sábado, 29 de agosto de 2009

Após jogo alucinante, Lyon dorme na liderança

Filipe Frossard Papini

Mais uma vez brilha as estrelas de Lisandro, Gomis e Michel Bastos. Um belo jogo que marcou a quarta rodada hoje, no Stade Gerland

FOTO: L'Equipe.fr

Após grandiosa classificação na Champions League, jogando contra o Anderlecht no meio da semana, e de conhecer o seu novo grupo na competição, o Lyon agora se concentra novamente na Ligue1. Na noite de hoje, no estádio de Gerland, o adversário era o Nancy, time que antes da rodada encontrava-se na quinta colocação.

Os Gones já demonstram um padrão de jogo. O técnico Claude Puel, ainda com alguns desfalques não encontrou grandes obstáculos para escalar o time na partida de hoje. Källström jogando mais recuado, fazendo dupla com Toulalan na parte defensiva do meio campo. Pjanic caindo pela esquerda, e surgindo como um elemento surpresa no centro. Michel Bastos e Lisandro nas alas, porém sempre trocando de lado para confundir a marcação adversária. Na frente, Bafé Gomis fica sendo o responsável por empurrar a bola para o gol. Veja o esquema abaixo:


O Nancy, por mais que tenha um time sem grandes estrelas, possuí uma equipe coesa e bem entrosada. Falta apenas um destaque individual, mas com certeza é um time que dá trabalho para os adversários, principalmente quando joga fora de casa. O treinador Pablo Correa cria uma boa formação recuada e com bons meias de ligação. Veja a formação dos Chardons na partida de hoje:


No começo do encontro notava-se um jogo bastante truncado no meio campo, devido à grande concentração de jogadores de ambos os times no setor. Foi por este motivo que grande parte da etapa ficou no 0 a 0.

As chances foram praticamente iguais, tanto para o OL, quanto para o ASNL. Porém, o OL foi mais feliz em suas subidas. Explorava a velocidade, dominava a situação do jogo e demonstrava mais perigo, e foi por isso conseguiu abrir o placar ainda na etapa inicial.

O gol surgiu dos pés de Bafétimbi Gomis, aos 37’, após boa troca de passes entre Lisandro e Pjanic. O Sérvio encontrou o Guineense (naturalizado francês) na entrada da área, que só teve o trabalho de colocar com categoria no canto esquerdo de Bracigliano.

FOTO: FranceFootball.fr

Já na etapa final, o Lyon continuava se mantendo firme no estilo de jogo. Sem alterações no intervalo a ideia era manter o padrão. E foi desta forma, que aos 7’ o OL conseguiu aumentar o placar. Lisandro Lopez, o artilheiro argentino marcou o seu. A jogada começou com uma roubada de bola de Toulalan que tocou rápido para o sueco Källström, o habilidoso volante achou Gomis no centro, que ligeiramente descobriu Lisandro na ponta esquerda, que tocou sutilmente na saída do goleiro. Lyon 2 a 0.

Da mesma forma que os donos da casa soube explorar a velocidade, o Nancy também usou da mesma arma. Conseguiram chegar ao gol, cinco minutos após o segundo do Lyonnais. A jogada começou no meio campo, Alo’o Efoulou roubou a bola de Kallstrom, avançou com extrema agilidade e cruzou na área. Depois de um bate-rebate, a bola sobrou para Hadji sozinho na área. O Marroquino cabeceou livre, na frente do gol.

FOTO: Sports.fr

A partir de então, o jogo que já era bom de acompanhar, ficou melhor ainda. O ASNL se animou e conseguiu armar boas jogadas. Primeiro com Marange, que chutou com potência no ângulo, Lloris conseguiu alcançar, a bola ainda explodiu no travessão e foi para escanteio. Pouco tempo depois, o Nancy voltou a assustar, dessa vez com Alo’o Efoulou, cara-a-cara com o goleiro francês, o atacante dos Chardons parou na barreira dos Gones. Uma defesa espetacular.

Pressionando de forma veemente, o Nancy parecia disposto a conquistar o empate fora de casa. Por isso, Claude Puel decidiu sacar o meia Pjanic, e colocou Makoun. A intenção era segurar as subidas de Marange, que atrapalhava do lado esquerdo.

Logo após a entrada do camaronês, aos 68’, o próprio Makoun tocou no meio de campo para Michel Bastos. O brasileiro, sem titubear arriscou dali mesmo e marcou um gol esplendoroso. Arrancou um baita sorriso de Aulas, que estava na arquibancada. Simplesmente lembrou os chutes mágicos de Juninho. Agora o Lyon novamente abria uma vantagem de dois gols sobre o adversário. 3 a 1.

FOTO: OLweb.fr

Depois do gol, Puel tirou Bafé Gomis, que jogou uma bela partida, e colocou o argentino Delgado, que pouco tempo depois perdeu um gol praticamente na frente do goleiro Bracigliano.

Faltando cinco minutos para o fim da partida, o Nancy ainda incomodou mais uma vez. Denovo o meio-campo Hadji. Assim como Bastos, ele arriscou de longe e acertou novamente o travessão de Lloris.

No fim do jogo, faltando apenas um minuto, enfim Lisandro deixou o gramado, exausto e aplaudido pela torcida. Quem entrou em seu lugar foi o jovem Ishak Belfodil, que se assemelha fisicamente bastante com o ex-ídolo lyonês, Karim Benzema. Mas como aconteceu nos últimos jogos, não deu tempo dele mostrar o seu futebol, e assim se encerrou a partida. Uma brilhante vitória do Lyon e um jogo muito belo de se assistir. Típica partida que cala os críticos do francesão.

Próximo encontro: Dia 12/09 – Ligue1, em casa o Lyon enfrentará o Lorient, às 14h.


Nenhum comentário:

Postar um comentário