segunda-feira, 8 de junho de 2009

E o mercado anda agitado...

Filipe Frossard Papini



Devido à, ainda presente, crise mundial, na última janela de transferências europeias não houve uma demanda muito grande na procura de jogadores para agitar o mercado e, consequentemente, reforçar os clubes do velho continente. Os poderosos se excluíram desta maratona de compra e venda, e justamente por este motivo, as cifras envolvidas foram bem baixas.

No entanto, agora, no meio do ano, novamente abrindo as janelas para contratações, parece que há uma procura enérgica por jogadores e os burburinhos sobre jogadores não param de estampar os jornais pelo mundo afora.

E o Lyon parece ser um dos times que mais se desespera na busca de reforços. Após já citarmos alguns jogadores que estariam nos planos do Lyon, ainda apareceram mais no início desta semana.

O primeiro nome que surge, nesta nova lista de prováveis reforços, é de Mamadou Niang, um dos destaques do Olympique de Marseille.

Muito querido pelos torcedores do L'OM, o senegalês foi citado como um dos prováveis reforços para a próxima temporada do OL, o que foi desmentido pelo assessor de imprensa dos Phocéens: "Esse rumor só pode ser piada. Niang é para o Marseille, assim como Benzema é para o Lyon. Uma peça que pode ser vendida, em breve, por algumas de dezenas de milhões. Mas isso jamais seria feito para um dos nossos maiores rivais, nunca."

Segundo o jornal francês L'Équipe, outro destaque da Ligue1 que aparece na nova lista, é o de André-Pierre Gignac. De longe, o melhor jogador do Toulouse e artilheiro da última edição do campeonato francês. Diferentemente do Marseille, o TFC não recebeu a notícia com espanto: "Se a proposta for boa, amanhã mesmo sentaremos para conversar sobre a negociação", afirmou o presidente Jean-Pierre Olivier de Sardan.

O terceiro, e último nome das novas sondagens do Lyon, é o de Guillaume Hoarau. Exímio cabeçeador do PSG e outro que brigou pela artilharia da competição. Quem afirma o interesse do Lyon, sobre o jogador são os jornais francêses, L'Équipe e Aujourd'hui Sport.

Porém, o mercado consiste na compra e venda de jogadores. E o Lyon não faz diferente. Alguns entram e outros saem.

Recém promovido das categorias de base, Anthony Mounier tem seu contrato expirado agora, no meio do ano. O jovem atacante já alegou que não pretende continuar nos Gones. Mas alertou: "Quero sair do Lyon, mas para jogar em um time que me dê condições de ser titular. Não quero trocar o OL para amargar o banco de reservas novamente". Esta frase surgiu ontem, quando o jogador rejeitou a proposta do PSG para assinar um contrato. No entanto, o jogador ficou feliz com a procura: "Fico contente em saber que um clube como o PSG está me observando. Mas, devido a minha falta de experiência, não teria condições, ainda de ser titular no time de Paris".

Mounier se espelha no também ex-Lyon, Loïc Rémy, que saiu precocemente dos heptacampeões para jogar em um time intermediário da França. Recentemente recebeu a convocação para integrar a equipe principal da seleção nacional.

Outro que não enxerga mais chances no time, é o italiano Fábio Grosso. O lateral-esquerdo já desperta interesse de Ciro Ferrara, novo técnico Juventus. Muitas vezes substituído por Kim Källström e Gassama, o ainda lateral do OL provavelmente terá a concorrência de mais um jogador, Aly Cissokho, que está bem perto de firmar contrato com o Lyon.

Se Mounier e Grosso ainda estão presentes no plantel, quem já não integra mais o time é o zagueiro Sandy Paillot. Depois de ficar emprestado durante uma temporada pelo Grenoble, o jogador assinou hoje, o contrato permanente com o GF38, de acordo com o jornal L'Équipe.



Um comentário:

  1. Tomara que a maioria venha jogar no OL para melhorar mais ainda o nível da Ligue 1.

    ResponderExcluir