Toko Ekambi.


Aos 21’, o que parecia ser uma questão de tempo, aconteceu. O Lyon conseguiu a virada até com certa facilidade. E o gol poderia ser descrito exatamente assim: pareceu fácil. Foi uma jogada pela direita, com Dubois. Ele cruzou pra entrada da área e ali estava Memphis Depay, sem qualquer marcação. O holandês caminhou com a bola até chegar na área, cortou o defensor com facilidade e bateu no canto, também de forma fácil: 2 a 1!

Não demorou muito para que o placara fosse ampliado. O Lyon vinha como um foguete pra cima do Nîmes. Toko Ekambi, por exemplo, minutos depois do segundo gol, mandou um foguete no ângulo que Reynet mandou pra escanteio. E nesse corner, o Lyon fez mais um. Cobrança curta que Dubois bateu da entrada da área para o goleiro dar rebote. Paquetá pegou o rebote e finalizou relativamente fraco, mas fez o 3 a 1 sem problemas. Parecia jogo treino.


O primeiro tempo foi totalmente do Lyon e depois de marcar três gols, colocou o pé no freio e deixou a bola rolar. Já não tinha a mesma intensidade de antes e deixava o jogo acontecer, tentando ligar alguns contra-ataques frustrados, enquanto o Nîmes parecia abatido e sem quaisquer recursos para reagir no jogo. Lembrando que isso lhe causaria o rebaixamento direto para a Ligue 2.

Para o segundo tempo, eles voltaram com uma mexida. Alakouch no lugar de Burner, mas foi o Lyon quem mostrou atitude no jogo. Em saída errada de Fomba, ele perdeu a bola e o Lyon recuperou na intermediária. Dali Memphis Depay já foi acionado, abriu para Paquetá na direita. O brasileiro, de primeira, deu um passe cortando a área para Aouar aparecer só fechando na esquerda e empurrando para as redes: 4 a 2!


A reação do Nîmes apareceu minutos depois. O mesmo Fomba, que havia perdido a bola no 4º gol do OL, roubou a bola de Caqueret quando o francês tentava prender e segurar o jogo no campo de defesa do Lyon. Rapidamente ele acionou Koné. O centroavante nimois conseguiu se desvencilhar da marcação do Lyon e bateu no cantinho. Lopes não conseguiu chegar nela e o Nîmes marcava o seu segundo no jogo: 4 a 2!

Logo depois do gol, duas mexidas de Rudi Garcia. Entraram Cherki e Thiago Mendes para as saídas de Aouar e Bruno Guimarães. Pouco tempo depois, foi Slimani quem entrava e saia de campo Toko Ekambi. E duas outras mexidas também no Nîmes, com Fomba e Eliasson deixando o gramado para as entradas de Deaux e Chadli. Mas o jogo não parecia apresentar mais surpresas para o espectador. 


Impressionava inclusive a falta de vontade do Nîmes de pelo menos tentar alguma coisa diferente no jogo. Buscar alguma intensidade, mostrar vontade de buscar o resultado. Era uma derrota com um sentimento dolorido de rebaixamento e para os atletas em campo parecia somente mais uma derrota na temporada. Faltando dez minutos pro fim de jogo, saiu o autor dos dois gols para a entrada do jovem Doucouré. Uma movimentação já totalmente derrotada.

No finalzinho, mais uma troca de cada lado. Ahlinvi entrava no lugar de Ferhat no Nîmes enquanto Dubois dava espaço a Diomandé. Mas o Lyon fecharia o caixão do Nîmes com vela preta em jogada que começou com Thiago Mendes, passou por Cherki pela esquerda, que fez uma linda jogada, com pedalada e tudo mais. Cruzou na cabeça de Slimani que não teve dificuldade para empurrar para as redes: 5 a 2 e fim de papo!


Para a última rodada, o Lyon terá um encontro mais casca grossa. Vai jogar em casa e enfrentar o Nice, que já não briga por mais nada nessa temporada. Assim como foi essa 37ª rodada, a 38ª também será com todos os jogos no mesmo horário e também será no próximo domingo (23), às 16h do horário de Brasília. Até lá!

FOTOS:  ol.fr | Ligue1.fr
CAMPINHOS: Canal +


MELHORES MOMENTOS:
(se o vídeo acima não rodar. CLIQUE AQUI)

Quer mais informações sobre o Lyon via BrasiLyonnais? Clique nos botões abaixo e siga-nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário