domingo, 23 de maio de 2021

Lyon sofre a virada e deixa a vaga na Liga dos Campeões escapar de forma vexaminosa

Filipe Frossard Papini
Twitter: @FilipeDidi / Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais


O time chegou a abrir 2 a 1 e foi assim para o intervalo. Mas rapidamente o Nice virou e colocou tudo a perder. No outro jogo, o Monaco ajudou e não venceu, estampando o fracasso do OL no último dia da Ligue 1 2020/21



O Lyon entrava em campo neste domingo para o seu jogo de despedida da temporada. O calendário do ano 2020/21 se encerrava, mas tinha uma missão pela frente: tentar arrancar o terceiro lugar do Monaco e buscar uma vaga para a próxima edição da Liga dos Campeões. A missão não era nada fácil. O OL precisaria no mínimo empatar e torcer para o Monaco perder. Se o ASM empatasse, o Lyon teria que vencer. Mas dependia exclusivamente do time do Principado, que não podia vencer nessa última rodada. No caminho do Monaco, o Lens, fora de casa e brigando por vaga na Liga Europa. Como adversário, o OL jogava em casa diante do Nice, que já não disputava mais nada naquela ocasião.

Em campo, Rudi Garcia, que provavelmente fará seu último jogo no comando do clube, mandou um time sem surpresas e uma escalação com uma formação que já vinha sendo recorrente de certa forma. Os únicos pontos a serem notados foi a opção de escalar a dupla Bruno Guimarães e Caqueret, deixando Thiago Mendes no banco. Além de colocar Aouar aberto pela esquerda na linha de três do 4-2-3-1, como aconteceu no último domingo e que funcionou. Como desfalques, ele não tinha os reservas Benlamri e Florian da Silva, além de Tino Kadewere. Assim ficou:


O time do Nice entrava em campo todo remendado. O técnico Adrian Ursea precisou recorrer ao time B para buscar dois talentos que começavam no banco: o volante Wade e o meia-atacante Sellouki. Como desfalques, ele tinha o lateral N'Soki, o zagueiro Dante, o volante Trouillet, o meia Claude-Maurice, além de Reine-Adélaïde (emprestado pelo Lyon) e Maolida (ex-joia da base do OL). A boa notícia era o retorno de Lees Melou, retornando de suspensão e que já voltava como titular. E por falar em ex-Lyon, Amine Gouiri, uma das estrelas do Nice, é também ex-cria da casa dos Gones. Veja como ficou escalado:


O Lyon começava o jogo claramente querendo o resultado. E isso era claro com a sua disposição tática muito adiantada. Parecia querer fazer logo o gol e cumprir seu dever de casa. Memphis Depay teve uma primeira chance bem no comecinho. Saiu frente a frente a frente com o goleiro e acabou desperdiçando, com uma finalização muito forte, mas que subiu bastante e acabou indo pra fora. Isso poderia significar nervosismo?

Não era o que parecia. Não demorou muito para o OL conseguir abrir o placar. Aos 14’ de jogo, Memphis Depay cobrou escanteio curto para Aouar. O francês deixou pra ele de volta de calcanhar e o holandês bateu pra área. Toko Ekambi apareceu como um legítimo centroavante e se antecipou não somente ao marcador como também ao goleiro Benítez. Cabeceou pra trás e marcou no primeiro pau: 1 a 0!


Apenas quatro minutos depois de marcar o gol, o Lyon tinha a possibilidade de dobrar o placar. Aouar foi derrubado na área, mas nem o juiz e nem o VAR viram o sanduíche que fizeram no jogador do OL. Mas o Nice não estava morto no jogo e criou duas jogadas seguidas com perigo, acionando principalmente Rony Lopes. Mas seu xará do Lyon, Anthony Lopes, foi bem nas duas tentativas.

Aos 28’ de jogo, o Nice conseguiu balançar as redes. Em jogada muito rápida de troca de passes, Lees Melou cruzou rasteiro para a área e Dolberg apareceu como uma flecha para completar pro gol. Inicialmente, o bandeira apontou impedimento e o gol foi invalidado. Mas imediatamente o VAR chamou Benoît Millot no áudio e depois de quase três minutos de conversa, o gol foi validado e o placar igualado: 1 a 1!


Empate não era uma opção para o Lyon, a não ser que o Monaco perdesse pro Lens. Mas isso não poderia ser uma escora e o time se lançou pra frente de novo. Em cobrança de falta aos 32’, Dubois colocou na cabeça de Marcelo, que acertou o cantinho de Benítez, que salvou aquele que seria o segundo do OL. Mas os Gones continuavam pressionando e trabalhando no terceiro terço do campo. A cada minuto uma chance era criada.

O Lyon realmente parecia determinado a vencer esse jogo, apesar das ações do Nice no ataque. Aos 40’, Anto Lopes precisou evitar o perigo de novo, em lance de Gouiri para Dolberg, com falha de Marcelo. E a resposta do OL apareceu em seguida, com lindíssima jogada de Memphis Depay pela esquerda, tirando Atal com classe e fazendo a assistência para Toko Ekambi completar de cabeça pela segunda vez no jogo, agora no segundo pau: 2 a 1! Antes do intervalo, o OL ainda teve um terceiro gol, que seria de Aouar, bem anulado pela arbitragem.


Para a segunda etapa, o Lyon tomou um revés logo de cara. Em cobrança de escanteio, a bola foi rebatida pela defesa e sobrou para o lateral Kamara, da entrada da área. Ele decidiu arriscar dali mesmo e mandou um foguete. Anthony Lopes não conseguiu defender dessa vez e o potente chute acabou entrando no ângulo. E o cronometro não contabilizava nem mesmo cinco minutos da etapa final: 2-2!

Não deu nem tempo de reagir e o Nice já apareceu de novo, sete minutos depois de empatar. Tudo começou com uma falta de Marcelo em Gouiri. O mesmo Gouiri cobrou, com muito efeito em bola cruzada na área. Por lá apareceu Saliba, atrás de Denayer, que não conseguiu alcançar a bola. O zagueiro completou de cabeça e virou. Um pesadelo para o OL que tinha ido pro vestiário com o objetivo nos braços e em 12 minutos colocou tudo a perder! 3 a 2!


Depois dos gols, o Lyon apareceu com uma mexida, tirando Bruno Guimarães para a entrada de Slimani. Pouco depois, mais duas mexidas, com Cherki e Thiago Mendes nos lugares de Aouar e Caqueret. Naquela altura do jogo, perto dos 25’ do segundo tempo, já começava a bater um desespero em campo, já que o Monaco seguia empatando com o Lens e o Lyon só precisava vencer. Mas para isso, ainda faltavam dois gols.

Enquanto o Lyon depois colocava De Sciglio para a saída de Dubois, se lançando no 3-5-2, o Nice só foi fazer sua primeira mexida com 32’ da etapa final, colocando N’Doye no lugar de Rony Lopes, que até fez um bom comecinho de jogo e depois caiu. Mas, de fato, o que se via em campo no segundo tempo era um Lyon ferido e sem recursos nenhum para poder incomodar. Perdeu toda sua força sem o jogo mental necessário.


Um fato inusitado, inclusive, aconteceu perto dos 40’ de jogo. Enquanto o Lens fazia sua parte e segurava o Monaco, a torcida do Lyon apareceu nos arredores do Groupama Stadium, como uma última tentativa de empurrar o time e começou a tentar gritar os cânticos do clube e estourar foguetes para tentar chamar a atenção do elenco em campo. Mas nem isso adiantou e o jogo realmente terminou em derrota.

O Lyon só tinha o trabalho de vencer em casa um time que já não brigava por mais nada, que terminou a temporada no meio de tabela e vinha com um elenco todo remendado, com praticamente cinco titulares ausentes por lesões. Era simples: fazer o dever de casa. Conseguiu terminar assim no primeiro tempo, mas viu tudo ruir bem no comecinho da etapa final. Certamente, há muito trabalho pela frente.


Com o fim da temporada nesse domingo, o Lyon agora faz sua pausa, férias para os jogadores e deveremos ter trocas em vários setores do clube, desde saída de jogadores – algumas já confirmadas, como a de Memphis Depay – e até mesmo troca de técnicos. Tudo isso você ficará informado através do nosso Twiter, que mesmo com as férias do clube não para sua cobertura. Confira tudo em: twitter.com/BrasiLyonnais. Até lá!

FOTOS: Getty Images | ol.fr
CAMPINHOS: Canal +


MELHORES MOMENTOS:
(se o vídeo acima não rodar. CLIQUE AQUI)

Quer mais informações sobre o Lyon via BrasiLyonnais? Clique nos botões abaixo e siga-nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário